Nokia: mapas e navegação GPS de graça, para quase todos
Início » SMARTPHONES » 3G » Nokia: mapas e navegação GPS de graça, para quase todos

Nokia: mapas e navegação GPS de graça, para quase todos

RESUMO

Semana passada quando a Nokia avisou que faria uma conferência hoje para falar sobre Ovi acendeu aquela luz vermelha: Ovi? O rumor mais forte era uma nova Ovi Store, mas acabou se tornando em navegação por GPS de graça. Atualizado com mais infos da Nokia (17h30).

Semana passada quando a Nokia avisou que faria uma conferência hoje para falar sobre Ovi acendeu aquela luz vermelha: Ovi?

O rumor mais forte seria uma nova versão da Ovi Store, mas sabe quando a coisa não cola? Ontem à noite fiquei pensando que seria algo gratuito e, bem, no fim das contas, é: software de navegação por mapas de graça para (quase) todos com a nova versão do Ovi Mapas – ou uma pedra no sapato do Google Maps gratuito no Android 2.0?

Números citados pela Nokia: hoje o uso de GPS em celulares em todo o mundo estava em 27 milhões de pessoas no fim de 2009. Com sua iniciativa, a Nokia quer chegar a 50 milhões de usuários. E a modéstia de Anssi Vanjoki, vice-presidente executivo da Nokia no comunicado oficial? “”Quando adicionamos câmeras sem nenhum custo extra aos nossos telefones, rapidamente nos tornamos o maior fabricante de câmeras no mundo. Queremos fazer o mesmo com a navegação”, afirmou.

O novo Ovi Mapas traz navegação por carro ou a pé para 74 países e 46 idiomas (incluindo o português), com mapas detalhados de 180 países. Compare com o Google Maps do Motorola Droid, que é restrito aos EUA por enquanto, e realmente a Nokia ganha fôlego pra sair correndo à frente nesse mercado. Como bônus, dá para baixar (também de graça) os guias Michelin e Lonely Planet.

Tá, mas onde posso usar? Hoje, no Brasil, no 5800 Comes With Music e 6710 Navigator. Nas “próximas semanas”, N97. Até o fim de abril, novos celulares: 5230, N97 Mini, E72 e X6. O download para atualização do Ovi Mapas/Nokia Mapas está em nokia.com.br/mapas.

(mais tarde vou falar com os finlandeses sobre o tema e atualizo este post)

Updates pontuais depois de falar com a Nokia:

– Quem pagou pela licença do Mapas agora tem acesso à versão global do produto, não mais apenas da sua região. Não, eles não vão devolver o dinheiro.

– Compatibilidade com aparelhos antigos: por enquanto, só Symbian 5.0 (5800, X6, N97) e 3.2 (E72, que sai até o final de março). Um executivo finlandês (Pino Bonetti) disse “Estamos trabalhando para aumentar a lista de compatibilidade o máximo possível. Fique de olho”, mas outro (Jukka Hosio) completou: “Existem componentes técnicos necessários para rodar o Ovi Maps que não estão presentes nos Symbian mais antigos. Estamos vendo soluções alternativas”.

– Os aparelhos à venda não vão subir de preço por conta dos mapas gratuitos. Esperam aumento na procura por acessórios pra carro.

– Sobre a Navteq, que faz os mapas: diz Hosio que o anúncio não muda o modelo de negócios da Navteq, continuam a vender seu produto para diversas empresas, incluindo a Nokia. “Com este anúncio, a demanda por soluções de alta qualidade para navegação deve aumentar, não diminuir, já que mais usuários esperam ter acesso a ela”, afirmou. “Ainda existe espaço para soluções integradas de navegação no carro, e o PND ainda é a solução para alguns casos”. (A Nokia não vende mais seus PNDs no Brasil, por sinal).

– Novos aparelhos: serão 20 compatíveis até o final de abril em todo o mundo.

Escrito por
Henrique Martin
17 comentários
  • pode ser utilizado em qualquer symbian (tipo SE ou samsung)? ou exclusivo para nokias?

    e os mapas? são de que formato? Garmin, vetorizados, shapes, etc?

    • david, só nos nokia – meio óbvio isso 😉
      os mapas são os já usados no Nokia Maps e que vinham com uma licença de uso de 6 meses gratuita.

  • Lonely Planet de graça?!?!? Quais/quantos guias estão disponíveis?!?
    Não deve ter a integração espetacular que tem o mini-aplicativo da LP no iPhone, mas… de graça?

    considerando que dá pra achar o 6710 com nota por menos de 700 reais…

  • Considerei essa escolha da Nokia um tanto injusta. Se é para ser grátis que fosse para todos os aparelhos com GPS, incluindo o clássico N95.

  • A Nokia vai deixar muitas pessoas descontentes. Está deixando muitos aparelhos de fora. Deveria oferecer para todas as pessoas que quiserem, antes que venha outra empresa e queira ganhar esse mercado da Nokia.

  • "Quem pagou pela licença do Mapas agora tem acesso à versão global do produto, não mais apenas da sua região."

    Como assim? eu baixei mapas de vários lugares do mundo aqui no meu 5800 XM, idem pra voz de navegação. Você quer dizer que só vai funcionar enquanto eu estiver "na minha região" (Brasil?). Não faz sentido.

    • bem, foi isso que eles disseram. eu acabei de atualizar o software do meu 5800 e diz que eu tenho uma licença válida por… 7 dias (fuen fuen fuen…)

  • eu tinha esse nokia maps no n810.

    Depois que vi o preço da licença anual, eu desisti e instalei o maemo maps.

    Tenho o Garmin Mobile XT no palm Tx (e pretendo comprar para usar no Innov8). Vc paga apenas uma vez, e tem mapas gratis atualizado por usuarios (projeto tracksource)

    Qual a diferença entre eles? Vc salva o mapa no cartao e nao precisa de conexao alguma – diferente do Google Maps. Tente fazer uma viagem interestadual usando o gmaps… eh impossivel.

  • Isso de limitar os aparelhos em virtude de problemas técnicos NÃO EXISTE!!!!!! Bastaria apenas liberar as licensas para todos os aparelhos.
    PURA ENGANAÇÃO

  • E sempre assim, au inves de pensar "melhor alguns que nenhum" o povo chora "meu 2100 não tem mapa gratuito, sacanagem da nokia, sabota, sabota"

  • Galera do N95, n82 e outros tantos do symbian 3.2, ou similares. Não é necessário ficar descontente. Os mapas já estão disponíveis a muito tempo, de modo "torto". É só ir nas comunidades do orkut sobre nokia que verão isso.