Nokia 9 Pureview: um desejo do MWC
Início » CES | MWC | IFA » MWC 2019 » Nokia 9 Pureview: um desejo do MWC

Nokia 9 Pureview: um desejo do MWC

MWC 2019 – A nova Nokia, parte da HMD, vem criando um momento interessante para sua linha de smartphones. Segue um modelo muito parecido com os chineses, com aparelhos com configurações decentes a preços razoáveis e de vez em quando uma maluquice tecnológica.

No MWC 2019, essa maluquice é o Nokia 9 Pureview.


São cinco câmeras traseiras, mas isso é só o começo da beleza desse smartphone. Duas delas têm sensores coloridos – ótimo. Outras três, sensores preto e branco – excelente! Mais um flash (ok) e um incrível sensor ToF (time of flight).

E com isso você tem uma nova versão do sistema Pureview, inventado pela Nokia antiga alguns anos atrás e lançado em algum MWC do passado.

O que mais me impressionou foi o fato de as 5 câmeras operarem de forma simultânea. Não é uma para zoom, uma pra X, outra para Y, como os demais fabricantes estão fazendo. Cinco câmeras disparando a 12 megapixels de resolução cada gera imagens incríveis. Dá para brincar de HDR de forma séria em smartphone, dá para gerar imagens e editar a região de foco delas (estilo Lytro), dá para mudar a cor das imagens.

Eu estou realmente impressionado. Claro, tem um fator nostalgia com a Nokia, com Pureview e eu gosto de câmeras esquisitas em smartphones (ainda tenho um Nokia 808 Pureview em casa).

Claro que o mundo não é perfeito, nem o Nokia 9. Seu processador (Qualcomm Snapdragon 845) está ultrapassado, o aparelho é razoavelmente lento ao manipular e editar fotos apesar dos 6 GB de RAM. E, fato mais que óbvio, não deve sair no Brasil – já está disṕonível por 699 dólares.

(nokia)

Escrito por
Henrique Martin
3 comentários