MicroMemo: um (bom) microfone para seu iPod
Início » HARDWARE » APPLE » MicroMemo: um (bom) microfone para seu iPod

MicroMemo: um (bom) microfone para seu iPod

Logo da XtremeMacResponda rápido: o que a maioria dos concorrentes do iPod, até mesmo os clones chineses mais vagabundos, tem que o lendário MP3 Player da Apple não tem? Esqueça interfaces wireless ou rádio, a resposta é bem mais simples: um microfone.

E por que um microfone é útil? Por um monte de motivos: se você for um jornalista, pode gravar entrevistas. Se for um estudante, gravar a aula para revisar mais tarde e se concentrar em anotar só as partes realmente importantes. É músico? então pode gravar aquela idéia ou melodia que veio í  cabeça depois do almoço antes que ela desapareça. As possibilidades são muitas.

Felizmente o sucesso do iPod gerou um ecossistema imenso de acessórios para todos os fins, de capinhas de silicone para protegê-lo contra arranhões a sistemas para medir seu desempenho esportivo (como o Nike+iPod). Entre eles, claro, várias opções de microfones. Um dos que mais chama a atenção pela integração com o iPod e facilidade de uso é a linha MicroMemo, da XtremeMac.


Antes de comprar meu Nano 2G e um MicroMemo eu gravava entrevistas em um MP3 Player chinês, daqueles baratinhos, com 1 GB de memória. Quebrava o galho, mas não era a melhor coisa do mundo. O principal problema era a baixa sensibilidade do microfone, que só “pegava” razoavelmente bem sons diretamente í  sua frente e í  curta distância, e tinha a irritante mania de gravar mais o ruí­do (ambiente ou elétrico) que a voz. Daí­ o artigo sobre remoção de ruí­do com o Audacity.

XtremeMac MicroMemo for iPod NanoUsar o MicroMemo é fací­limo: basta plugá-lo no conector que fica embaixo do iPod. Juntos eles parecem uma peça só. O microfone flexí­vel na lateral do MicroMemo pode ser posicionado como for necessário para melhor captar o som, ou removido e substituí­do por qualquer microfone “de verdade”, desde que este tenha um plugue P2. Também há um alto-falante embutido, para ouvir a gravação sem ter que recorrer a fones de ouvido. Entretanto o volume do falante é muito baixo, é melhor usar os fones. Mas você não precisa remover o MicroMemo pra isso: desplugue o microfone, plugue os fones no lugar e mude a chavinha na base do aparelho para a posição Earburds. Mas não esqueça de voltá-la para Mic antes de tentar gravar algo novamente!

Com o aparelho plugado, a tela do iPod passa mostrar um menu chamado Voice Memo, com o tempo de gravação decorrido e as opções Gravar e Cancelar. Durante a gravação as opções mudam para Pausa e Parar e guardar. O controle é feito com a própria click wheel do iPod, e não é necessário instalar nada. Ele é realmente, completamente, plug & play. Ah se todo o hardware fosse assim…

O áudio é gravado no formato WAV e ocupa entre 156 MB e 618 MB de espaço no “disco” do iPod, de acordo com a qualidade: baixa, a 22 Khz e 352 kb/s ou alta, a 44 Khz e 1411 kb/s, respectivamente. A transferência das gravações para o computador não poderia ser mais fácil: plugue o iPod no micro e o iTunes pergunta algo como: “Este iPod contém novas gravações de voz. Quer sincronizá-las agora?”. A qualidade do som é boa, com pouco chiado mesmo em qualidade baixa e volume decente.

O único defeito do MicroMemo é que ele não mostra quanto tempo de gravação resta com o espaço disponí­vel na memória do iPod. Por mais de uma vez errei na conta do espaço livre e ele cortou uma gravação na metade por falta de espaço, sem aviso. Claro que só descobri isso tarde demais. E como ele usa a bateria do iPod, isso reduz sua autonomia, mas tenho certeza de que o impacto é pequeno. Por via das dúvidas, recarregue a bateria do iPod antes de colocá-lo na mochila.

O MicroMemo está disponí­vel em versões para os iPods com ví­deo e para o iPod Nano, primeira ou segunda geração (mais fácil de achar). As opções de cores são um pouco limitadas: preto e prata: se você tem um exclusivo nano vermelho vai ficar com algo destoando. O preço, nos EUA, é justo pelo que ele oferece: US$ 59,95 em qualquer Apple Store ou no site da XtremeMac.

XtremeMac Micro Memo for iPod Nano (2nd generation)
XtremeMac, www.xtrememac.com
US$ 59,95 (EUA)
Nota: 4,5 de 5

Escrito por
do blog
2 comentários
  • Li sobre o microfone para o iPod fabricado pela XtremeMac. Como os dos demais fabricantes, os microfones consomem muita bateria e fica complicado para se gravar várias palestras, por exemplo, pois perde-se muito tempo recarregando o iPod.
    Gostaria de saber se existe algum splitter (dock?) que possa ser usado no iPod que permita plugar o microfone e o carregador ao mesmo tempo.

    Agradeço, antecipadamente, uma resposta.

    Manoel Costa

  • Quero saber aonde comprar esse microfone aqui no Brasil..??
    Obrigado