iPad mini “pro” | Met Gala | Deathloop
Início » NEWSLETTER » iPad mini “pro” | Met Gala | Deathloop

iPad mini “pro” | Met Gala | Deathloop

RESUMO

Edição enviada em 17 de setembro de 2021 aos assinantes da INTERFACES NEWSLETTER. Assine e receba toda sexta de manhã.

Semana de iPhone é uma das mais esperadas do ano. Mas para a gente o destaque dos anúncios da Apple ficou com o novo e super poderoso iPad mini. Teve também a estratégia da Samsung de competir com os dobráveis mais baratos (naquelas) que os novos iPhone 13 e uns doidos que cismaram em lançar produto nesses dias também.

ELETRÔNICOS DE CONSUMO

OLÁ iPHONE 13

Mais um ano, mais um iPhone em quatro versões – 13 mini, 13, 13 Pro e 13 Pro Max. O notch/testa ficou mais estreito (um avanço), os iPhone 13 ganharam câmeras melhores e os 13 Pro deram um salto interessante na tela (até 120 Hz) e na câmera (acabou a diferença de sensor entre o Pro e o Pro Max, como foi na geração anterior).

Todos têm baterias maiores, mais espaço de armazenamento e aqueles recursos de software que são muito legais no papel (como a filmagem em modo Cinematic, que alterna o foco na edição), mas pouca gente deve usar na prática.

Fato é que a máquina de vendas da Apple segue azeitada e, por mais que até mesmo a mídia especializada reclame dos eventos online para lançamento do produto, um keynote da Apple segue sendo uma atração para acompanhar sempre.

Os preços no Brasil saíram antes – até ano passado, o segredo era mantido até a semana de lançamento local – e estão um pouco menores, mas seguem (em dólar) entre os mais caros do mundo, empatados com a Turquia – nenhuma surpresa por aqui.

iPhone 13 Pro: mesmo design do iPhone 12 Pro, novas cores. Impressão nossa ou a borda em alumínio está mais brilhante que nunca? (Apple/Divulgação)

DISFARCE

O iPad mini foi o grande destaque entre os inúmeros anúncios da Apple. É um modelo pequeno, relativamente barato (nos EUA) e que tem o mesmo chip A15 Bionic do iPhone 13. Com hardware avançado e suporte a Apple Pen, é quase um iPad Pro de bolso.

Com novo design, já imaginou se o iPad Mini dobrasse ao meio? (Apple/Divulgação)

DOIS BONS TIKTOKS SOBRE A APPLE

Um resumindo o keynote para a geração Z e um mostrando as oportunidades de venda que a Apple ainda não aproveita no Brasil.

@mattheperson

i’ll still buy it all though..

♬ Healing Chakra – Meditation

E OS RUMORES HEIN?

Um dos principais vazamentos pré-keynote foi o Apple Watch Série 7, que veio com uma tela grande, porém com design totalmente diferente do que tinha sido especulado (algo mais similar ao desenho do iPad Air 4, com bordas mais retas).

Vale lembrar que vazamento serve para várias coisas, como testar a reação do mercado antes do lançamento (de forma oficial, porém nunca será reconhecida como tal por nenhuma empresa) ou mesmo inventar algo para gerar audiência e muito clique para quem publica. Com exceção do Apple Watch, os demais produtos da Apple já chegam agora ao mercado nos EUA (e, em breve, ao Brasil). Sinal de que a crise de chips não atingiu a Apple tão forte?

Apple Watch faz tudo e te acompanha em mais atividades do que o Exército brasileiro faz. (Apple/Divulgação)

APPLE X EPIC

Em notas paralelas ao lançamento dos iPhones, a Apple perdeu o processo contra a Epic Games por conta dos pagamentos dentro de apps/jogos. A Epic disse que, tal qual seu primo perdendo no Street Fighter, vai… apelar (!)

DOBROU COM JULIETTE

A Samsung começa a vender em outubro os dobráveis Z Fold3 (a partir de R$ 12.799) e Z Flip3 (a partir de R$ 6.999) no Brasil. Os preços, anunciados um dia após o evento da Apple (e dos iPhones 13 locais), são menores que a gente imaginou semana passada e mostram, principalmente no Z Flip3, que a Samsung vai apostar forte no conceito de novidade fashion com o modelo mais barato.

Ah sim, Juliette, ex-BBB, é a garota-propaganda da campanha dos dobráveis.

PENSANDO EM 2022

Já começou a roleta de especulações sobre o vindouro Galaxy A73 (quando surge rumor do intermediário é que ele é importante demais, certo?).

AMASSADA PELA CONCORRÊNCIA

Já a TCL, que mostrou no passado vários protótipos de smartphones dobráveis muito legais, resolveu desistir desse mercado – mas deu uma ideia atualizada do que seria seu equivalente ao Z Flip da Samsung, que teria hardware intermediário.

JANELA

O Google Pixel 6 ainda não foi anunciado oficialmente, mas já pode ser visto na vitrine da loja do Google em Nova York.

MAIS VISÃO PELA METADE DO PREÇO

A Xiaomi lançou seus óculos inteligentes, e eles parecem ser mais legais que os do Facebook com a Ray-Ban, mas seguimos sem vontade de usar nenhum deles. A marca também anunciou o smartphone topo de linha Xiaomi 11T (e família).

PRÓXIMO PASSO

Vale ficar de olho na “próxima Huawei” a perigo de ser banida nos EUA: a Tuya é responsável por grande parte do sistema de internet das coisas usado mundo afora (como Positivo Casa Inteligente e muitos outros no Brasil). Um banimento pode ser uma potencial encrenca para a casa cada vez mais automatizada.

DEBUTOU

Zune, o MP3 player que não foi, completou 15 anos do seu lançamento (conhecemos vários fãs/viúvas do tocador da Microsoft).

EU GOSTARIA DE FAZER UMA COLOCAÇÃO

A figura conhecida do “louco de palestra” (aquele que parabeniza e faz um questionamento que é uma tese para comprovar suas próprias afirmações) também existe em coletivas de imprensa – e esse que apareceu na Anatel perguntando sobre 5G merece um prêmio, se alguém entender o que ele quis dizer – nem a agência soube responder direito.

NOVOS PRODUTOS

Motorola, Multilaser e Philco anunciaram novos smartphones esta semana no Brasil – nada que nos faça dizer “ooooh”. Ah sim, a Multilaser fez IPO e está com metas agressivas para fora do país.

A Multilaser segue apostando em smartphones básicos que nunca devem ver a luz de uma atualização de Android (Henrique Martin/Interfaces)

DESCANSE EM PAZ

Sir Clive Sinclair, pai dos computadores ZX, uma das primeiras linhas a se popularizar nos anos 1980. Deixa um legado enorme para a indústria de tecnologia.

ACHADOS AMAZON DA SEMANA

CULTURA DIGITAL

1, 2, 3, 4

O Wall Street Journal assistiu às séries da Apple TV+ e fez as contas de quantas vezes os produtos Apple aparecem na trama de Ted Lasso (Jason Sudeikis ganhou aumento para a próxima, por sinal), The Morning Show e outros. Spoiler: são muitas vezes, todo personagem principal usa iPhone e “malvados” usam PCs/smartphones genéricos.

https://www.youtube.com/watch?v=8xAvVfJ_xyI

O QUE O FACEBOOK VEM FAZENDO MUITO ERRADO

O mesmo WSJ iniciou uma série de reportagens sobre bastidores do Facebook sobre diversos pontos nada positivos à rede de Mark Zuckerberg, começando pelo fato de que VIPs (milhões deles) podem passar por cima da moderação e falar bobagens à vontade.

Tem também o caso de que a rede sabe que o Instagram é tóxico para garotas adolescentes, as tentativas de tornar a plataforma mais saudável, mas deixando as pessoas com mais raiva e que o Facebook sabe de cartéis de drogas e tráfico humano, mas demora a responder. Argh.

YOUTUBE PARA MINISTRO DA ECONOMIA

O YouTube Brasil lançou um relatório de impacto econômico no país: a plataforma equivale a 122 mil empregos em tempo integral (mas combater desinformação segue um desafio, né não?)

BAILÃO

O assunto das redes no começo da semana (pelo menos no Twitter e TikTok) foi o baile do Metropolitan em Nova York – teve caravana de youtubers, a roupa/armadura de Lil Nas X com uma vibe Cavaleiros do Zodíaco, a treta da Nicki Minaj falando desinformação sobre vacina (e sendo vetada no Met Gala, só para vacinados) e teve o diretor do museu falando que NFT é coisa comercial e não arte.

https://youtu.be/EyUw4Y63G68

INSIDE

do Bo Burnham ganhou um Emmy. Adoramos o fato desse filme/musical/experimento ter capturado o espírito depressivo da quarentena durante a pandemia (e ainda bem que só saiu depois de muita gente ter vacina disponível).

CAPOTOU

O projeto de coibir a remoção de conteúdo em redes sociais foi suspenso pelo STJ e o Congresso devolveu a medida provisória ao Planalto.

CRIME E CASTIGO

Nos EUA, um casal de influenciadores que viajava em uma van se meteu em uma situação parecida com programa do Discovery ID: a moça desapareceu, o moço virou suspeito e só fala por seus advogados.

CRIPTOINVASORES

O canal Loop Infinito (um dos destaques no ranking do relatório Techtubers, produzido pela Interfaces e Novelo) foi invadido de forma misteriosa e os bandidos passaram a promover criptomoedas. Os donos do canal conseguiram recuperar tudo com ajuda do YouTube Brasil.

GAMES

DIA DA MARMOTA

Deathloop é criativo, divertido e a sensação da semana, e acreditamos que por alguns dias mais.

JOGO DO ANO PASSADO

Um ano depois, o aguardado e aclamado pela crítica (antes do lançamento) Cyberpunk 2077 continua mais conhecido por sua má fama do que por ter se tornado algo interessante, mesmo depois de tantos updates. Será um título que será sempre uma fração do que se esperava e uma sombra do fracasso monumental do lançamento.

MOSTRA O QUADRADINHO

Roblox também é sacanagem: conheça o submundo dos strip-clubs do jogo que é febre entre a criançada.

DE VOLTA PARA O FUTURO

A Nintendo lembrou que estamos em 2021, quase 2022, e liberou o uso de fones bluetooth no Switch. Parabéns por fazer o mínimo. A Sony, por sua vez, se tocou que os jogos ocupam cada vez mais espaço e liberou o uso de expansão do HD.

IKEA GAMER

A loja de móveis agora conta com uma nova coleção by Asus Republic of Gamers que será lançada fora do mercado asiático. Até que tem coisa bonita.

OVERCLOCK

O CEO da Nvidia, Jensen Huang, está entre as pessoas mais influentes do mundo, segundo a revista Time. Nem só de placa de vídeo se vive, mas de influência no mercado de processamento de imagens, games, dados…

LEITURAS LONGAS

ANTES DO AIRBNB

O negócio era procurar hospedagem barata (ou grátis) via couchsurfing, um site que a Input Mag conta a história (e um presente nada muito feliz).

OPALÃO

NO UOL Tab, Nah Opaleira mostra que é influenciadora de verdade em um mundo machista.

MORADIA

Na NBC News, como as big tech (incluindo a Apple) estão ajudando na crise de moradias no vale do silício – e de um jeito bem legal.

CADEADO

Na Markup, recuperamos uma matéria importante de agosto sobre privacidade das VPNs pagas. Nem todas são o que prometem.

PERNA DE PAU

Na Pesquisa Fapesp, uma pesquisa indica que artigos baixados do Sci-Hub, um repositório pirata acadêmico, são mais citados em outros artigos.

TECHBIZ

DEDICAÇÃO

Anitta diz que estudou bastante para se unir ao conselho do Nubank.

NOTÍCIA DA SEMANA

Vem mesmo da Microsoft, que já vem pregando o conceito de vida sem senhas faz um tempo, mas agora é realidade para as contas Microsoft, que podem usar o Authenticator, Windows Hello, email e SMS para deixar de usar senhas. Mas não use SMS não, por favor – é inseguro demais como fator de autenticação dupla.

PARENTE DO TOFU?

Depois da carne sem boi, vem aí a mozzarella sem leite feita no laboratório.

QUENTINHO

O iFood vai oferecer assinatura de pães quentes. É sério. Lembramos das cidades do interior em que o padeiro e o leiteiro passavam nas casas para fazer entregas (só que agora explorando entregadores).

SEM COMISSÃO

O Gearbest, símbolo dos youtubers brasileiros que faziam reviews de smartphones suspeitos vindos da China, fechou as portas.

CARRINHO DE COMPRAS

Nem só de Magalu vive o mercado de compras e aquisições no comércio eletrônico brasileiro: as Americanas compraram o Skoob, rede social de leitores com mais de 8 milhões de usuários. O valor não foi revelado.

IINTERFACES circula por e-mail toda sexta-feira de manhã 

Para assinar, clique aqui.

Este post contém links de associados para a Amazon Brasil. 
Caso você compre algo, Interfaces pode receber uma comissão.

Escrito por
Henrique Martin
2 comentários
  • […] O Apple Watch série 7 entra em pré-venda na próxima sexta-feira (8) em 50 países, incluindo Estados Unidos, China, França, México, entre outros. O lançamento é o último a chegar ao varejo entre os anúncios da Apple feitos em outubro (iPhone 13, iPad Mini, iPad). […]

  • […] E, cá entre nós, a Samsung nada de braçada no mercado intermediário/premium no país (não considero aqui modelos de marcas como Multilaser e Positivo, com um foco maior em público infantil). Bom ter um pouco de concorrência. E, nos super premium, a Apple ainda é a referência com os iPads. […]