Nokia 5800 XpressMusic: melhor do que o esperado
Início » SMARTPHONES » 3G » Nokia 5800 XpressMusic: melhor do que o esperado

Nokia 5800 XpressMusic: melhor do que o esperado

O 5800 Xpress Music, celular da Nokia com tela sensível ao toque, fez sua primeira aparição em público ontem à noite durante o Nokia Trends (não, ele não subiu ao palco para tocar com os DJs).

E, ao contrário do que mostravam os vídeos iniciais, o 5800 responde aos comandos bem mais rápido do que eu imaginava. O design, vendo de perto, ainda é algo estranho (numa comparação grosseira, um iPhone mais quadrado) – mas isso é sempre um “problema” nas primeiras gerações de aparelho Nokia (vide o N95, que quase não tem nada a ver com os demais N-series atuais).

Falando em Nseries, esta semana veremos o lançamento de um novo modelo, já com touchscreen, nessa linha. O passarinho que conta coisas ao Zumo diz: aguarde novidades na terça-feira, durante o Nokia World 2008, em Barcelona (tem até uma contagem regressiva no site europeu da fabricante).

Mas vamos voltar ao 5800.

Gostei que os detalhes coloridos na borda não têm cor sólida – o vermelho é um tanto transparente, parece um acrílico ao redor do aparelho. A caneta stylus fica escondida na parte inferior do 5800 (não vi por lá a tal palheta de guitarra para toque na tela). O plug 3,5 mm para fone de ouvido fica na parte superior do telefone.

Como já disse, o tempo de resposta é melhor do que eu imaginava. À primeira vista (e numa comparação muito rápida), a resposta ao toque é similar à do HTC Touch Diamond (que roda Windows Mobile, um sistema operacional bem menos “amigo” às superfícies de toque, por conta de alguns ícones pequenos). Concorrentes como o Samsung Omnia ficam bem para trás no tempo de resposta do toque.

No pouco tempo que usei o 5800, percebi que ele tem aquela resposta tátil (a famosa “vibradinha” para confirmar o clique) em algumas ocasiões – na galeria de fotos, por exemplo, mas não na tela principal. Creio que é questão de configuração.

Só achei a navegação por toque nas galerias de fotos um tanto lenta (dá para perceber no vídeo abaixo que “apanhamos” para fazer funcionar – assim como na hora que o aparelho bloqueia a tela).

O som, pelo pouco que dá para ouvir, é alto – e olha que o ambiente era bem barulhento. O teclado na tela me pareceu pequeno, mas acredito que era a configuração (o 5800 tem um teclado T9 integrado, que eu acho bem mais rápido e fácil de usar). Não naveguei na web com o 5800, aguardo um modelo para testes (certo, turma da Nokia e LVBA?).

Mas é melhor ver o vídeo mesmo para ter uma idéia. Tem um pancadão rolando no fundo, não se assustem.

(Renata Mesquita atua como modelo de mão e navegadora perdida pelo 5800).

Escrito por
Henrique Martin
17 comentários
  • Um excelente aparelho sem sombra de dúvidas. Mas pelo que andei vendo, será um verdadeiro tiro de canhão o preço dele aqui no Brasil, pois se na europa, o preço de lançamento vai girar em torno de quase R$ 2.200,00, imagina aqui…

    E discordo do amigo com relação a lentidão na passagem das fotos. O esquema é saber onde “passar o dedo” (lá ele). Depois que acertaram o lugar, o esquema funcionou perfeitamente.

    Senti falta da estilosa palhetinha! Será uma pena se ela não fizer parte do pacote 🙂

    Parabéns pelo post!

  • » Discordo do amigo com relação à lentidão na passagem das fotos.
    Acho que essa mina aí é que não soube manuseiar o brinquedinho direito (e o Henrique também!).
    » Nem eu com meu LG PRADA apanho tanto!
    Henrique, acho que é preciso uma certa dose de paciência com essas coisas sensíveis. Imagine como se vc tivesse tocando uma princesa – fina, meiga, romântica…
    … mais carinho com esses brinquedinhos! Isso já aprendi com meu PRADA.

  • Nokia é Nokia, amigos tenho um nokia e61 já é um otimo celular, varios amigos meus tem Nokia n95 que é um espetaculo, tenho minhas duvidas sobre aparelhos touch screen para o meio coorporativo devido ser um meio muito dinamico acho um pouco não pratico para redigir e-mails de forma rapida. o N96 também e exelente e ainda o e71 muito muito bom….

    é isso ai… como falei no começo Nokia é Nokia ….

  • Manoel, acredito que a lerdeza do aparelho naquele momento se deva ao fato de ele estar no meio de uma festa lotada, sendo extremamente manuseado.
    Outros aparelhos que testei em outras ocasiões apresentaram o mesmo tipo de “stress” quando exigidos em condições totalmente anormais de uso.
    De resto, ele é show, apesar de eu não ser nada fã de aparelhos touchscreen, como já cansei de comentar aqui mesmo nesse Zumo. Tenho um pouco de nojo 🙂

  • Há muito tempo tinha um Nokia 6020 e gostava da marca. Hoje possuo um HTC Touch, no começo foi complicado aprender a usá-lo, mas depois foi algo surpreendente, com alguns toques acesso qualquer programa rapidamente. Quanto ao teclado é muito fácil também, por causa dos dicionários, ao começar a teclar a palavra na tela o dicionário já pode autocompletar, mas fica a critério do usuário. Hoje já me acostumei e não troco a marca HTC por qualquer outra com todo respeito a marca Nokia que também é uma boa marca. Pelo menos, o HTC Diamond vai demorar para chegar ao Brasil, talvez no final do ano que vem.

  • excelente reportagem!
    gostaria de saber quem é a moça fotografada.
    obrigado!

  • muito bom. Falto a palheta no kit xD
    Agora é rezar por um preço acessível.

  • @alex a moça era uma demonstradora da Nokia no Nokia Trends 😛
    @ronaldo esse modelo específico veio sem palheta. não tinha muita lógica ficar com uma palheta num evento com um monte de gente (e sumir com a palheta, por sinal).

  • Onde pego esse tema animado assim… acabei de pegar o meu pela tim e não tem essas animaçoes entre telas???

  • Se comprar o nokia 5630 na França ele funciona aqui no Brasil?

  • Lá na Europa sai por 300 a 350 euros, aqui, prá “variar”, não sai por menos de 1700 reais, agora é 26/07/2009. Aqui nunca muda nada mesmo! Bom aparelho mas muito caro, AQUI no Brasil.