MWC 2018: o que esperar
Início » NOVOS PRODUTOS » MWC 2018: o que esperar

MWC 2018: o que esperar

Na próxima segunda (26) começa mais uma edição do Mobile World Congress, em Barcelona, quando todo mundo que não é a Apple costuma lançar seus novos smartphones topo de linha para o resto do ano.

Mais detalhes a seguir, por fabricante:

Samsung Galaxy S9

https://youtu.be/D-EcyYkv-mU

A Samsung sabe que vai “vencer” o MWC antes mesmo do evento começar. Ano passado o lançamento do Galaxy S8 foi em Nova York (longe de Barcelona), mas em 2018 os coreanos voltam ao palco do lançamento dos seus smartphones desde o Galaxy S5 (e repetido no S6 e no S7).

O foco (ops) do Galaxy S9 é uma nova câmera – rumores indicam uma câmera de 12 megapixels  simples no S9 (com tela de 5,8″) e uma câmera dupla (ambas de 12MP) no S9+ (com tela de 6,2″) – com lente com abertura variável entre f/1.5 e f/2.4 (não é a primeira vez que a Samsung faz um telefone com essa tecnologia na câmera, mas o modelo inicial foi feito apenas para a China).

Ah sim, o S9 deve ser um dos primeiros aparelhos do MWC com o processador Qualcomm Snapdragon 845 (mas não a versão a ser vendida aqui no Brasil, que costuma vir com processador Samsung Exynos, provavelmente o modelo 9810). E parece que já passou na Anatel.

A saber no dia 25 à noite (vai ter streaming). E, meio óbvio, estarei lá na Fira Barcelona para ver ao vivo.

Asus Zenfone 5

O Zenfone 5 já existiu. Na verdade, foi um aparelho da primeira geração de smartphones Asus. Agora, na quinta geração, o 5 está de volta – e por isso o tema #backto5 usado pela fabricante. Reza a lenda que o novo Zenfone 5 virá com tela em proporção 18:9 (como os LG mais modernos, os Samsung S8/S9/Note 8 etc.) e que terá a “franja” similar à do iPhone X no topo da tela (argh).

Marcel Camos, chapa deste ZTOP e agora todo-poderoso do marketing da Asus lá em Taiwan, me mandou um pedaço do Zenfone 5, que coloquei no Instagram:

A Asus adotou uma estratégia curiosa para fugir do eclipse Galaxy S9: vai mostrar o Zenfone 5 só na terça-feira (27) à noite, depois que o MWC fechar as portas. Também vai ter streaming.

LG (??)

A LG fará uma coletiva no dia 25 à tarde para falar de “coisas que não são smartphone, mas fazem parte dele”. Reza a lenda que o “G7” foi cancelado (e só devemos ver um aparelho topo de linha novo da LG no meio do ano.

No MWC, a LG vai mostrar sua assistente de inteligência artificial (estilo Bixby, da Samsung) e provavelmente o primeiro aparelho com essa tecnologia embarcada, um novo V30 (um flagship que nunca foi e provavelmente nunca será lançado por aqui). Capaz de mostrarem algum intermediário/básico novo (chute meu). Não vou à coletiva (porque estarei indo pra fila da Samsung no mesmo horário), mas vou ficar de olho pra ver se tem algo muito interessante.

Motorola (e Lenovo)

Na CES (mês passado, mas parece que já passou um tempão), a Lenovo mostrou seu tablet Lenovo Miix 630 com processador Qualcomm Snapdragon (entre outras coisinhas). De janeiro pra cá, toda a linha de smartphones da Motorola vazou: novo Z3, Moto X5 e o Moto G6.

Como a Motorola não fará coletiva de imprensa, acredito que não vão anunciar nada agora (o G5 de 2017 foi mostrado no MWC). De qualquer modo, tenho um papo agendado com o pessoal lá pra saber das novidades.

Os outros

Sony: também vão mostrar um novo topo de linha, provavelmente o Xperia XZ2 (ou algo assim).

Nokia / HMD Global: um novo flagship com Android, o Nokia 9.

Alcatel: Alcatel 5, 3V e 1X, três novos aparelhos a serem anunciados no sábado 24, antes de todo mundo (e já disseram isso pelo Twitter). A Alcatel faz parte do grupo TCL, que também tem a marca Blackberry – novos aparelhos nostálgicos devem dar a cara no MWC 2018 também.

Google: não espero nada mais que muitos pins sendo distribuídos de novo em 2018 🙂

Vale relembrar o passado também nas coberturas do MWC:

(2011 e 2012 estão na lista também, mas a anta aqui esqueceu de classificar na época. Só não fui em 2017 por questões pessoais – convite pra ir não faltou!)

Escrito por
Henrique Martin