Nokia N9: o primeiro (e último?) aparelho com MeeGo
Início » SMARTPHONES » 3G » Nokia N9: o primeiro (e último?) aparelho com MeeGo

Nokia N9: o primeiro (e último?) aparelho com MeeGo

RESUMO

O Nokia N9 finalmente deu as caras (num evento em Cingapura), cumprindo a promessa do sr. Stephen Elop de lançar um aparelho “disruptivo” ainda em 2011 com o sistema operacional MeeGo.

O Nokia N9 finalmente deu as caras (num evento em Cingapura), cumprindo a promessa do sr. Stephen Elop de lançar um aparelho “disruptivo” ainda em 2011 com o sistema operacional MeeGo, desenvolvido em parceria com a Intel e do qual os finlandeses já pularam fora.

Não tem nada de Intel aqui, apesar das configurações serem incríveis, e a interface também.

O N9 surge como tardio sucessor do N900, nosso ex-aparelho favorito e o primeiro com Maemo (o antecessor do MeeGo). Não existem botões físicos na frente do aparelho (como no N900) e : todos os movimentos são por toque na tela, arrastando de um lado para o outro (que a Nokia chamou de “swipe“).

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=gfE3B6L-Otw&version=3&hl=en_US&rel=0]

A interface é obra da equipe de Marko Ahtisaari, chefe de design da Nokia (vale lembrar que ele vem da área de software, sendo “comprado” pela Nokia junto com a rede social de viagens Dopplr em 2009). Ele conta aqui o processo de criação do N9:

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=LxUymqLGG-M&version=3&hl=en_US&rel=0]

No lado curioso da história, se você visitar o swipe.nokia.com o termo MeeGo (ou “sistema operacional”) não existe (nem no comunicado oficial de imprensa), só em um PDF escondido.

Uma demo mais aprofundada da interface:

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=BSZssHGR-Qg]

A pequena oferta de apps com os suspeitos de sempre (Facebook, Skype, Vimeo, Twitter, Foursquare, AP Mobile, AccuWeather, Wi-Fi Hotspot e Angry Birds Magic), que fazem o básico em redes sociais e games, além de acesso à OVI/Nokia Store.

Notou o “Magic” no Angry Birds? Sim, o N9 tem NFC, recurso demonstrado pela Nokia na CES de 2007 (cheguei a ver uma demo com a Visa) e nunca aproveitado direito pelos finlandeses. Agora que NFC começa a decolar, pelo menos nos EUA, um aparelho Nokia comercial topo de linha recebe o recurso.

Nos demais recursos, armazenamento em duas opções (16 GB ou 64 GB), 1 GB de RAM, processador Cortex A8 de 1 GHz, som Dolby Estéreo, câmera de 8 megapixels com uma lente Carl Zeiss grande angular, tela AMOLED de 3,9 polegadas. Note que essa tela não é plana e sim levemente convexa e protegida por uma camada de vidro Gorilla Glass da Corning.

Agora é ver como a Nokia vai vender isso pro mercado e operadoras. O N9 traz a excelência do pessoal de Espoo em hardware e software (e lembre que é um smartphone fora da curva, com o melhor que eles podem oferecer/inovar/viajar na maionese). A Nokia, ao não citar o MeeGo, dá um passo a mais para (re)consolidar sua marca como única. Como o mercado e o consumidor vão reagir a isso é outra história. E se vai existir um sucessor para o N9, só mesmo o tempo para dizer.

Previsão de lançamento: “final do ano” (nada pro Brasil ainda), sem preço definido ainda. Pergunta do milhão: eu quero um? Sem dúvida.

Em tempo:

além do N9, veio ao mundo o N950, aparelho com MeeGo voltado apenas para desenvolvedores e que não será vendido.

Se você for um grande desenvolvedor pode requisitar um kit de desenvolvimento diretamente da Nokia. Os menores poderão se candidatar a um “emprestado” via Meego Device Program mas nesse caso corra porque apenas 250 unidades foram liberadas.

///

Especificações Técnicas do N9:

  • OS: MeeGo 1.2 Harmattan
  • Processador: ARM Cortex-A8 OMAP3630 1 Ghz, PowerVR SGX530.
  • Rede: Pentaband WCDMA 850, 900, 1900, 1700, 2100, Quad band GSM/EDGE 850, 900, 1800, 1900.
  • Velocidade da Rede: HSDPA Cat10: 14.4Mbps, HSUPA: Cat6 5.76Mbps.
  • Display: 3,9 polegadas WVGA (854×480) AMOLED display com curved Gorilla glass , filtro polarizador anti-reflexo.
  • Memoria: 1.024 MB de RAM + 16 GB ou 64 GB de armazenamento.
  • Câmera: 8MP com lente Carl Zeiss auto-foco, lente grande angular, 2x LED flash, vídeo MPEG-4 SP 720p @ 30fps, câmera secundária para videochamadas
  • Tamanho / Peso: 116.45 mm x 61.2 mm x 7.6–12.1 mm (L x W x T) / 76 cm3 / 135 g
  • Conectividade: BT 2.1, GPS, A-GPS, WLAN 802.11abgn, NFC, 3.5mm AV,  micro USB, carregamento USB
  • Áudio: MP3 player, saída: 3.5mm, codecs: mp3, AAC, AAC+, eAAC+, WMA, FLAC.
  • Bateria: 1450 mAh

Galeria de fotos:

Escrito por
Henrique Martin
17 comentários
  • A Nokia é muito burra (acredito que agora grande parte por culpa do Elop). Se o sistema estava perto de ser lançado, por que descartá-lo antes de seu lançamento??

    Sem dúvida o Meego é um grande sistema, mas se ele já nasceu com o destino de morrer jovem, quantas pessoas podem querer comprar um aparelho com ele? É certo que muitos entusiastas irão comprá-lo, e até mesmo pessoas que nem sabem o que é Meego irão comprá-lo se usarem o aparelho e gostarem, mas as vendas seriam bem maiores (ou nem tão maiores assim) se o sistema já não estivesse fadado a morrer na Nokia. Acho isso um Fail muito grande da Nokia.

    Eles nunca deveriam dizer que não pretendem continuar com o Meego, deveriam ter dito que o sistema ficaria para aparelhos voltados a entusiastas, que seriam lançados outros aparelhos com Meego, e se o N9 não desse certo, ai sim dispensasse o Meego. Estão queimando um sistema com bom potencial de vendas.

  • È vendo isso que não consigo entender como a Nokia uma empresa como ela é vai se meter com mais um lixo da ms. Me expliquem por favor para que esse tal de windows phone, o que tem haver aquele símbolo malfadado da janela num telefone ainda mais de uma empresa Filandesa. Alguém por favor acabe com essa estultice antes que se coloque o ultimo prego no caixão da Nokia.

  • Henrique, como fica a questão dos aplicativos? Eles são compatíveis com alguma outra plataforma, tipo Symbian? Ou são mega limitados?

    • o desenvolvimento pra N9 é baseado no QT (que faria a ponte entre o Symbian e o Maemo/Meego). Se vc sabe QT (e já faz QT para Symbian), portar pro N9 não é algo dificil (nem pra aparelhos com Series 40, superbásicos).
      Se, por algum acaso, derem um jeito de levar o QT ao Windows Phone, aí o futuro pros desenvolvedores seria perfeito. Por enquanto, não é: http://www.engadget.com/2011/02/11/nokia-notifies

  • Que pena, a nokia erra mais uma vez, um celular incrível com sistema operacional tão ultrapassado….

  • Bom, já tem gente na rede dizendo que o Elop lançou o N9 desse jeito só para "provar" para o resto da empresa que esse produto é uma bomba, justificando assim sua decisão de se juntar com a Microsoft.

    Caso contrário, como é que um CEO de uma Big Player lider do mercado declara que ele vai lançar um produto revolucionário (ou como eles dizem disruptivo) já avisando que ele vai ser o último?

    Para quem curte teorias conspiratórias, taí alguma coisa para pensar nesse feriado prolongado.

    • kkkk… Tá na cara que Elop trabalha mais para a MS do para a Nokia. Os empregados da Nokia, principalmente os engenheiros, devem ficar constrangidos com isso.Esperar para ver.

  • Gente, a nokia acabou.
    Só isso: acabou.

    Os acionistas só estão deixando o presidente fazer o que está fazendo pois vão recuperar alguns tostões quando a Microsoft engoli-la de vez.

  • so um detalhe, essa metodologia de gestos, sem botoes fisicos, foi chupada do palm pre e seu webos (experiencia de quem possui um)

    E esse smart era pra ser o carro chefe da empresa no segmento top, high end, alta tecnologia, nerdgasmo, ou o nome que queiram dar… ao inves de abracar a microsoft.

    Nao que o windows phone seja ruim, mas me lembrou um tal de lebron james, que se uniu a outros astros pra tentar ganhar um campeonato da NBA e nao ganhou nada – quem eh bom se sobressai no mercado e ganha sozinho com sua qualidade propria, coisa que o maemo tinha.

    P.S.: existe uma versão mobile do zumo? e teria um link direto? meu smartphone symbian (que nem con sidero smart é só serve por causa da camera com xenon) precisa de algo mais leve pra acessar antes de travar, o opera mobile sofre…

  • […] brasileiro esperando meses pelo meu atual (e melhor de todos os tempos) despertador* N900, o novo Nokia N9 sai praticamente simultâneo com a Europa por aqui. Deve entrar em pré-venda em meados de agosto, […]