Macro: Motorola Moto X Force
Início » NOVOS PRODUTOS » Macro: Motorola Moto X Force

Macro: Motorola Moto X Force

A Motorola anuncia hoje a chegada ao Brasil do seu Moto X Force, um smartphone topo de linha com uma promessa rara no mundo moderno: uma tela praticamente inquebrável.

Primeiras coisas primeiro, as configurações: o Moto X Force tem uma tela de 5,4″ com resolução quadHD (2560 × 1440), roda com processador Qualcomm Snapdragon 810 com GPU Adreno 430 (diz a Motorola que os problemas de chip superaquecido foram resolvidos), câmera traseira de 21 megapixels com vídeos 4K e flash dual tone e frontal de 5 megapixels, bateria de 3.760 mAH com carregamento rápido Turbo Charge de 25W (=super rápido), 3 GB de RAM e capacidade para dois SIM cards 4G de operadoras ou um SIM card + microSD de até (!) 2 TB (!) e 64 GB de armazenamento interno.

À primeira vista, parece um Moto Maxx com design melhorado:

moto x force 2015 - 2

Mas seu grande segredo é a tecnologia usada na tela.

Na vida real, a tela é um dos componentes mais caros de um smartphone, e notadamente a parte que quebra mais fácil – na maioria das vezes por bobagem, como deixar cair porque errou o bolso da calça.

O que a Motorola fez? Um vidro que não é inquebrável, mas à prova de estilhaçamento, trincas e quedas do dia a dia  – desde, claro, que caia de uma altura razoável (jogar do décimo andar e reclamar que quebrou não vale, ok?)

O que faz diferente a tela do Moto X Force?

  • Uma estrutura rígida em alumínio para o corpo do aparelho, que dá integridade estrutural e garante a durabilidade do produto (as bordas do smartphone também usam alumínio)
  • Uma tela com tecnologia POled flexível (OLED plástico, a mesma que a LG usa nos seus G Flex, mas sem o display curvo aqui)
  • Duas camadas de sensibilidade ao toque (ou “se uma falhar, a outra continua funcionando”). Redundância simples.
  • Uma proteção interna com lente de polímero que protege contra rachaduras ou estilaçamento.
  • Uma proteção externa com uma proteção única que garante maior proteção à parte frontal da tela.

Algo que se monta na tela assim (foto Motorola) – carcaça do telefone, alumínio, tela, duas camadas, proteção extra, de baixo pra cima:

Na prática, é algo que resiste mais ao uso cotidiano do smartphone.

A Motorola acredita tanto na tecnologia que vai dar 4 anos de garantia para trocas da película externa do Moto X Force. Um dos aparelhos que vi na demonstração do X Force  – e que não consegui fotografar – teve que ser literalmente espancado diversas vezes (com razões científicas, claro) contra uma quina de mesa para danificar a tela: criou uma bolha, que se resolve trocando essa proteção externa – pense nas películas difíceis de grudar que se compram nos “xing-ling” da vida:  é isso, só que melhorado.

moto x force 2015 - 3

De resto, o Moto X Force segue a linha de design e tecnologia dos modelos mid/high end 2015 da Motorola: bordas finas nas laterais, acabamento texturizado na traseira, câmeras frontais com flash, melhorias significativas no software e hardware da câmera traseira, todos com dual-SIM.

moto x force 2015 - 4

Em cima, vemos o conector para headset/fone de ouvido e a gaveta do SIM card:moto x force 2015 - 5

… que ao ser aberta, revela um segredo interessante: o consumidor pode usar dois SIM cards de operadoras ou apenas um SIM card mais um cartão microSD de até 2 TB. Questão de escolha: mais armazenamento (apesar de já vir com 64 GB internos) ou duas linhas.

moto x force 2015 - 11

Na lateral direita, o botão de liga-desliga e o controle de volume…

moto x force 2015 - 6 moto x force 2015 - 7

E nada na lateral esquerda: moto x force 2015 - 8

Embaixo vemos um microfone e o conector microUSB:moto x force 2015 - 9E atrás a câmera de 21 megapixels com flash duplo. É o mesmo sistema de câmera do Moto X Style, por sinal. Note que o acabamento em nylon balístico do Moto Maxx continua na traseira, mas não existe mais a proteção embaixo dele com kevlar, como no modelo de 2014.
moto x force 2015 - 12moto x force 2015 - 14

moto x force 2015 - 15

Vale notar que o Moto X Force traz ainda a opção de customização via serviço MotoMaker, com outros acabamentos na traseira e nas cores da proteção em volta da câmera.

moto x force 2015 - 13

A experiência de software no Moto X Force segue o padrão “limpo e direto ao ponto” da Motorola, com Android 5.1 puro.moto x force 2015 - 16
Finalmente, uma breve comparação de tamanho entre o Moto X Force e o Moto Maxx (à direita): O X Force é mais leve, apesar de ser maior (169 gramas contra 176 gramas do Maxx), e conta com melhorias gerais no acabamento – note que a trama do nylon é mais fechada no novo modelo.


moto x force 2015 - 17 moto x force 2015 - 18 moto x force 2015 - 19 moto x force 2015 - 20

Segundo a Motorola, o Moto X Force começa a ser vendido pelo preço sugerido inicial de R$ 3.149 no começo de novembro.

[Motorola]
Escrito por
Henrique Martin
11 comentários
  • Não mecheu comigo… quem sabe quando o preço ficar menor que R$2000 eu possa mudar de idéia…

  • Meu sonho é toda essa tecnologia de proteção no meu Note 4

  • Faltou um leitor de digitais no lugar do logo da Motorola na traseira do aparelho 😐

  • Ele é interessante mas um pouco decepcionante, a linha motorola está muuuuuuito semelhante, e por mais que seja um bom aparelho, o design de um aparelho “premium” precisa de um cuidado diferenciado perante os modelos mais baratos

  • Maravilha de aparelho, pra mim o melhor da atualidade, mas o preço detona o custo beneficio.

  • Sabendo que dispositivos Android caem de preço rapidamente, esse valor de 3k é preço de lançamento.
    Dito isto, só faltava uma proteção IP68 pra ser um rugged smartphone (Panasonic Tough Phone?)

  • Henrique a minha questão é meio off topic está havendo algum problema entre a Claro e a Motorola no Brasil? Te pergunto porque nenhum dos lançamentos está a venda na Claro..

    • sim. rolou uma briga nível América Latina e até onde sabemos a Claro não trabalha mais com Motorola

      • A briga aparentemente começou no México onde a Motorola além de vender no site abriu lojas próprias, concorrendo com a Claro… Uma bobagem, pois com essa atitude a Claro perde clientes que prefere aparelhos da marca