Nokia + Microsoft = Windows Phone fala português
Início » CULTURA DIGITAL » Microsoft » Nokia + Microsoft = Windows Phone fala português

Nokia + Microsoft = Windows Phone fala português

Com a parceria com a Microsoft anunciada na última semana, aumentaram as chances de o Brasil ter à venda aparelhos com Windows Phone localizados em português. Falei agora mesmo, num papo ultra rápido e concorrido, com Kai Oistamo, vice-presidente de desenvolvimento corporativo da Nokia. Como não temos nada de Windows Phone no Brasil, taí uma boa notícia.
“Somos muito locais, tanto com pessoas como lugares. A loja será localizada, e esse é um fator muito forte que trouxemos à tona na negociação, assim como a cobrança via operadoreas e o suporte local aos desenvolvedores”, disse Oistamo.
“Com a Microsoft, estamos tomando a frente. (o aparelho com Windows Phone) Será um produto Nokia, com a nossa marca e a nossa experiência. Lembre que somos a empresa global mais local do mundo”, disse.
Oistamo falou ainda que, mesmo com a transição, a Nokia continua a apoiar e evoluir o sistema operacional Symbian. E como evitar que os consumidores não comprem aparelhos com Symbian, se eles serão substituídos? “Será uma evolução bem equipada, e temos hoje grandes oportunidades com o Symbian que não vão afastar os consumidores”, afirmou.
Em relação ao mercado latino-americano, o vice-presidente da Nokia disse que a companhia mantém “contratos relevantes em relação ao Symbian com as operadoras”, o que deve manter o interesse no sistema.
Oistamo repetiu o discurso corporativo padrão que já sabemos: MeeGo é o sistema para experimentar com o futuro, vamos levar a internet para o próximo bilhão de pessoas, “Nokia é uma empresa interessante, já passou por muitas mudanças nos últimos 150 anos”, concluiu, 20 minutos depois de começar a responder às perguntas…
Escrito por
Henrique Martin
8 comentários
  • Interessante o buzz que está rolando com essa "fusão" MS e Nokia… Espera-se bastante do WP7+hardware Nokia, agora é esperar pra ver, estou bastante otimista e acredito que em breve teremos bons produtos no mercado 😀

    • Os mockups são bem maneiros mesmo com excessão daquele botão com o logo do windows. Além do mais acho que eles vão conseguir vender bem no USA, mas vai ser fundamental mesmo é melhorar a relação deles com as operadoras de lá, já que ninguem compra telefone sem contrato com operadora por lá.

  • Sempre fui cliente Nokia e pretendo voltar à ela se essa parceria com a microsoft realmente der certo. Mas quanto ao Symbian, se houvessem aparelhos bons mesmo atualmente eu nao estaria trocando hj meu 5800 por um motorola android. Espero que meu proximo seja algo como esses conceitos ae.

  • […] Além da Nokia, o Windows Phone 7 vai chegar ao Brasil pelas mãos da ZTE e (cruzem os dedos) da HTC. Durante o QPartner Forum Brazil 2011, que acontece hoje em São Paulo, os principais fabricantes (exceto Nokia, por razões óbvias) que usam plataforma Qualcomm em seus smartphones mostraram aparelhos e algumas novidades para o segundo semestre. Principais destaques na sequência: […]

  • […] Então, agora, a Microsoft ganha um forte aliado para ser cool também em smartphones, preparando o terreno para o Windows 8 (e eu nem falei de tablets aqui…). Em 2012 muita coisa vai mudar, e não me surpreenderei se Steve Ballmer, tradicional arroz de festa da CES, não chamar Elop pro palco e fazer um grande anúncio de um Lumia específico pro mercado americano já em 9 de janeiro. A conferir (e eu estarei lá na fila esperando mr. Ballmer) – vai que esse primeiro protótipo toma vida? […]