Nokia: Brasil já é o terceiro maior mercado em vendas
Início » CULTURA DIGITAL » Microsoft » Nokia: Brasil já é o terceiro maior mercado em vendas

Nokia: Brasil já é o terceiro maior mercado em vendas

RESUMO

Uma leitura mais aprofundada nos resultados financeiros da Nokia mostra que o Brasil já é o terceiro maior mercado em vendas para a fabricante finlandesa, ficando atrás da China e Índia e na frente da Rússia, Alemanha, Japão, Estados Unidos, Reino Unido, Itália e Espanha. Esses países somados, de acordo com a Nokia, representaram 52% do total de vendas líquidas da fabricante em 2011.

Uma leitura mais aprofundada nos resultados financeiros da Nokia mostra que o Brasil já é o terceiro maior mercado em vendas para a fabricante finlandesa, ficando atrás da China e Índia e na frente da Rússia, Alemanha, Japão, Estados Unidos, Reino Unido, Itália e Espanha. Esses países somados, de acordo com a Nokia, representaram 52% do total de vendas líquidas da fabricante em 2011.

No ano anterior, o Brasil apareceu em sexta posição, atrás da China, Índia, Alemanha, Rússia, Estados Unidos e na frente do Reino Unido, Espanha, Itália e Indonésia. Em 2009, o Brasil estava em oitava posição. Crescimento incrível em pouquíssimo espaço de tempo, não? Vale lembrar que em 2011 a Nokia transferiu sua sede toda da América Latina de Miami para São Paulo (e isso, claro, incluiu alguns cortes).

Além disso, o longo relatório financeiro confirma a informação de que a Microsoft pagou à Nokia para uso do Windows Phone. Diz o texto:

Nosso acordo estratégico com a Microsoft inclui pagamentos de suporte à platafoma vindos da Microsoft, assim como pagamentos de royalties nossos para a Microsoft. No quarto trimestre de 2011, recebemos o primeiro pagamento trimestral de US$ 250 milhões (180 milhões de Euros). Temos uma estrutura de royalties de software competitiva, que inclui um mínimo de compromisso de royalties de software. Sobre a duração do acordo, (…) ambos são esperados na medida dos bilhões de dólares“.

E vale repetir o que disse hoje cedo:

Lendo os números mais de perto, até que os dados sobre aparelhos não são tão ruins se comparados com a divisão de “location & commerce” (leia-se “mapas e direções), que teve vendas de 306 mihões de euros (crescimento de 15% em relação ao trimestre anterior) e um prejuízo operacional de 1,205 bilhão de euros no trimestre (1,526 bi de euros no ano, contra 663 bi de euros em 2010). Sei não, se Elop eu fosse, me livraria rápido dessa divisão.

Alô, Microsoft, quer comprar uns mapas?

 

Escrito por
Henrique Martin
14 comentários
  • É uma pena que mesmo sendo um mercado com enorme potencial de lucro a Nokia ainda dorme pra lançar os WP7 por aqui, será que somos somente um mercado consumidor de aparelhos de nível inferior?

    • corre a boca pequena que os Lumia estão atrasados pelo bom desempenho inesperado do N9 no mercado local…

      • Não fossem o preço e o pequeno suporte por parte da Nokia ao seu próprio S.O. eu teria comprado o N9.

      • Tomara que lancem logo. Já tá me dando uma impaciência danada.

      • henrique desculpe a ignorância, mais se o n9 esta vendendo bem nao seria o casso da nokia lançar mais celulares com o meego? imagina o sucessor do n8 com meego? na sua opiniao venderia bem?

  • Esse prejuízo na divisão de mapas explica o motivo de agora todos os serviços que usam o Bing mapas vão passar a usar o Nokia mapas.

  • "No ano anterior, o Brasil apareceu em sexta posição, atrás da China, Índia, Alemanha, Rússia, Estados Unidos e na frente do Reino Unido, Espanha, Itália e Indonésia. Em 2009, o Brasil estava em oitava posição. Crescimento incrível em pouquíssimo espaço de tempo, não? Vale lembrar que em 2011 a Nokia transferiu sua sede toda da América Latina de Miami para São Paulo (e isso, claro, incluiu alguns cortes)."

    O Marketshare da Nokia está caindo em todo o mundo, mesmo no Brasil. Se o Brasil passou a frente desses países é porque a Nokia está perdendo mercado mais devagar aqui do que em países ricos.

    "Além disso, o longo relatório financeiro confirma a informação de que a Microsoft pagou à Nokia para uso do Windows Phone. Diz o texto:"

    Pagar para usarem é um nível abaixo de distribuir o SO gratuitamente. É por isso que o Windows Phone não vai vingar.

    Só a Samsung e Apple venderam juntas mais de 60 milhões de smartphones no último trimestre. Não é aquela merrecazinha do Lumia que vai ser considerado algo significativo e que vai salvar a Nokia ou a Microsoft…

    "Sei não, se Elop eu fosse, me livraria rápido dessa divisão."

    Se eu fosse um cavalo de Troia da Microsoft eu venderia para aMicrosoft. É assim que faz. Uma fatia da Nokia de cada vez.

  • Por estas e outras a Nokia perde terreno para as outras empresas, mesmo o Brasil sendo o 3º mercado deles, os lançamentos demoram uma eternidade para serem lançados, não dá para entender.