MWC: Nokia de mãos dadas com a Microsoft
Início » SMARTPHONES » 3G » MWC: Nokia de mãos dadas com a Microsoft

MWC: Nokia de mãos dadas com a Microsoft

Depois do anúncio da parceria com a Microsoft, a Nokia detalhou sua estratégia durante o MWC. E o Symbian subiu no telhado mesmo…

Dizem que uma nação com problemas precisa de uma guerra. Um oponente nefasto tira a atenção dos próprios problemas e é um artifício que acaba prolongando a vida de um reino, por mais decadente que ele esteja. E é assim desde os tempos da aurora do Império Romano, guerras são lucrativas e normalmente mantém os governantes seguros. O que pensar então da declaração oficial de Stephen Elop, CEO da Nokia: “Nossa prioridade é vencer o Android”.

Declarar guerra à uma plataforma que cresceu 888.8% em um ano pode soar um tanto quixotesco, mas com a Microsoft cobrindo sua retaguarda – e presumidamente despejando uma enxurrada de dinheiro nos cofres de Espoo – talvez a Nokia tenha uma chance de continuar no jogo.

Mas a Nokia não quer que ninguém pense isso. “Nós pagamos à Microsoft pelo uso do software”, declarou Elop, “mas também reduzimos nosso custo operacional.” Que usar o Windows Phone 7 pode reduzir custos, com um bom acordo de licenças, pode ser. Mas que a Nokia vai efetivamente desenbolsar dinheiro nisso, é duro de acreditar.

Segundo o anúncio oficial, as empresas vão colaborar para tirar vantagem do conhecimento técnico e de hardware da Nokia. Até aí, nenhum segredo, pois a Nokia sempre foi boa de hardware. E até mostrou uns conceitos de aparelhos com o Windows Phone.

Mas aí, a coisa ficou bem mais clara: “A Nokia terá uma relação de contribuição de duas mãos com a Microsoft. Eles entram com o Bing e o Xbox. E apostam pesado nos serviços de localização (GPS) da Nokia, e o novo elemento nisso é que teremos na publicidade uma nova fonte de receita.” E a cereja do bolo: “Por isso, a Microsoft fez uma contribuição monetária substancial. E quando falamos de Nokia, não são milhões, mas algo na casa dos bilhões.” Explicadíssimo, não?

O desenvolvimento dos primeiros aparelhos com Windows Phone 7 já começou, e espera-se que os primeiros aparelhos sejam lançados ainda em 2011 – e é claro que isso vai acontecer, pois perder o buzz da parceria seria suicídio.

O coitadinho do Symbian continua recebendo investimentos e será usado em aparelhos de entrada. E estuda-se como será a transição gradual de Symbian para WM7. Alguém, tirando os entusiastas xiitas, realmente acredita que o Symbian tem muita sobrevida depois dessa?

O MeeGo? Será lançado um aparelho com o sistema, e depois “o sistema será considerado e explorado conforme vamos seguindo em frente”. Também subiu no telhado ou não?

O resumo de tudo isso: sim, a Nokia recebeu um absurdo de dinheiro da Microsoft, pois talvez a gigante de Redmond não consiga os resultados que espera – alguém lembra do finado Kin? – e não dê conta de estender seus domínios no campo onde Android e iOS dominam. O que a Nokia põe na mesa? Conhecimento sólido de hardware, experiência em manter um ecossistema bem sucedido (Ovi Store) e um dos programas de navegação GPS mais bacanas do mercado (Ovi Maps).

Tudo isso na mesma panela pode dar um caldo bom. E concorrência é sempre bom para o consumidor. A questão que fica é: será que a Nokia mantém sua identidade no processo ou acaba fundida à Microsoft? Veremos daqui a um ano.

11 comentários
  • Muito bem colocado….
    Com certeza, a grande incógnita é isso: "…será que a Nokia mantém sua identidade?…"
    Se ela souber manter sua identidade, terá tudo pra dar certo…

  • "experiência em manter um ecossistema bem sucedido (Ovi Store)"

    Foi sério isso ? Só vejo reclamarem. Além disso, em geral, o que matou o Symbian foi justamente a parte de aplicativos. A Nokia tratava como se fosse um privilégio o desenvolvedor criar algo pro seu sistema. Complicado e só em windows, que é plataforma de usuário.

    Falei e repito: no máximo dois anos para nokia deixar de existir, ser fatiada ou absorvida pelo monkey boy.

  • E tem mais uma coisa, a Nokia irá lançar esse ano ainda um aparelho com Windows Phone. Ai eu pergunto:

    – Vai ter saida HDMI?
    – Vai ter USB-on-the-go?
    – Vai ter multi tarefa?
    – Vai ter suporte a MKV e AVI?
    – Vai dar pra enviar arquivos por bluetooth?
    – Vai ter suporte a teclado e mouse bluetooth?
    – Vai ter suporte a Flash?
    – Vai ter suporte a video chamada?
    – Vai dar pra usar o celular como model 3G?

    E a pergunta mais importante:

    – Vai ter vergonha na cara de lançar um aparelho sem nenhum dos recursos acima?

  • IMHO o Symbian não só subiu no telhado, mas já caiu, e o velório está em andamento. Quem subiu no telhado foi o Meego (ainda IMHO), que nem deve sair do papel (tchau, Intel, foi bom brincar com você).
    Não vou negar que, se o WP7 for realmente essa Coca-Cola toda, deve vir coisa muito boa por aí. Quanto a mim, já deu. Depois que o N8 cantar pra subir, daqui a alguns anos, vou de Android.

  • IMHO o Symbian não só subiu no telhado, mas já caiu, e o velório está em andamento. Quem subiu no telhado foi o Meego (ainda IMHO), que nem deve sair do papel (tchau, Intel, foi bom brincar com você).

  • Agora danou-se já vi parceria imbecil, mas igual a essa ainda não. Nokia uma empresa que parecia há alguns anos de vanguarda se unir com uma empresa velha e sem um pingo de criatividade como a ms (minúscula mesmo), e o que é pior uma empresa nascida na terra do criador do software livre mais famoso do mundo o LINUX (todo maiúsculo mesmo) e que estava desenvolvendo um sistema baseado no mesmo. Eu simplesmente lamento essa parceria sem noção e vejo que a Nokia fez a maior bobagem que poderia ter feito, agora é que não compro mais nenhum telefone dessa empresa até ela rever essa diretriz lamentável. Telefone Nokia com símbolo do windows ficou terrível, identidade ZERO.