O que você fez hoje, 19 de janeiro de 2012?
Início » CULTURA DIGITAL » O que você fez hoje, 19 de janeiro de 2012?

O que você fez hoje, 19 de janeiro de 2012?

RESUMO

E, bem, hoje é 19 de janeiro de 2012. O dia que vai ficar na história, para o bem ou para o mal. E você, o que fez hoje?

O que você estava fazendo no dia 19 de janeiro de 2012?

Eu, num dia fora do normal, dormi pouco na noite anterior, peguei um táxi e quase nada de trânsito para o escritório (apesar da vibe pseudo-nacionalista do taxista), editei um post do Nagano, participei de uma reunião de duas horas pra ouvir sobre tecnologias, almocei, escrevi um post sobre o novo aplicativo de livros da Apple, dei conselhos de trabalho para uma amiga, vi que a internet estava dando problemas no final da tarde e voltei pra casa – e quase nada de trânsito de novo.

Cinco minutos depois, um temporal enorme caiu sobre São Paulo. Vi um pouco de TV com o volume alto (culpe a chuva) e liguei o computador na sala para ver que o Megaupload foi tirado do ar por inúmeras acusações de infringir propriedade intelectual e envolvimento em crime organizado.

Diz o comunicado oficial, do Departamento de Justiça dos EUA, em uma tradução livre:

“Sete pessoas e duas corporações foram acusadas nos Estados Unidos de pertencer a uma organização criminal internacional alegadamente responsáveis por pirataria online massiva mundial de diversos tipos de trabalhos protegidos por direitos autorais, por meio do Megaupload.com e outros sites relacionados, gerando mais de US$ 175 milhões em produtos do crime e causando prejuízo de mais de meio bilhão de dólares em prejuízos para os detentores de copyright, anunciaram hoje o Departamento de Justiça dos EUA e o FBI“.

O que dá a entender é que o Megaupload e seu pacote de sites, que envolve também pornografia (nada contra), era um saco de gatos que conseguia retirar dinheiro de incautos usuários que pagavam para mandar arquivos e baixá-los, entre outros golpes e métodos de lavagem de dinheiro (epa, isso é crime mesmo, não?).

De 150 milhões de usuários cadastrados, vai dizer quem nunca ficou tentado a pagar por uma conta “premium” (aham) que permitiria um download mais rápido? Pirataria aqui é só a ponta do iceberg.

A questão é que a operação internacional – Kim Dotcom, dono do Megaupload, mora na Nova Zelândia – deflagrou outra como resposta.

Um dia após os protestos mundiais contra as leis de proteção de direitos autorais SOPA e PIPA nos EUA, é altamente conspiratório pensar na divulgação dessa megaoperação (trocadilho infame…) como um direito de resposta, certo? E aí entram os Anonymous, atacando sites e derrubando páginas por todo o mundo – gravadoras, entidades de proteção aos direitos autorais. Nada contra o que os Anonymous estão fazendo. Só acredito que, nesse caso, retaliar só pode reforçar a munição dos inimigos.

Fato é que as leis de direitos autorais nos EUA são ultrapassadas sim. Já vimos no passado a derrota do Napster, o YouTube remover vídeos com músicas de fundo (outro dia recebi uma notificação por e-mail por conta da música em um vídeo da CES postado aqui no ZTOP) e, bem, os grandões ainda têm o poder econômico (essa teoria da conspiração do TorrentFreak é ótima também).

Seria melhor se o ciberativismo real descobrisse um modo de fazer isso de maneira eficiente (mais Wikileaks, menos sites fora do ar), não apenas derrubando sites – pelo menos é o que diz a minha simples opinião de observador.

E, bem, hoje é 19 de janeiro de 2012. O dia que vai ficar na história, para o bem ou para o mal. E você, o que fez hoje?

Ah sim, pra fechar a noite, estou vendo Megamente na TV (na operadora de televisão a cabo que, por sinal, me prometeu serviços on-demand até o final de 2011, e não cumpriu ainda). Êta filme ruim!

 

Escrito por
Henrique Martin
8 comentários
  • Eu fiquei correndo atrás de trabalho, para gerar dinheiro, para arrumar minhas coisas, e também vi essa história, e o que tenho a dizer sobre ela é: "Todos estamos errados no mundo dos certos"…

  • Henrique, eu até concordo contigo que esse tipo de ação do Anonymous é no mínimo inútil, e provalvelmente prejudicial.

    Mas o que a Wikipedia fez é algo extraordinário. No sentido de espetacular e de fora do comum.

    Mas é parecido com a tal história de não ficar gritando lobo sempre. Perde o impacto. E ninguém fica escandalizado o tempo inteiro.

    ALém disso, o que se tem não é apenas um problema de pirataria. É algo maior, o sistema está errado. Um grupo lobista está, e faz tempo, alterando as leis e prioridades.

    Se trata cópia pirata como se fosse alta prioridade policial. Uma falácia atras da outra.

    E não se vê muito o que possa ser feito.

  • Henrique, apenas corrigindo Kim Dotcom não mora na Nova Zelândia. A mesma não aceitou que ele fosse morar lá por causa do seu passado com a justiça.

  • Vejo a questão do anonymous complicada. Principalmente porque o dono do MegaUpload tem problemas maiores do que a pirataria.

    Ai seria como se um grupo hacker estivesse defendendo um criminoso porque ele da um docinho pra nós.

  • falando primeiramente de pirataria e direitos autorais,
    os "velhos de brasilia" (burocratas e detentores do poder economico) podem não ser eternos, mas eles ditam as regras,
    e eles ainda pensam como no sec.XIX
    um bom exemplo são as empresas de games, que querem inibir o mercado de jogos usados pois eles perdem "zilhões" de dólares – como se eles não já ganhassem outros zilhões.

    enquanto o rock independente e a bandas de technobrega paraenses reiventaram o direito autoral,
    dando CDs para serem pirateados, permitindo que a música "caísse na boca da galera" sem precisar bancar jabá para radialista (e programas de auditório medíocres do nosso brasil varonil) e FATURANDO NOS SHOWS.

    Vc pode até discutir seu gosto musical (mas não deveria, pois gosto é individual)
    mas não pode deixar de eleogiar essa nova forma de faturamento em cima da música.

    Outra forma que vejo para os filmes é a crowdfunding.
    Em que um documentarista (p.ex.) lança uma idéia e pede suporte para a comunidade via sites especializados

    Hoje, os estúdios só querem fazer blockbuster (e meia dúzia de continuações), sempre de olho para conseguir o próximo Michel Telo (na música) ou Harry Potter (nos filmes) – não buscam o faturamento via cauda longa, coisa que a amazon já provou ser possível.

    sobre o megaupload.
    um fechou, tem outra dúzia de sites semelhantes.
    mas vai ter muito site que vai ter que re-organizar sua lista de links.

    e pena que vou ter mudar de site de download.
    O megaupload era um dos poucos que não tinha captcha
    permitia o download automático via jdownloader… ¬¬

  • tem alguma tramoia por ai. Pq n fecharam o rapidshare? visto q é bem mais reconhecido do q o megaupload e outras dezenas de sites de compartilhamento?