Motorola lança lojinha de aplicativos Android
Início » SMARTPHONES » 3G » Motorola lança lojinha de aplicativos Android

Motorola lança lojinha de aplicativos Android

Como o Google não se decide quanto ao Android Market pago no Brasil, a Motorola aproveitou o vácuo e fez ela mesma uma loja de aplicativos para seus aparelhos equipados com Android.Disponível para América Latina e Brasil, a SHOP4APPS é mais um movimento da Motorola para fazer seus telefones ainda mais atraentes. Como a lojinha só funciona com seus aparelhos, uma das ideias é oferecer ao consumidor algo mais do que design ou funcionalidade. Ter como comprar aplicativos bacanas também é uma parte importante da experiência de uso dos smartphones.

Não que o Google não tenha interesse em ganhar dinheiro por aqui, mas um monstro do tamanho do Google tem peixes maiores para fritar antes de liberar o Android Market total no Brasil. Teremos a possibilidade de pagar com PayPal, mas a maioria não tem acesso a um cartão de crédito internacional. Com a SHOP4APPS cartões de crédito nacionais podem ser usados sem problema.

Com o novo serviço, a  Motorola também dá uma mostra de como o mercado de smartphones pode mudar em médio prazo. Enquanto a Apple é cheia de não-me-toques (desculpa, iPhone 4!) com seu sistema, a Motorola abraçou o Android, sem temer que ele fosse de código aberto, e foi aos poucos adicionando seu tempero. Tem uma batalhão de concorrentes usando o sistema, mas já foi mostrado, tanto pela Motorola quanto pela HTC, que é possível oferecer um produto único, tomando como base o que o Google oferece.

E é por aí mesmo. Quem ficar com medo da concorrência não sobrevive muito tempo no mercado de hoje.

A Motorola inclusive oferece a possibilidade de qualquer desenvolvedor colocar seus aplicativos na lojinha. É claro, depois de certificá-lo. É um processo meio chato, mas faz sentido. Hoje em dia, há muita porcaria tanto no Android Market quanto na própria Apple App Store. Com um pente fino, o consumidor tem uma chance muito maior de ter uma boa experiência e comprar novamente.

A SHOP4APPS vem instalada no novo Flipout (que estamos “torturando” nesse exato momento ;-)) e pode ser acessada pelo navegador de qualquer Android Motorola, em http://motorola.com/shop4apps.

9 comentários