MediaTek: três novas tecnologias para smartphone
Início » NOVOS PRODUTOS » MediaTek: três novas tecnologias para smartphone

MediaTek: três novas tecnologias para smartphone

[Computex 2015] A MediaTek é daquelas empresas que não tem medo de mostrar coisa nova ou pesquisa maluca – o que dá uma ótima dica do que vem por aí nas próximas gerações de smartphones.

A fabricante de processadores e chipsets mostrou durante a feira uma nova plataforma (Helio P10) para maior eficiência energética em aparelhos leves e finos (e já compatível com 4G/LTE Categoria 6, o que é legal de ver num fabricante como a MediaTek).

Falei na feira com Russ Mestechkin, diretor de vendas e marketing da companhia para América Latina, e ele me guiou em algumas demos.

1) A câmera que mede seu batimento cardíaco

Em vez de usar um sensor (como a Samsung faz nos Galaxy S5/S6), a MediaTek desenvolveu uma tecnologia para medir batimentos cardíacos usando a câmera do celular. Aqui, em um aparelho de referência e um medidor profissional embaixo para efeito de comparação, dá para ver que a coisa funciona mesmo. P1220988 Além disso, essa tecnologia pode ser usada para medir stress também (e é muito legal).

A demo em vídeo:

https://youtu.be/5JoVFVAGVWk

2) Os sensores que te avisam que um bebê chora

A MediaTek desenvolveu uma tecnologia de sensores que entendem quando um bebê chora (e filtram o ruído ambiente), notificando os pais no smartphone que, bem, seu bebê chora. A ideia é integrar isso a câmeras ou até mesmo brinquedos, complementando o que as babás eletrônicas fazem – de forma muito melhor.
P12209923) O controle de foco e luminosidade da tela: algo já integrado às plataformas atuais da MediaTek (como a Helios P10 e Helios X20), são pequenos detalhes que ajudam um aparelho mais barato (ou intermediário) a agir de forma mais eficiente.

Aqui, eles dizem que o foco integrado das suas câmeras é mais rápido:

https://youtu.be/4kzG-3hS9bk

E uma outra chamada MiraVision SmartScreen que promete maior claridade com menor consumo de energia da tela do smartphone, otimizando automaticamente a iluminação. Aqui, a demo é com um iPhone 6 (!)

P1230007 P1230013

Em tempo: no final do ano, segundo Russ Mestechkin, devemos começar a ver aparelhos com a nova plataforma Helio X20 (referências a Helio Rotemberg, chefão da Positivo – e cliente da MediaTek – são sempre imperdíveis nos papos com Russ).

A Helio X20 é a primeira plataforma de chipsets premium da MediaTek e, curiosamente, inclui um processador de dez núcleos divididos em três áreas (clusters) – que se dividem no uso de apps para otimizar desempenho e consumo de bateria. “Pensa numa marcha de carro. Você troca de marcha para economizar combustível. Teve uma época que carros tinham duas ou três marchas. Hoje tem cinco, seis. O mesmo vale pro Helio X20”, explicou Russ.
P1220994

 

Sobre mercado brasileiro, o executivo da MediaTek se mostrou preocupado com a economia brasileira – e seu mercado de eletrônicos atrelado ao dólar -, mas comentou que tem visto com bons olhos o sucesso de empresas locais de smartphones (como a Positivo no Brasil), que tendem a crescer em momentos de crise. Dedos cruzados, Russ! 🙂

Disclaimer: ZTOP cobre a Computex 2015 Taipei a convite da Asus Brasil. Fotos e opiniões são nossas. 

 

Escrito por
Henrique Martin