Ted Lasso | Windows + Android | Nubank + Anitta
Início » NEWSLETTER » Ted Lasso | Windows + Android | Nubank + Anitta

Ted Lasso | Windows + Android | Nubank + Anitta

RESUMO

Edição enviada em 25 de junho de 2021 aos assinantes da INTERFACES NEWSLETTER.

Bom dia,

Semana corrida com dois destaques no mundo do software: um, que é nosso foco principal, o anúncio do novo Windows. O outro é triste/bizarro e quase não mais relacionado a tecnologia, por isso vamos comentar só aqui na introdução: a morte de John McAfee.

O cara foi importante? Foi. Mas não era mais dono da empresa (que tem que lidar com a bênção e a maldição de seguir com o nome do criador) e estava em uma espiral de insanidade fazia tempo. Editoria policial, não mais tecnologia.

De resto, coisas legais: TVs novas da LG, Jon Bon Jovi no MWC e a parceria polêmica de Anitta com o Nubank. Ótima leitura e até semana que vem – Henrique e Samir.

ELETRÔNICOS DE CONSUMO

O RETORNO DO WINDOWS

O Windows 10 deveria ter sido o último sistema operacional da Microsoft – pelo menos é o que representantes da empresa diziam seis anos atrás. Mas ontem (24) o Windows 11 teve sua primeira prévia, com bons motivos para a atualização: com a pandemia de Covid-19 e a ascensão do trabalho remoto, as pessoas precisam de uma atualização de design e funcionalidades, tanto para se divertir ou trabalhar melhor. Para a gente ficou um pouco com cara de Mac OS, mas tudo bem.

Além do visual novo, chamou nossa atenção a integração do Teams ao sistema operacional – e a iminente morte do Skype, que não virá pré-instalado, a capacidade de rodar apps de Android (com uma gambiarra envolvendo Amazon Appstore e tecnologia Intel Bridge) e ajustes no modo tablet. PCs com Windows 10 terão a atualização gratuita quando o sistema for lançado no final do ano e, claro, fabricantes de hardware como Dell, HP e Lenovo (e a própria Microsoft) já planejam novos computadores com o Windows 11. Afinal, nem todo PC com Windows 10 tem configurações para rodar o novo sistema.

Tablets, notebooks, PCs: Windows 11 para todos (Microsoft/Divulgação)

OLÁ BARCELONA (DE LONGE)

Semana que vem tem Mobile World Congress e, com os grandes participantes longe de Barcelona, com presença online apenas, não devemos ver muitas novidades. Os holofotes estão sob a consultoria que ocupou o lugar que era da Ericsson no pavilhão de exposições e, bem, tem como destaque um show com Jon Bon Jovi.

Do lado do hardware, a Samsung tem um evento online na segunda (28) para falar de smartwatches, os primeiros no novo modo de parceria com o Google (já vazou tudo, claro – assim como os dobráveis de 2021, graças ao @evleaks. Espera: tem uma caneta S-Pen ali?).

Mas os dobráveis devem ser anunciados só em agosto, se os rumores estiverem certos. E gostamos dos óculos-tela da TCL, que saem primeiro na Austrália.

CABE NO BOLSO

Sem dar o preço, Google e a operadora indiana Jio anunciaram o que será “o smartphone mais acessível” rodando Android. A ideia é aumentar a inclusão digital e o uso de smartphones na Índia.

NA COLA DA LG

A Realme lançou mais um smartphone intermediário (Realme 8 Pro) com preço agressivo para a configuração (R$ 2.099 no lançamento/R$ 2.599 depois), com câmera de 108 megapixels, 8 GB de RAM e processador Qualcomm Snapdragon 720G. Tudo para seguir disputando o espaço deixado pela LG no mercado de telefonia.

Realme 8 Pro: 108 megapixels e Camilla de Lucas como garota-propaganda (Realme/Divulgação)

SÃO DONOS DE PATENTES, AFINAL

A Qualcomm continua comsua busca eterna por reconhecimento de marca (quer ser popular, talvez?) no Brasil ao divulgar o 5G.

FALA SÉRIO

Documento interno da Oppo vazado confirma que a OnePlus vai se tornar uma submarca da companhia. Quem diria, não?

TELA GRANDE

A LG atualizou sua linha de TVs com modelos OLED que vão de 48 a 83 polegadas, mas o mais importante são as primeiras TVs QNED com tecnologia mini-LED (com resolução 4K e 8K) no mercado brasileiro.

RH A TODO VAPOR

Já que a Ceitec, estatal de semicondutores, vai fechar as portas, já tem empresa de fora (EmSilica) contratando os demitidos.

VAMOS CONFUNDIR OS JOVENS

Com coisas que a gente (errr, o Henrique) fazia com telefones celulares.

ARQUITETURA

A nova loja da Apple em Los Angeles fica em um antigo cinema restaurado. E é linda.

Das melhores coisas de poder picar dinheiro é gastar com coisas bonitas, como as lojas da Apple (Apple/Divulgação)

PESADELOS

Quem tem um backup só não tem nenhum, diz a velha máxima da segurança. Agora imagina ter um disco rígido conectado My Book Live, da Western Digital, e perder tudo sem saber o que aconteceu? Os HDs foram apagados remotamente e a WD diz que investiga o caso e pede aos donos do produto para removê-lo da rede doméstica.

E seguimos intrigados com a tecnologia (engenharia social? hardware alienígena?) avançada dos ladrões de smartphone em São Paulo – que já ganharam o apelido de quadrilhas “limpa-conta”.

ACHADOS AMAZON DA SEMANA

CULTURA DIGITAL

A PONTE DO RIO KWAI

O Kwai concorre com o TikTok por audiência e influenciadores e, para eles, estão conseguindo tirar o concorrente da zona de conforto.

DINHEIRO NA MÃO…

O OnlyFans, em busca de investidores, começa a tentar tirar um pouco a imagem de que só tem gente pelada lá dentro – brasileiros faturam na plataforma.

FIM DO FEED

Mais uma mudança à vista no Instagram: posts sugeridos vão surgir antes dos seus amigos/contatos na linha do tempo principal. Saudades de quando o Instagram não tinha horário para publicar foto – bastava publicar e dali algumas horas aparecia no feed.

CONFUSO

O Telegram consegue liberar acesso em múltiplos dispositivos, mas o WhatsApp ainda pena para tornar isso em realidade.

QUEREMOS

Camisas do time de Ted Lasso. A temporada nova estreia na Apple TV+ em 23 de julho. Ah, vejam Physical.

PELUDINHOS E ESCAMOSOS

Estamos confusos com o novo reality show de namoro da Netflix. É uma homenagem aos profissionais da maquiagem ou a normalização dos furries?

APENAS DIGITAL

Séries exclusivas do Disney+ não devem ter versões em Blu-Ray em um futuro próximo. Se quiser ver de novo, siga pagando pelo streaming. Isso leva a um debate sobre documentação para o futuro. Estudiosos em algumas décadas talvez não tenham, oficialmente, acesso a obras do nosso tempo (o que resolveria isso além de mídias físicas arquivadas? Pirataria).

EXPANSÃO

A Roku comprou os vídeos da Quibi (descanse em paz) e segue obcecada em criar novo conteúdo para streaming. A plataforma de hardware da marca é bastante popular mundo afora para uma tentativa de aumentar a receita por streaming, agora próprio.

CAUSA E CONSEQUÊNCIA

O caso Evandro, popularizado pelo podcast e agora série da Globoplay, deve voltar à Justiça, com os acusados pedindo indenização do Estado e anulação do julgamento.

BOA IDEIA

Itaú Cultural Play é a nova plataforma de streaming, com conteúdo nacional e de graça.

GAMES

PRIORIDADES

O Exército Brasileiro segue na sua intenção de desenvolver um jogo para ajudar a recrutar jovens.

STEAM NA MÃO

A Valve está desenvolvendo um portátil nos moldes do Switch para rodar jogos de PC. Algumas iniciativas de terceiros tentam a proeza de rodar a Steam de maneira fluida, com consumo de bateria razoável a um preço decente, mas nada ainda merece ser chamado de sucesso. Com a gigante interessada nisso, a coisa tende a andar.

LUIGI <3

Sim, a Interfaces ama Luigi e recebe com felicidade a notícia de que agora ele é parte do set de Lego que antes só contava com Mario

MÁ INFLUÊNCIA

Alçados ao status de celebridades, os influenciadores gamers não têm mostrado saber se comportar e são sempre vistos cometendo atos irresponsáveis (quando não criminosos). Condutas como racismo, homofobia, machismo e transfobia são rotineiras para quem acompanha o cenário.

LEITURAS LONGAS

GOOGLE…

O NYTimes fala das dores de ser uma corporação gigante e lucrativa que sofre com executivos indo embora.

…TWITTER…

O “microblog” (argh) agora tem Spaces pagos e lida, segundo o Morning Brew, com problemas de ética em inteligência artificial. Deixamos a pergunta: quem você pagaria para ouvir?

…E FACEBOOK

Na Rest of World, o autolike é uma realidade e desafio para os moderadores.

USINA DE FORÇA

Volte a 1981 e leia uma resenha de show do Kraftwerk.

BISCOITO

Uma aposta perdida, 24 horas em um restaurante especializado em waffles, muitos tweets, uma celebridade instantânea.

QUE ZONA

O Google já teve Hangouts e Allo, lançou o Meet e agora também tem o Chat. O Verge tenta explicar essa bagunça.

TECHBIZ

MARCA PRÓPRIA

O Mercado Livre (que vem sendo criticado por pedir foto do RG dos seus clientes) lançou uma linha de produtos com sua marca, seguindo o exemplo dos Amazon Basics nos EUA.

RAPIDINHO

Daqui a pouco compras online vão se materializar em instantes na sua casa: o Magazine Luiza vai fazer entregas em até 1 hora em várias cidades. Curiosamente, Luiza Trajano tuitou a notícia do Tecnoblog, concorrente do Canaltech (propriedade do Magalu).

SHOW DAS PODEROSAS

Anitta (que agora tem perfil no LinkedIn) é membro do conselho do Nubank. Legal, mas no mesmo dia da notícia, a cantora lidou com uma crise ao tomar posição política contra o presidente no Twitter. Defensores do governo/bots começaram a atacar Anitta e o Nubank, que acabou cancelando entrevistas sobre a parceria.

IINTERFACES circula por e-mail toda sexta-feira de manhã 

Para assinar, clique aqui.

Este post contém links de associados para a Amazon Brasil. 
Caso você compre algo, Interfaces pode receber uma comissão.

1 comentário