Review: Motorola RAZR HD
Início » REVIEWS » Review: Motorola RAZR HD

Review: Motorola RAZR HD

O Motorola RAZR HD é o primeiro smartphone 4G à venda no Brasil. O que isso significa para você, mero mortal? Nada, por enquanto. É um excelente aparelho, mas que não vale a pena justificar uma aquisição por conta apenas do 4G – ainda mais porque, quando as redes LTE estiverem prontas, outros telefones mais legais estarão à venda. 

O smartphone é o topo de linha da Motorola hoje: processador Qualcomm Snapdragon S4 de 1,5 GHz, 1 GB de RAM, 16 GB de armazenamento interno, câmera de 8 megapixels e uma bela tela Super AMOLED de 4,65″ com resolução HD (1280 x 720). A versão do Android utilizada é a 4.0 “Ice Cream Sandwich” com upgrade previsto para Android 4.1.

Seu design segue a linha RAZR e lembra muito o RAZR i com esteróides (mais sobre isso adiante) e o RAZR MAXX (o da bateria monstro). A tela quase não tem bordas nas laterais e o acabamento em kevlar protege a parte traseira do aparelho (e protege mesmo, já que deixei cair e ele resistiu bravamente). E apesar da dimensão avantajada (131,9 x 67,9 x 8,4 mm, 146 gramas), cabe bem na mão. A ausência de botões físicos na parte frontal se tornou padrão, e isso é bom.

Na parte traseira superior, vemos a câmera com flash LED, alto-falante e o conector para fone/headset padrão 3,5 mm…

Na lateral direita, estão o botão de controle de volume e o liga/desliga (que tem uma textura chanfrada, parece uma pequena lixa…). Note a estrutura metálica na borda do aparelho.

E do outro lado, um conector mini-HDMI (cabo incluso), microUSB (troca de dados/recarga da bateria) e uma gavetinha curiosa…

Que só pode ser aberta com um clipe especial que vem na caixa, estilo iPhone (pontas de lapiseira 0,5 mm também funciona, por sinal).

E ao ser removida, a gaveta permite inserir o microSIM card da operadora…

… além de deixar espaço à esquerda para um slot de cartões de memória padrão microSD. Vale andar com a ferramenta na carteira, em caso de emergência.

Outro detalhe interessante do design é a tela protegida por Gorilla Glass e tem as bordas levemente curvadas.

No uso diário, vale repetir algumas coisas comuns com o RAZR i:  A interface segue o padrão da Motorola em seus últimos lançamentos com Android 4: pouca interferência, nada de camadas adicionais e um ou outro truque novo na manga, como uma tela de favoritos no menu de aplicativos, acesso rápido à tela de configurações ao rolar para a esquerda…

…e as Smart Actions, que ajudam a melhorar o desempenho do telefone e seu uso diário. O widget de círculos, com previsão do tempo, notificações de chamadas/SMS e duração da bateria está lá também.

A tela do RAZR HD é bastante interessante. Tem cores nítidas e bom contraste, sem puxar para o laranja comum visto em telas Super AMOLED da Samsung, por exemplo. O aparelho reproduz arquivos DivX sem problemas, por sinal, e sem precisar baixar algum aplicativo adicional.

E, com uma foto tirada com o próprio RAZR HD, dá para ver bem os detalhes do gato – Ticolino estava com saudades de aparecer por aqui 😉

Falando em câmera, eu achei a do RAZR i, um aparelho intermediário, melhor e mais rápida. Dá para obter bons resultados à luz do dia…

E brincar de HDR – sem e com o efeito na sequência. Bom, mas nada empolgante.

Mais amostras de fotos no nosso Facebook.

Amostras de vídeo, também boas, mas sem empolgar demais.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=1w7iUYUvSFY] [youtube=http://www.youtube.com/watch?v=c599i4nNxEc]

Uma comparação rápida de tamanho entre os dois irmãos RAZR HD e RAZR i:

Desempenho

No dia-a-dia, o uso do RAZR HD é rápido e sem atrasos na troca de telas. A câmera, pela ausência de um botão dedicado a ela como ocorre no RAZR i, demora um pouco mais.

Por conta da tela grande, a bateria do RAZR HD é um pouco menos poderosa do que a do RAZR i, mas aguenta um dia de trabalho fora da tomada. Com 2.500 mAh de carga, ela demorou 11 horas para atingir o nível de 20% – o RAZR i aguentou 12h e tinha 25% restantes ainda.

Nos benchmarks, o desempenho é maior que o do RAZR i e inferior na maioria dos testes à nossa referência em Android 4.0 topo de linha, o Samsung Galaxy S III.

Ah sim, é um telefone também, para quem ainda usa telefone para falar, com boa qualidade de som. O detalhe do logotipo da Motorola sobre o alto-falante principal pode ficar com fiapos de bolso presos ali, por sinal.

O Motorola RAZR HD é um bom aparelho, sem dúvida. Rápido, tela estonteante, boa duração da bateria. Mas não compre esse aparelho pensando em 4G (que nem dá para testar hoje em São Paulo, por sinal) – em meados de 2013 e, principalmente, em 2014, novos e melhores aparelhos 4G da própria Motorola e de outros fabricantes estarão à venda.

Hoje, é apenas comprar para dizer que tem, sem poder usar a rede super rápida, já que as redes comerciais não estão disponíveis ainda. Dá para pensar que é um investimento futuro: use em 3G hoje, espere o 4G daqui a algum tempo. Mas, como disse, daqui a algum tempo telefones melhores virão.

RESUMO: MOTOROLA RAZR HD

O que é isso? Smartphone topo de linha com sistema operacional Android 4.0
O que é legal? Tela grande e com boa resolução, design elegante, bom desempenho, boa bateria.
O que é imoral? câmera lenta, 4G é apenas estratégia de marketing hoje.
O que mais? Recurso Smart Actions amplia os recursos do smartphone. Tem NFC também.
Avaliação: 7,0 (de 10). Entenda nosso novo sistema de avaliação.
Preço sugerido: R$ 1.999 (operadoras podem ter preços melhores com planos de dados associados)
Onde encontrar: Motorola

 

Escrito por
Henrique Martin
1 comentário