Microsoft + Skype = Microskype ou Skypesoft?
Início » CULTURA DIGITAL » Microsoft » Microsoft + Skype = Microskype ou Skypesoft?

Microsoft + Skype = Microskype ou Skypesoft?

A Microsoft confirmou  na manhã desta terça-feira que vai comprar o Skype pelo valor de US$ 8,5 bilhões em dinheiro. “Assim que a aquisição for concluída, o Skype se tornará uma nova divisão de negócios na Microsoft”, disse Tony Bates, CEO do Skype, em um post publicado no blog da empresa.

Com a aquisição, antecipada ontem à noite pelo “Wall Street Journal“,  a Microsoft vai integrar os recursos de comunicação de voz e vídeo em tempo real do Skype em seus produtos de hardware, como Xbox, Kinect e Windows Phone, e de software, como Outlook, Xbox Live e outros. A Microsoft disse, em um comunicado, que vai continuar a investir e desenvolver clientes do Skype para outras plataformas (iOS, Android, Symbian, TVs etc).

“É um dia incrível para todos no Skype, já que demos um passo significativo em tornar real nossa visão de transformar o mundo em um local melhor e mais conectado”, afirmou Bates, que será presidente da Microsoft Skype assim que a compra for concluída (ou seja, nada de Microskype ou Skypesoft, né?).

Hoje, o Skype tem 170 milhões de usuários em todo o mundo, que passaram 207 bilhões de minutos conversando por voz e vídeo em 2010. Aqui no ZTOP usamos o Skype para chamadas em grupo e toda vez que viajamos por aí.

A empresa, fundada em 2003, foi comprada pelo site de leilões eBay em 2005 (quando meio mundo disse que seria a revolução de comunicações no comércio eletrônico e… deu em nada) e adquirida pelo grupo de investimentos Silver Lake em novembro de 2009. Segundo a Microsoft, a Silver Lake aumentou em 150% os minutos de chamada por mês e criou novos modelos de receita e parcerias estratégicas para o Skype.

É irônico (e um tanto divertido) ver a Microsoft comprar o Skype. Primeiro, porque os rumores indicavam que Facebook e Google queriam comprar a empresa. E hoje começa o Google I/O, evento de desenvolvedores do buscador em San Francisco, e que vem cheio de novidades relativas a serviços online e Android para o próximo ano. A Microsoft, pelo menos na parte da manhã, roubou o foco da mídia.

 

Escrito por
Henrique Martin
9 comentários
  • 🙁 hora de procurar outra solução voip … se mantiver o padrão microsoft das aquisições, o que era bacana e simples, vai virar mastodôntico e bugado!

  • Quem usa pinguim ficou com os dois pés atrás agora, mais a divisão de hardware da MS agradece e muito.

  • Acho que a M$ está aprendendo, talvez o software Skype não sofra tantas mudanças pois percebo que algumas empresas compradas por ela não tiveram mudanças (a lá ms) em suas ferramentas a exemplo da Winternals com o ERD (ferramenta para profissionais de TI). É esperar para vê.

  • Se for analisar isso foi um ótimo movimento dado pela microsoft.

    Imaginem, corporativamente, o que a Microsoft poderá fazer com o Skype? Finalmente eles teriam, por exemplo, um concorrente de peso no campo de VOIP para concorrer com a CISCO que hoje domina este setor.

    Da para ir até mais longe, em qualquer empresa baseada nos produtos MS (ou não) outlook aberto 24horas por dia é quase uma regra.. que tal então Skype integrado no Outlook? Você teria os dois principais meios de comunicação da atualidade (e-mail e telefone) em um só lugar.

    Enfim, da para especular muita coisa, mas sinceramente, acho que foram 8,5 bilhões de dólares MUITO bem gastos pela MS.