LG GM600: Ginga existe no celular
Início » NOVOS PRODUTOS » Celulares » LG GM600: Ginga existe no celular

LG GM600: Ginga existe no celular

RESUMO

A LG mostrou seu novo celular GM600, com receptor 1-seg integrado e recursos de interatividade relacionados à programação da TV. O primeiro programa vem da TV Globo e fala da Copa do Mundo.

Tem momentos na vida de jornalista (e cético) que são históricos, e hoje foi um dia desses: depois de anos ouvindo promessas e mais promessas sobre interatividade em TV digital, a LG mostrou que a coisa realmente funciona no novo celular GM600, com receptor 1-seg integrado. Um aplicativo da TV Globo com informações sobre a Copa do Mundo vai mover toda essa “interatividade” no começo.

Nas configurações, o GM600 traz uma tela de 3 polegadas sensível ao toque, câmera de 3,2 megapixels, interface 3D (como a do Arena/New Chocolate), Bluetooth, suporte a vídeos em formato DivX e som Dolby Mobile, além de permitir gravar até 10 horas de programação. Seu preço sugerido é de R$ 699 (desbloqueado; operadoras devem ter bons pacotes para esse aparelho). Não, não tem 3G, antes que perguntem.

Deixando configurações de lado, o lance da interatividade é o seguinte: se o programa tiver algo compatível, aparece um símbolo de “i” na tela informando (para ninguém estranhar, as telas seguintes foram capturadas hoje de manhã, durante uma transmissão de programas infantis, a título de testes):

Se já tiver o aplicativo instalado, ótimo. Caso contrário, faça o download. É a emissora que envia o aplicativo (e não a operadora ou fabricante do celular). Essa é a tela inicial do aplicativo Copa do Mundo 2010 da Rede Globo:

Três opções do aplicativo são gratuitas: jogos, classificação e escalação. Como o GM600 é touchscreen, você arrasta uma tabela para o lado para ver a próxima – uma boa ideia de usabilidade:

A opção “Enquete” depende de tráfego de dados. E a “SMS da Copa”, pagamento pelo envio de mensagens relacionadas ao tema principal. Diz a Globo que o aplicativo da Copa vai se tornar o guia do Brasileirão 2010 na sequência. E que, sim, mostrou esse programa interativo para vários fabricantes, mas que a LG foi mais rápida no gatilho. Do mesmo modo, a LG afirma que outras emissoras devem lançar em breve seus aplicativos, e que podemos esperar um futuro cheio de coisas integradas – alguém aí falou TV (aquela grande, da sala, de tela plana) com celular?

Em tempo: em nenhum momento a LG (ou a Globo) falou no termo “Ginga”. Só em “interatividade”. Tão certos.

Já pedi um GM600 para testes. Aguardo ansiosamente.

Escrito por
Henrique Martin
22 comentários
  • Aee! Dragon Ball Z foi um belíssimo jeito de estrear o sistema. Eu estranharia se não fosse DBZ. Akira Toriyama MANDA.

  • putz … se é pra me fazer de beta tester de aplicações estúpidas teriam que me dar de graça…

    • o celular é bom (flash xenon e tal), mas não vai dar nome pra filho do mesmo jeito que grafou o nome da marca. 😉

  • Bem melhor que o que as viúvas do DMB teriam se tivessem ganhado…

    Tem um ticker (scroll de notícias) no aplicativo ou é impressão?
    E qual era o palpite dos desenvolvedores pro grupo do Brasil? (já tinha o campeão da copa?)

    E TV com celular? Não é mais fácil integrar com o roteador?
    (a minha é cabeada, mas tem um adaptador wireless opcional)
    Normalmente só usam pra widgets bobos (YouTube a 360p com bitrate baixo na TV? não, obrigado), salvo a linha nova da Panasonic com Skype (ligando webcam na USB vai com vídeo, nada mal).

  • Henrique eu só não entendi uma coisa. Se eu comprar o aparelho em loja de varejo é bem provável que ele não venha com o Ginga mobile. Como que eu faço então para enserir o programa no GM600. Ou seja eu tenho que entrar em contato com a Globo?

    Dese já uma grande abraço.

    • Francisco,

      O ginga é gratuito, não tem nada a ver com a Globo, é o middleware que permite ao celular interpretar os aplicativos que estão sendo transmitidos junto com a programação.

      O que a globo fez, assim como várias outras emissoras, foi apenas transmitir um aplicativo junto com a programação.

      E o que a lg fez foi embarcar o middleware(Ginga – Software Livre), já existente em alguns conversores, em um celular.

      Estes aplicativos podem ser transmitidos por qualquer emissora de TV através do canal aberto de TV digital, basta ela ter os equipamentos(carrossel de dados, etc..)

      []’s

  • meu GM600 quando eu recebo uma ligação a voz da pessoa sai totalmente distorcida e quem está ligando me ouve normal… mas quando eu ligo sai normal pra ambos. Alguém sabe se é defeito ou configuração?

  • Eu não estou conseguindo baixar minhas fotos para o computador, só quando eu coloco modo de armazenamento é que consigo baixar, mais não consigo assistir os videos, alguém pode me ajudar, obrigada.

  • Pois eu não posso dizer o mesmo, pois comprei o celular LG SCARLETT GM600, e com 28 dias deu defeito. não conseguia ouvir nada a não ser pelo fone de ouvido, liguei para assistência e me informara que só tinha em São Paulo, eu moro no Rio de Janeiro, tive que fazer uma postagem, foi feito, apois a data estipulada do concerto eu liguei e me informara que a pesça era dificel de se encontrar so sei que depois de mais de 60 dias recebi de volta, e agora passando 70 dias deu o mesmo defeito. E agora?

  • não consigo ver os video,existe algum aplicativo disponivel p/baixar

  • meu Deus….resolvi comprar o celular…ainda nao vi rsrs mas tava tao baratinho que eu nao resisti.rs mas até agora nao sei se ele é bom ou ruim…cada um fala uma coisa…gosto é = cotovelo mesmo rsrsrsr mas de uma coisa eu tenho certeza, celular bom é sony ou nokia e ponto final! (.)