MSN ou Live?
Início » CULTURA DIGITAL » MSN ou Live?

MSN ou Live?

Em uma demonstração técnica na última sexta, o pessoal do MSN Brasil me falou sobre algumas novidades no serviço de internet da Microsoft. A primeira é a estréia oficial do Windows Live Search, com novo algoritmo de buscas. Com tudo em Ajax, o novo serviço mostra que a Microsoft fez a lição de casa e deixou tudo “Web 2.0”: inseriu busca por feeds RSS, permitiu a criação de macros pelos usuários e a personalização de páginas e, o que eu acho muito interessante, o scroll infinito de resultados.

Os “gadgets” do Live (os mini-aplicativos da Microsoft) serão lançados em português provavelmente em outubro. Esses programinhas terão bastante integração com o Windows Vista (são os mesmos programas, na verdade). O OneCare, polêmico serviço de segurança, já está disponí­vel em português também.

Mas essas novidades não são tão novidades assim. É bom saber que o MSN pretende trazer os serviços de mapas do Windows Live Local, com visão de mapa, aérea ou o que é chamado nos EUA de “Bird’s Eye”- fotografias tiradas do avião a 45 graus que mostram de perto ruas e avenidas. Mas o “Bird’s Eye” só chega em 2008, diz o MSN. Porém o mais divertido, ainda em versão de testes lá fora, é o Virtual Earth, um mapa com fotos com o ponto de vista do pedestre (ou passageiro de um carro) de algumas cidades (por enquanto, só Seattle e San Francisco). Conforme o “passageiro” anda, o cenário se move, com fotos reais.

Mesmo com tantos serviços Live, o portal MSN continua em ação – até ganhou um novo layout hoje. Numa comparação básica, o MSN serve para concorrer com o Yahoo!, enquanto o Windows Live vai atrás do Google.

Escrito por
Henrique Martin