Facebook? Não, Meta | Windows XP | Techtubers 21
Início » NEWSLETTER » Facebook? Não, Meta | Windows XP | Techtubers 21

Facebook? Não, Meta | Windows XP | Techtubers 21

RESUMO

Edição enviada em 29 de outubro de 2021 aos assinantes da INTERFACES NEWSLETTER. Assine e receba toda sexta de manhã.

Bom dia! Semana lenta, todo mundo se preparando para Black Friday. Pelo menos tem Techtubers novo saindo do forno. Tem umas mudanças em teste aqui, não estranhem – boa leitura e até semana que vem 😉

ELETRÔNICOS DE CONSUMO

SEM LIMITE

A Sony Mobile conseguiu aquilo que todo fabricante de smartphone sonha: em colocar um sensor grande de câmera de adulto em um telefone. O Xperia Pro I (US$ 1.800) foi anunciado esta semana e usa o mesmo sensor de 1 polegada da câmera (e objeto de desejo nosso) RX100 VII. O smartphone é voltado para ricos, vloggers e entusiastas da fotografia (com um monte de acessórios, incluindo tripé e tela externa) dispostos a gastar tanto dinheiro em algo que cabe no bolso.

Câmera é o centro das atenções no Xperia Pro I, que não virá para o Brasil – afinal, Sony se foi (Sony/Divulgação)

NATAL VEM AÍ

Uma boa indicação de presentes ligados ao K-pop, mas não deve ser fácil de achar por aqui. Tem também um smartwatch da OnePlus com tema de Harry Potter.

PRO DE VERDADE

O novo MacBook Pro visto por um fotógrafo profissional que consegue tirar o máximo dos novo processador M1 Max. Vale mais que 30 reviews de youtubers de tecnologia.

Falando em Apple, o mundo real descobriu que os Macbooks Pro não lidam muito bem com software que ocupa o topo da tela, interrompido pelo notch/franja. Tem solução? Sim. Também temos novos rumores sobre a próxima geração dos MacBook Air previstos para 2022, cortesia de Jon Prosser.

ZUMBI

Já que é tempo de Halloween, a Palm volta a dar sinais de vida, agora com os fones Buds Pro, com cancelamento de ruído e promessa de graves fortes. O pessoal do Verge fez um mini documentário sobre a Handspring, empresa visionária que inventou o smartphone antes de todo mundo e foi engolida pela Palm. Que foi engolida pela HP, pela LG…

Fones Palm: agora todo mundo MESMO tem fones wireless (Palm/Divulgação)

PEDRAS DO INFINITO

Todo mundo quer um pedaço da LG no mercado de smartphones brasileiro. Depois da realme, Nokia e TCL dando passos cuidadosos, agora é a vez da Infinix chegar ao país, em parceria com a Positivo Tecnologia.

Mais uma marca na briga pelo mercado intermediário deixado pela LG (Infinix/Divulgação)


ÁREA CINZA

Uma boa reportagem na Folha de S.Paulo para falar sobre o mercado cinza de smartphones. Ou um ótimo pretexto para a Positivo falar da marca nova e desbancar o concorrente?

NO FUTURO TEREMOS SMARTPHONES COM O NOME COMPLETO DE D. PEDRO I

Xiaomi 11 Lite 5G NE é o nome (super fácil de lembrar) do novo smartphone 5G da marca no Brasil, que também lançou seu primeiro tablet por aqui.

Fez a gente lembrar do Samsung Galaxy Grand 2 Duos TV (sim, existiu).

FUTURO DO PRETÉRITO

2021 e o Google, com o Android 12 L, volta a pensar em um sistema operacional que possa ser usado também em tablets (ou melhor, smartphones dobráveis de tela grande).

ANTES DE COMPRAR

Pense Bem é o nome do novo videoporteiro da TecToy, que nada tem a ver com o brinquedo pseudo-tech dos anos 80.

VIVA O USB-C

Os novos Amazon Kindle começaram a ser vendidos, e as primeiras críticas seguem confirmando que é nosso modelo favorito, agora com tela maior – mas que a versão Signature Edition, com mais armazenamento, é melhor para quem ouve muitos audiolivros.

MAIS RÁPIDO

A Intel anunciou sua 12a geração de processadores Core, com mais núcleos, velocidade e até fabricante de hardware brasileiro dizendo que lança produto já em novembro.

TECHTUBERS 2021

O relatório Techtubers 2021, produzido pela equipe de inteligência da Interfaces e pela Novelo, traz dados inéditos sobre o mercado brasileiro de criadores de tecnologia no YouTube nos primeiros seis meses do ano.

Também faz um levantamento sobre a criação – temas, produtos – de conteúdo no período, e traz um ranking com os 20 principais nomes que, seguindo nossa metodologia única, são os mais importantes no Brasil. Para comprar, fale com a gente (ou responda a este email).

Números, números, números e análise aprofundada sobre o cenário tech do YouTube (Techtubers/Reprodução)

CULTURA DIGITAL

DIGITAL & ALTERADO

A Adobe mostrou suas grandes novidades para o futuro do Photoshop (e demais programas de foto, vídeo e arte) – destaques para o Project Morpheus, para criar deepfakes usando redes neurais para processar o vídeo, e para o Project In Between, que cria animações de fotos estáticas (preenchendo espaços e gerando imagens sem que elas existam).

ALTERADO & CORPORATIVO

Rephrase.ai, startup indiana, criou um sistema de gerar deepfakes e quer vender para corporações. Se tem CEO robótico, nada mais correto do que substituir sua aparência pública por um vídeo falsificado.

BATEU A META

O novo nome da empresa Facebook é Meta.

Nada muda na estrutura corporativa, mas ela passa a ter um foco maior na coisa toda do metaverso – ou a internet dos ricos de amanhã. As redes seguem com seus nomes originais – Facebook, Instagram, WhatsApp, em uma unidade de negócios de apps e a meta de se descolar de Zuckerberg (não vai colar).

A outra unidade é a de hardware de realidade virtual (Oculus e afins), com muito investimento no metaverso. Os produtos da Oculus passam a ter o nome Meta também.

Empresas globais costumam pagar alguma consultoria para ver se o nome não ofende ou pode virar alvo de piadinhas em algum lugar do planeta. O Twitter está cheio de exemplos em português mesmo (até vimos alguém dizer que em hebraico meta significa morte, o que não confere). Meio óbvio esperar brasileiros tirando sarro do nome.

Entendemos a troca de nome da empresa-mãe para algo que Mark Zuckerberg quer para o futuro. Mas mudar uma marca não significa esquecer todos os problemas do passado (e presente).

A gente não vai deixar para trás todo o mal que o Facebook (e as outras redes sociais) causaram ao mundo com desinformação e propagação do discurso de ódio alimentado pelo algoritmo, e o que acontece agora é só uma isca para chamar atenção. Ou melhor, desviar atenção. Como foi neste texto quase até agora. Nada contra o metaverso. Mas seria legal (e consciente) ser um metaverso sem a influência negativa do Facebook, quer dizer, Meta.

Alguém já foi atrás do pessoal que fez o Second Life para ver o que eles acham da Meta?

PAPELADA

Mais uma semana, mais denúncias contra o descontrole do Facebook – agora foram os Facebook Papers, sequência dos vazamentos de Frances Haugen. Os documentos dizem, entre outras coisas, que o emoji de raiva ajudou a engajar ódio na rede, que sumir com o feed de notícias aumentou o lucro do Facebook e muito mais.

Tem destaques no Nieman Lab, para quem tiver interesse.

O PROBLEMA

Nossa musa Kara Swisher deu uma entrevista para falar sobre Mark Zuckerberg, com grandes conclusões – como “o problema é ele”.

ESCOLA DA VIDA

Reza a lenda que estudar cálculo é algo muito difícil, para sermos educados. Então um professor de Taiwan resolveu publicar suas aulas de cálculo no… P-rnHub. Sim, cálculo. Mas sem gente pelada no meio das lições (além dos anúncios).

NÚMEROS ENORMES

Verdades Secretas 2, com prévias bem quentes, estreou na Globoplay batendo recordes de audiência: 2 milhões de horas de consumo apenas no primeiro dia (21/10).

GAMES

X-DUNA

Antes da fama a estrela de Duna, Timothée Chalamet era conhecido em um nicho muito… específico de vídeos. Não pense em Only Fans, pense em mod de Xbox.

BLIZZCON

O evento foi cancelado, em meio aos escândalos de abuso sexual, mas a desculpa da empresa é de que vai remodelar o evento pensando no futuro.

PIKMIN GO

Mais um jogo para as pessoas se divertirem enquanto andam por aí, Pikmin Bloom chegou essa semana.

FOI DADA A LARGADA

A Heineken vai realizar um torneio de e-sports coincidindo com o retorno da Fórmula 1 a São Paulo, mais um sinal enorme do crescimento da categoria.

LEITURAS LONGAS

CUIDADO COM O SOFTWARE

A estrelinha azul, o Windows XP e um técnico de suporte muito paciente nessa história recontada pelo Tecnoblog.

LEITURAS ALEATÓRIAS

  • Na New Yorker, uma resenha sobre a biografia de Joe Coloumbe, fundador do mercado Trader Joe’s
  • No Medium, como encontrar o número correto do seu sapato social.
  • No NYT, o ator B.J. Novak (conhecido por The Office) virou rosto global de produtos – mas não autorizou o uso da imagem. É um caso que envolve gente famosa, mas não é a primeira vez que acontece.

FANTASMINHA

Sabe aquele produto legal que aparece em anúncio no Instagram? Muitas vezes é algum oportunista vendendo inventário da Shein ou AliExpress com lucro, diz a Vox.

TECHBIZ

DINHEIRO (1)

O Ebanx comprou a Juno, que faz o processamento de pagamentos para pequenas e médias empresas no Brasil.

DINHEIRO (2)

E vem aí a oferta pública de ações (IPO) do Nubank, com pedidos feitos nos Estados Unidos e no Brasil.

DINHEIRO (3)

Da série “cripto vale para tudo”, até a carteira digital da 99 – sim, de transportes – vai dar cashback em bitcoin no 99Pay.

IINTERFACES circula por e-mail toda sexta-feira de manhã 

Para assinar, clique aqui.