Hands-on: Nokia Lumia 920
Início » REVIEWS » preview » Hands-on: Nokia Lumia 920

Hands-on: Nokia Lumia 920

Com lançamento previsto para algum momento no começo de 2013, o Nokia Lumia 920 é a mais nova tentativa da turma de Espoo (e também da Microsoft) em tornar o sistema operacional Windows Phone 8 relevante em um mundo dominado por iOS e Android (quer dizer, Apple e Samsung).

Nada de preço ainda: segundo Almir Narcizo, presidente da Nokia Brasil, os valores para o 920 e para o 820 serão “competitivos”, e que em 2013 veremos mais aparelhos da linha Lumia.

Mesmo antes do lançamento oficial por aqui, vale citar que hoje (22/11/12) o Lumia 920, topo de linha da Nokia, está esgotado em diversos países (incluindo Estados Unidos, Finlândia, Alemanha e até mesmo nos Emirados Árabes). Se pensar que a Nokia considera o mercado norte-americano altamente estratégico e só vai vender esse aparelho em uma operadora (AT&T), isso pode significar uma boa notícia.

>>>Leia também: Hands-on: Nokia Lumia 820

A Nokia “vende” o hardware do Lumia 920 como seu principal diferencial. Sim, as especificações técnicas são melhores que a geração anterior (Lumia 900/800): processador Qualcomm Snapdragon S4 dual-core de 1,5 GHz, tela de 4,5″ WXGA (1280 x 768 pontos), 32 GB de armazenamento e câmera de 8,7 megapixels com tecnologia PureView. E tem 4G (será compatível com as redes 2,5 GHz a serem adotadas no Brasil, por sinal).

Mas fica a pergunta: consumidor final não-técnico/nerd/geek olha para isso ou para o preço final?

Seu design segue a linha iniciada pelo Nokia N9 e seguida pelos Lumia 800 e 900: corpo único de plástico, com bateria não-removível, com uma leve curvatura na parte traseira que diferencia o 920 das gerações anteriores. Nos primeiros reviews publicados no exterior, o peso (185 gramas) foi uma crítica comum ao smartphone, mas sinceramente para mim isso não faz muita diferença (meu telefone sempre está no bolso ou sobre a mesa).

No topo do Lumia 920 vemos o conector para headset/fone de ouvido padrão 3,5 mm e a entrada para o microSIM card em uma gavetinha (que pode ser aberta usando uma ferramenta que virá com o aparelho). Dá para notar que esse acabamento em branco risca só de olhar.

Abaixo, os alto-falantes e o conector microUSB para recarga (com fios) e troca de dados com o computador.

Na lateral direita, o botão disparador da câmera – que a ativa com um toque rápido -, o botão de liga/desliga e o controle de volume. E só.

Na parte traseira, apenas a câmera e seu flash LED.

Diferente de novas versões dos sistemas operacionais concorrentes, como Android (que teve um salto enorme de melhorias de interface e recursos do 2.3 para o 4.0, por exemplo), o Windows Phone 8, à primeira vista, parece igualzinho ao 7.5 “Mango” anterior. Os ícones da tela inicial têm tamanhos ajustáveis, mas de resto é tudo meio que idêntico ao antigo.

O Lumia 920 que mexi já estava como software em português (note que o Kid’s Corner, uma das grandes novidades do WP8, aparece na tela abaixo como “Espaço da Criança”). E a tela é realmente incrível.

O que vai diferenciar os Lumia 920/820 dos concorrentes (por enquanto, somente o Samsung ATIV S deve sair por aqui, já que a HTC saiu correndo do mercado local) é o software adicional da Nokia, como a solução de mapas e itens divertidos como o City Lens (um app de realidade aumentada que mostra locais ao seu redor).

Voltando ao hardware, outro item que diferencia o 920 dos demais smartphones é o carregamento sem fios. Aqui, ele está sobre um acessório, o Nokia Wireless Charger Pillow by Fatboy, que deve ser vendido por aqui como opcional.

Basta conectar o “travesseiro” a uma tomada e apenas apoiar o 920 sobre ele: a recarga começa quase que imediatamente.

E, finalmente, a câmera, que para mim pode vir a ser o grande fator de indicação de compra do Lumia 920. Já ficamos maravilhados por aqui com a tecnologia Pureview usada no Nokia 808 e sua câmera maluca de 41 megapixels (entenda a tecnologia), e o 920 usa alguns desses recursos para melhorar a qualidade da imagem – que, em seu tamanho maior, chega a 8,7 megapixels de resolução.

Para demonstrar isso, um cenário aparentemente escuro…

Revela detalhes que não são fáceis de ver de longe:

Consegui uma cópia da imagem: essa é a tirada pelo 920 (não foi em resolução máxima), mas já dá para dar uma ideia de como essa câmera se comporta em situações de luz baixa.

E essa foi tirada com um LG Optimus 4X HD (review a caminho), que era o que eu tinha no bolso no momento:

O Lumia 920 ainda faz vídeos em Full HD e conta com recursos de estabilização de imagem, o que é bem interessante para um smartphone.

Finalmente, o Lumia 920 ao lado do irmão mais básico Lumia 820. Aguardamos pelas unidades de review, mas isso só deve ocorrer em 2013 mesmo.

 

Escrito por
Henrique Martin
2 comentários