Livre-se do U3 de uma vez por todas
Início » HARDWARE » Livre-se do U3 de uma vez por todas

Livre-se do U3 de uma vez por todas

Pendrives equipados com a tecnologia “U3” pareciam ser a grande promessa para 2006. Basicamente, são pendrives comuns equipados com software (o U3 Launchpad) que permite proteger arquivos com senha, executar programas diretamente do drive e afins. Infelizmente, o programinha é, com o perdão da expressão, um pé no saco.

O pendrive aparece para o sistema como dois “discos”, um disco USB (F:) e um “CD de áudio” com apenas uma trilha (G:).  A primeira encheção de saco é o iTunes, Windows Media Player ou software que o valha sempre querer abrir para “tocar” esse CD de áudio. OK, dá pra desabilitar o autorun, mas aí­ você perde esse recurso para os CDs legí­timos de sua coleção.

A segunda encheção é o U3 Launchpad, que tenta rodar automaticamente sempre que o drive é plugado ao micro. No Vista isso gera um aviso do Windows Defender. No meu notebook com XP, quem reclama é o Kaspersky. Ambos acham que o Launchpad é um spyware ou malware do tipo “hidden install” e bloqueiam a execução.

Só isso já era o suficiente para me fazer ter vontade de me livrar do U3 e transformar meu pendrive “inteligente” de volta em um pendrive “conveniente”. Mas como? Com um utilitário que a própria U3 oferece, mas por razões óbvias não divulga. Faça backup de todos os dados importantes no pendrive (ele será formatado), rode o programinha e… pronto! Problema resolvido!

E se, por acaso, depois disso você tiver uma vontade incontrolável de rodar programas a partir do pendrive, experimente as PortableApps. Software Open Source, de qualidade, preparado pra rodar em um pendrive sem encheção de saco. Tem até um conjunto com suí­te Office completa que cabe em um drive de 512 MB!

Escrito por
do blog
40 comentários
  • oi, e após vc retirar o u3, o pendrive fica mais rápido ou libera mais espaço além dos 2 gb?
    pq senão compensa comprar um pen drive sem u3 mesmo né!

  • Oi Vanessa,

    O U3 ocupa cerca de 30 MB dos 2 GB de espaço no pendrive, e não influencia na velocidade de acesso aos arquivos gravados. O tempo necessário para poder acessar os dados logo após plugar o pendrive no micro cai, já que não é necessário esperar o U3 Launcher iniciar.

    Sim, não faz sentido comprar um drive com U3 só pra tirar o U3. A não ser que, como aconteceu comigo, você encontre eles MUITO mais baratos do que um Pendrive simples 🙂

  • Mas depois de remover o software U3 tem como instalar ele de novo?

  • Informações retiradas do site u3.com, acho que pode auxiliar as pessoas que estão com dúvidas.

    ————————————–

    How can I prevent the U3 Launchpad from running automatically?

    To turn off the U3 Launchpad autorun click on Settings and then select U3 Launchpad Settings. In the U3 Launchpad Settings window click on the Autorun tab on the left and then click the Disable Autorun button.

    If the U3 Launchpad version on your U3 smart drive does not support this feature you can upgrade to the latest version of the U3 Launchpad. Click here to learn how to check for updates to the U3 Launchpad.

    If you do not want to upgrade the U3 Launchpad or the flash drive manufacturer does not provide an upgrade for your drive yet, you can use one of the following methods to disable the U3 Launchpad from autoruning:

    1) Hold down the shift key while inserting the smart drive. Keep holding the shift key until Windows plays the sound which indicates that a USB device has started. Now you can use the U3 smart drive as a normal USB mass storage device. To start the Launchpad after suppressing it, open MY Computer and double-click LaunchU3.exe from your U3 smart drive.

    2) To permanently disable the U3 Launchpad from autorunning you must edit the registry of your PC. Please refer to this Microsoft Knowledge Base article for instructions: KBID 155217. Please note that this will disable other programs to autorun from a CD-ROM (e.g. Installation programs that automatically run when you insert a CD-ROM in your computer).

  • Prezado Rigues,

    Eu tenho um pen drive 2GB da Kingston com U3. Caso eu desinstale o U3, como demonstrado por vc eu poderia depois então utilizar os softwares PortableApps?

  • Bruno,

    Se você se refere aos aplicativos do PortableApps.com, pode desinstalar o U3 sem medo. Embora o objetivo (rodar aplicativos a partir do Pendrive) seja o mesmo, a tecnologia usada é bastante diferente. Os aplicativos PortableApps rodam em qualquer pendrive, U3 ou não. Aliás, uso o Portable Firefox no meu Sandisk Cruzer Mini 512 MB sem U3.

  • Rigues,
    O direito de não gostar do U3 é seu, mas contive meu impulso inicial de deleta-lo do meu pendrive de 2G e, após instalar o Firefox para U3, com todos os meus sites favoritos, o e-mail Thunderbird para U3 com todos os meus enderços de contacto, e o protetor de senhas da Pass2Go, tudo grátis, que me proporciona em qualquer computador, inclusive os tão mexidos das Lan Houses, uma completa proteção para acessar minha correspondência e sites preferidos, sem o risco de deixar senhas para trás, etc., passei a considera-lo uma joia preciosa. Como profissional que faz uso da internet em computadores distintos, a autonomia que esses programas me proporcionam vale, sem dúvida nenhuma, os 30MB que ocupam no dispositivo.

  • Comprei recentemente um Pendrive da Super Talent que não é um U3, a pergunta é o seguinte: tem como instalar algum programa que simule a tecnologia U3?

    Não é simplesmene instalar um browser, um editor de texto, etc, mas que tenha uma menu e que eu possa colocar senha, etc.

    EXISTE ESSA POSSIBILIDAE? Ajuda-me por favor.

    R: Infelizmente não conheço nenhuma outra tecnologia de criptografia para proteger os dados com senha no Pendrive. Um usuário do site PortableApps.com (que uso como alternativa ao U3) mencionou algo do tipo usando um programinha chamado TrueCrypt em conjunto com o PStart (o menu das PortableApps) e uma configuração customizada, mas não postou detalhes suficientes para que alguém possa tentar reproduzir a solução.

  • Rigues, como eu faço pra fazer back-up do sistema do pen drive pra poder formatar com segurança? Na verdade, eu tenho um mp3 player e coloquei um arquivo que estava corrompido e agora não consigo tirar ele de lá de jeito nenhum.

    R: Deixa eu ver se entendi… você tem um MP3 Player que usa como Pendrive, certo? Eu tenho um MP4 chinês, um Foston (FS-58), e ele não armazena nada relativo ao sistema operacional na área visível como pendrive. O firmware fica em uma memória Flash separada, inacessível, portanto posso formatar a porção pendrive sem medo de danificar algo ou ter de fazer backup. Teoricamente a maioria dos players deve funcionar assim. Colocar o firmware em uma porção visível para o usuário é arriscado (e gera chamadas de suporte demais).

  • Concordo com Carlos Coutinho, tenho um u3 2gb da kingston e acho muito bom. Recomendo a todos. Não concordo em nada com essa publicação.

  • tive um problema esses dias com o meu U3.
    o U3 sempre roda antes de deixar acessar o outro driver certo??!!!
    fui utilizar na faculdade e atualizaram o sistema e o controle de acesso, o U3 nao conseguiu rodar e assim nao apareceu o outro drive, tem como desativar o U3 e continuar usando o outro drive sem precisar formatar?

  • Bom dia

    Tenho um pendrive U3 2GB…..e hj eu simples/e nao estou conseguindo visualizar os arquivos q tenho através do windows explorer.

    Qdo consulto o espaço utilizado consta 1.1 utilizado…e real/e é isso, mas não consigo acessar. O q eu faço?

    Obrigado

  • Saudações.
    Apesar de tb não gostar do U3 launchpad, me tire uma dúvida. Existe outro programa para gerenciar os portables apps dentro do pendrive? Que simule o mesmo “menu iniciar” do U3 Launchpad? Já testei o PortableApps, mas não gostei dele.

  • Tinha um sanDisk de 1GB que quebrou logo após eu finalmente conseguir abri-lo no meu Note com o lamentável ME. Comprei então o SanDisk de 4GB (não consigo ler o Kingstone tb), já que havia conseguido ler o de 1GB, mas, o meu ME não aceitou (será problema com o U3?), não sei mais o que fazer. Tenho um compac presario 1200 com Windows 2000 ME.

  • Alex, você consegue usar pendrives com capacidade MENOR nesse micro? E esse pendrive de 4 GB, funciona em um computador com um sistema operacional mais recente? (Windows XP, Vista, Mac OS X ou Linux 2.6).

    * Se você respondeu SIM para as duas perguntas, a culpa é do ME que não enxerga pendrives de alta capacidade. Troque o sistema operacional.
    * Se você respondeu NÃO para a primeira e SIM para a segunda, provavelmente você tem uma porta USB queimada no micro. Tente outra porta, ou instale uma plaquinha USB interna.
    * Se você respondeu NÃO para a segunda, teu pendrive de 4 GB está com problemas. Toca pra loja.

    E nunca custa perguntar: você instalou os drivers que vieram junto com o Pendrive?

  • Comprei um pen drive Sandisk Cruzer micro 4GB

    Desejo instalar uma plataforma que me proporcione instalar os programas que uso.
    MSWorks, Photostudio 2000, Photoprinter 2000, etc.
    Tentei o Mojopac Trial, conseguir instalar alguns, mas não consegui o MSWorks exatamente o mais importante, por ser um software integrado, com tudo que necessito.
    Me ajude

  • Marcos,

    Infelizmente não conheço nenhuma forma de instalar o MSWorks em um Pendrive. Durante a instalação, muitos programas (especialmente os da Microsoft) “espalham” arquivos e itens de configuração por várias partes da máquina, além do diretório de destino para a instalação (no caso, o pendrive).

    Ou seja, mesmo que você mandar instalar o Works no pendrive, assim que você colocá-lo em outra máquina ele deixa de funcionar, porque partes do programa (DLLs, chaves de registro) estão espalhadas por vários diretórios da máquina onde o pendrive estava plugado quando o programa foi instalado.

    É por isso que são necessárias versões especiais (como os aplicativos U3 e as PortableApps) dos programas para que eles rodem direto do Pendrive.

  • Rigues,
    Estou pesquisando se consigo utilizar estas tecnologias (U3 ou portable apps) em um HD externo, de 80 Gb (conectado via USB também), ao invés de um pendrive. Você pode me informar se é possível esta forma de utilização?

  • Mario,

    Nunca tentei isso, nem nunca vi ninguem comentando idéia parecida. A princípio deve funcionar exatamente como num pendrive, mas a melhor forma de saber é baixar o instalador do PortableApps e tentar. O pior que pode acontecer é não dar certo.

  • Rafael,

    putz, muito obrigada por esse coluna. Meu chefe estava louco da vida e pronto para comprar outro pen drive porque o bendito não rodava no notebook dele de jeito nenhum. Pesquisei “launchU3.exe san disk” no google e sua coluna foi o primeiro resultado (aliás, belo trabalho com o google, ser o primeiro não é fácil, imagino). Li e imediatamente desinstalei o U3. Até porque meu chefe sequer sabia dessa funcionalidade do pen drive dele.

    Fiquei até interessada em passar a usar o Firefox no meu pen drive para poder ter acesso às minhas configurações todas aqui no trabalho. Falar nisso, você sabe onde posso baixar o arquivo de instalação da barra do Google para Firefox sem ser aquela instalação on line (aqui no trabalho ela não roda…). Sei que não tem nada a ver com o assunto, mas não custa tentar.

    Obrigada,

    Camila.

  • Mário,

    eu tenho um HD de notebook de 40GB com várias PortApps e vários programas que não necessitam instalação ou não se espalham pelo HD fixo. Utilizo o PStart para chamá-los. Já tive um HD de 80GB mas deu problema com a alimentação via USB (era muito guloso, foi internado dentro no meu desktop em casa).

    Na teoria, se você consegue utilizar um HD externo para armazenar dados, ele deve servir para rodar aplicativos que não dependam de dados espalhados.

    Eis uma lista do que tenho no PStart:

    – Total Commander (Gerenciador de arquivos, entre outras coisas)
    – xMate (Gerenciador de projetos)
    – PuTTY (Telnet)
    – SQLDeveloper (Ferramenta para banco de dados)
    – Winamp (Mulimedia player)
    – MPlayer (Mulimedia player)
    – VLC (Mulimedia player)
    – OpenOffice (Suíte Office)
    – Firefox (Browser)
    – Miranda (Internet messenger com MSN, Yahoo, AIM, IRC e outros)
    – Gaim (Internet messenger com MSN, Yahoo, AIM, IRC e outros)
    – GIMP (Editor de imagens)
    – NVU (Editor de páginas Web)
    РPMeter (R̩gua para medir pixels na tela)
    – ClamWin (Anti-vírus)
    – 7-Zip (Compactador)
    – DTaskManager (Gerenciador de processos do Windows)
    – FoxIt Reader (PDF reader)
    – Sumatra (PDF reader)

  • Por favor, se alguém puder me ajudar… Comprei um pendrive Kingston DT 4GB. Quando tento copiar para ele um volume de dados da ordem de 1 GB, ao longo do processo em algum momento recebo uma mensagem do Windows “Cannot copy (nome do arquivo): cannot find the specified file. Make sure you specify the correct path and file name”. Isso ocorre em várias máquinas, onde um Data Traveler de 1GB funcionava com perfeição. Detalhe, esse pendrive de 4 GB já é o segundo que dá esse problema, troquei para tentar resolver e o problema continua.

  • Quando houver uma nova tecnologia que realmente possa instalar programas iguais aos do Windows, com seus instaladores usuais, e sem necessidade de ser administrador, por favor publique. Programas como Windows Media, VobSub (legendas), o HotSync da Palm e até mesmo o do imposto de renda seriam muito úteis.

  • Galera,

    Comprei um pendrive da kingston de 4GB. Aquele branco e roxo… o mais barato.

    Gostaria de saber se existe algum software que eu possa instalar nele e utilizar uma parte desse espaço com uma senha para guardar arquivos protegidos.

    O Kingston Datatraveller 2 já possui um software para isso, porém o meu é o Datatraveller 1 e não tem.

    Abraços,
    Arne

  • O meu pen drive nao veio com o U3, mas eu quero instalar. Tem como? O programa da scankdisk nao serve. Fico grato se me informar.

  • Então, resumindo, a tecnologia U3 não serve para absolutamente nada, correto?

    Tenho um KingSton 1Gb aonde uso [satisfeito] a um bom tempo o PStart.

    Fora os programas encontrados no portableapps.com, existem também uma série de outros programas ‘alternativos’ que foram ‘alternativados’ para serem ‘portable version’. Como por exemplo, Adobe Photoshop cs3, Macromedia DreamWare 8, Nero, IsoBuster.

    Bem como também tem uma pancada de Softwares que se você não tiver preguiça, pode testar move-los para a sua pendrive e executa-los, e verificar se necessitam de alguma dll, ou de alguma outra configuração mais complexa.

    Concluo então que a tecnologia u3 é completamente dispensável, apenas encarece o produto bem como diminui sua capacidade de armazenamento.

    Meu PStart:

    ChessGenius
    Novel Mines
    Biblia Sagrada
    Iso Buster
    Nero
    Virtual Dimension
    Miranda IM
    LeechFTP
    Everest Ultimate Edition 2007
    Revelation
    WinHex
    DiskData
    KeePass Portable
    PuTTy Portable
    Handy Recovery
    DTaskManager [valeu CFSpinelli, quebra galhos mais rápido que o da SysInternals]
    AutoIt3
    SciTE
    SysInternals AutoStart
    SysInternals Process Explorer
    SysInternals TCP/UDP endpoint Viewer
    SysInternals System defragmenter
    SysInternals Portmon/EE
    SysInternals Disk Monitor
    SysInternals Process Monitor
    SysInternals File System Monitor
    SysInternals Registry Monitor
    Merlin HijackThis
    [aceito sugestões]

    Já da para ir para guerra!

  • Ícaro,

    Se seu pendrive não veio com o U3 de fábrica, não há como instalá-lo. A alternativa são as PortableApps.

  • Francisco, ensine o caminho das pedras para os programas “alternativados”…

    Valeu!!!

  • Cara gostei dessa tua ajuda sobre os pendrivers mas tipo eu axei um blog q diz q tem varios arquivos pra download como office xp, corel, pagemaker etc, tudo pra pendrive, sera q isso existe mesmo? ou eh somente programas com virus (trojans etc). Concordo q programas da micro$oft espalham diversos arquivos pelo hd, entao por isso nao tive coragem de testar esses programas ae citados, mas ate gostaria se eles realmente funcionam em pendrive, dava pra vc dar uma “verificada” nesses programas, nao todos logico, mas o office xp eh uma boa…
    Brigado pela atencao mano, espero q vc me ajude com essas duvidas tendo em vista q vc possue mais recursos q eu indiscutivelmente.

  • Giu,

    Não existem versões oficiais destes programas para pendrives, isso cheira a golpe e/ou pirataria, evite. Fique com os programas já conhecidos e testados do portableapps.com ou u3.com, nesses dá pra confiar.

  • Rafael,

    Exclui o U3 do meu pendrive com o programa que vc passou lá em cima. mas tmb acabou indo embora aquela “partição” virtual que ele cria. Tentei instalar o programa PortableApps mas ele na cria a nova diat partição, o que faço para voltar tudo ao normal com o U3 ou com o PortableApps ?

  • Respondendo a pergunta do Adelson Carvalho (Feb 24th, 2007 at 5:42 pm). Já utilizo a algum tempo no meu pendrive de 1GB da kingston o programa Pensave (www.pensave.com.br) para proteger o conteúdo que não quero compartilhar com outras pessoas. Até o momento está me atendendo bem.

  • Ganhei um pen drive da Kingston de 2 GB, mas ainda não usei, só o acessei pra ver o que tinha dentro, já que meu pai o utilisou antes. Além de um DOC que apaguei, encontrei o “talzinho” aí sobre o qual vocês têm falado há vários posts. Li todos pra conhecer melhor ele e as altenativas.
    Antes disso, no suporte ao meu PC* (no final, após asterisco, exponho o problema e se alguém tiver souber como resolver, já aproveito este post pra passar o que está havendo) adquirido há pouíssimos meses, citei esse programa cujo nome memorizei pra perguntar ao técnico e ele desconhecia do que se tratava, mas disse que eu podia apagar, pq pen drives não dependem de programa p/ funcionar, justificativa única dele. Estava bem mal informado sobre o U3, mas passarei este site aqui pra ele, quando possível.
    Perguntas:
    1) posso simplesmente apagar os arquivos do U3 que vieram nele? Isso não compromete seu uso normal? Pareceu-me que não, mas eu prefiro confirmar.
    2) alguém poderia dar uma descrição de como funciona o PortableApps? Seu uso é apenas pra fazer funcionar algum programa sem precisar instalá-lo na máquina e carregar dados pessoais (Conforme escreveu Carlos Coutinho: “O direito de não gostar do U3 é seu, mas contive meu impulso inicial de deleta-lo do meu pendrive de 2G e, após instalar o Firefox para U3, com todos os meus sites favoritos, o e-mail Thunderbird para U3 com todos os meus enderços de contacto, e o protetor de senhas da Pass2Go, tudo grátis, que me proporciona em qualquer computador, inclusive os tão mexidos das Lan Houses, uma completa proteção para acessar minha correspondência e sites preferidos, sem o risco de deixar senhas para trás, etc., passei a considera-lo uma joia preciosa. (…)” que, não ficou claro, seria proporcionado pelo Portable Firefox. Para ele funcionar, é preciso ter o U3 no pen drive?
    3) e pra finalizar o excesso que já estou cometendo aqui, posso pedir uma explicação sobre como funciona o U3? Após o executarmos, basta começar a usar o programa através do pen drive ou há algum passo a mais do que simples auto-run e abertura do programa que queremos usar? E, como se falou em chaves de registro gravadas no HD, só levando o executável do programa que queremos usar pro pen drive ele não pedirá alguma chave do arquivo de instalação? Ou seja, como proceder na cópia do programa pra não haver falta de arquivo fundamental que vem no arquivo de instalação (setup)?

    Obrigada,

    Sandra (Brasília)

    *Nero não mostra dados anteriormente gravados, em vários Cds finalizados e não finalizados, enquanto, em outras máquinas, isso é mostrado na mesma versão do Vista, inclusive no XP, tudo normal. Conclusão: problema é no meu PC, mas qual é o problema?)

  • RESPOSTA DO SUPORTE TÉCNICO DA KINGSTON QUE CHEGOU AGORA SOBRE SE EU PODERIA SIMPLESMENTE APAGAR O U3 DO PEN DRIVE:

    “Prezada Sandra,

    Este modelo de pen drive, possui duas partições, uma onde ficam armazenados os programas para o funcionamento do mesmo (ex. launchU3.exe ) e outra partição utilizada para gravar dados, que é a qual você deverá trabalhar. Neste caso, acredito que você não conseguirá alterar ou apagar a primeira partição. De qualquer forma, não aconselhamos apagar nenhum arquivo desta partição, pois o seu pen drive poderá parar de funcionar. Este modelo de pen drive foi desenvolvido para esta finalidade. Caso não queira utilizá-lo com programas, basta utilizá-lo normalmente para gravar dados. Pois mesmo se fosse possível apagar este programa, não iria aumentar a capacidade de armazenamento.

    Espero ter entendido sua dúvida e ter ajudado.

    Atenciosamente,

    Marcelo Oliveira
    Suporte Kingston Brasil”

  • galera meu pedido eh um pouco diferente do q se refere a materia
    tenho um
    SanDisk Cruzer Micro de 2 GB SDCZ4-2048, e recentemente ele “travava” o pc e nao funcionava….em nenhum pc
    eu resetei ele igualmente se faz com mp3 players q n funcionam( ou seja provoquei um curto na memoria dele)…bom o pendrive voltou a funcionar, mas como todo dispositivo ele precisa de um firmware, pois o pc reconhece q tem um dispositivo, e q esta funcionando perfeitamente, mas sem o firmware, eh como ele tivesse 0byte de espaço disponivel, ou seja, eu preciso de alguem q tenha esse firmware e o programa necessario, para instala-lo no pendrive
    agradeço a atenção de todos e aguardo alguma alma caridosa q possa resolver esse meu problema.
    obrigado
    Fábio

  • Amigo…. valeu pela dica cara….. eu estava meio por fora do que seria o U3 e pesquisando achei vc e consegui entender….. agora mesmo estou baixando o PortableApps para testar…… tenho 3 pen drives cada um de 4Gb, mas nenhum deles de marca aparente….. todos porqueiras que se compra baratao e dizem que utiliza sistema samsung…… vamos ver oq acontece rsrsrsrs………

    De qualquer forma valeu….. assim, não crio muitas expectativa em comprar um qualquer (não importa a marca) com U3.

  • Muito obrigado pensei que tinha perdido meu pen mas era aquele programinha `PE NO SACO´ que estava dando pau valeu mesmo….

  • Tenho um Sandisk Cruzer mini 4Gb, tentei remover por formatação mas, de algum jeito, perdi o firmware. Se alguém puder copiar um e disponibilizar agradeço.