iPhone 13 | NFT explicado | Tom Cruise falso
Início » NEWSLETTER » iPhone 13 | NFT explicado | Tom Cruise falso

iPhone 13 | NFT explicado | Tom Cruise falso

RESUMO

Edição enviada em 05 de março de 2021 aos assinantes da INTERFACES NEWSLETTER.

Assine e leia antes na sua caixa de entrada.

Bom dia, tudo bem?

Semana leve em tecnologia? Não temos. Mas sem grandes lançamentos no ocidente, seguimos no modo “olhe para o lado e surge um Xiaomi novo em qualquer lugar do oriente”.

A tendência em internet na semana é o NFT, o jeito de colecionar arte digital com garantias. Mas gostamos mesmo foi do Tom Cruise deepfake que rodou pelas redes sociais. Boa leitura e até semana que vem – Henrique e Samir.

DESTAQUE DA SEMANA


TECHTUBERS 2020


O relatório Techtubers, feito pela Interfaces e pela Novelo, começa a ser vendido na próxima segunda-feira (08) – para comprar, só visitar o site.

Em mais de 75 páginas, analisamos como foi o ano de 2020 para mais de 100 canais brasileiros de YouTube relacionados a tecnologia. Descobrimos quais subiram, quais ganharam projeção, quais fizeram um trabalho relevante, quais são as categorias de produtos mais comentadas e um ranking inédito com perfis dos top 30 influenciadores de tech no país, explicando porque as marcas e agências devem apostar nessa lista.

O relatório inclui ainda 1 hora de consultoria por vídeoconferência para tirar dúvidas com a Interfaces e a Novelo, além de uma análise do ano exclusiva para sua marca. Abaixo, um exemplo de um dos canais presentes no ranking – e, não, ele não é o número 1 da lista.

Tecmundo está na lista das 30 indicações no relatório Techtubers, mas não é o número 1. (Reprodução/Techtubers)

FOI O ANALISTA QUE DISSE

O iPhone novo só deve sair no final do ano, mas a futurologia já começou: o iPhone 13 deve ter um notch/entalhe menor, mais bateria, tela de 120Hz. E o iPhone 14 Pro, em 2022, pode vir com um furo na tela para a câmera frontal – aposentando de vez o infame-porém-necessário entalhe.

Tudo isso na previsão do analista de mercado Ming-Chi Kuo, um velho conhecido do mundo dos rumores.

Além de máscaras de segurança exclusivas para os funcionários (algo que foi destaque em algum momento de 2020), uma descoberta de design Apple: dispensadores de álcool gel, instalados na nova loja de Seul inaugurada no final de fevereiro.

ANTES TARDE DO QUE MAIS TARDE

No Brasil, clientes de bancos/cartões de crédito reclamam por não ter Apple Pay (sem entender o monte de negociações necessárias por trás de uma operação dessas). Na próxima vez, lembre-se que o Apple Pay chegou ao México só esta semana.

SONHO DE CONSUMO DO SAMIR

Com tela de 10,3 polegadas, a Sony mostrou uma nova geração – já é a terceira – do seu Digital Paper DPT-CP1 – é um tablet Android (com tela de e-Ink colorida) para tomar notas. Sai no Japão primeiro, sem preço definido ainda.

https://www.youtube.com/watch?v=4lZ6sBEeIVw

PRIVATIVO

Que tal comprar um Samsung Galaxy S9/S9+ recondicionado sem nada do Google, com um sistema operacional voltado à privacidade? Agora nos EUA e Canadá é possível direto da /e/ OS, a partir de US$ 380. A marca vende na Europa também (com exclusividade) o Fairphone.

MILAGRE

A LG vai atualizar um smartphone para Android 11 – mas não é no Brasil.

HD

A Qualcomm anunciou uma nova plataforma de áudio (Snapdragon Sound) para transmissão de som de 24 bits/96kHz por Bluetooth. No mundo real, isso significa que fones sem fio poderão ter – no futuro próximo – a capacidade de reproduzir som de maior qualidade e permitir usar serviços como Tidal Hi-Fi e Amazon Music HD do jeito certo. Xiaomi e Audio-Technica serão as primeiras parceiras a usar o Snapdragon Sound.

5G PARA TODOS

Na China, a Xiaomi anunciou o Redmi Note 10 Pro, smartphone com tela com taxa de atualização de 120Hz (como a do Galaxy S21) e câmera de 108 megapixels. E a Realme mostrou o Realme GT 5G, um topo de linha com processador Snapdragon 888 e um monte de superlativos.

Realme GT 5G: faz tempo que não vemos um smartphone amarelo (Realme/Divulgação)

BATERIA

A agência Reuters crava que a Huawei vai entrar no mercado de carros elétricos, apesar das sanções dos EUA.

NOVA CARA

Baterias de patinetes elétricos (lembram disso? faz tempo né!) passam a ganhar um novo lar em alto-falantes Bluetooth.

CHOQUE DE REALIDADE

O CEO da Multilaser é um defensor da agenda liberal e está sofrendo com a espera e o custo maior de componentes vindos da Ásia (paywall).

PIPA DE RICO

A DJI lançou mais um drone: o FPV é o primeiro modelo híbrido da marca que entra na categoria que possibilita controlar usando óculos de visão em primeira pessoa. Por US$ 1.299, ou é muito legal ou te deixa enjoado em poucos minutos.

A possibilidade de se sentir voando, por apenas mil e trezentos dólares (DJI/Divulgação)

NOVAS REGRAS

Uma atualização na lei do direito ao reparo da União Europeia requer que fabricantes de geladeiras, lavadoras, secadores de cabelo e TVs, entre outros, garantam que esses itens possam ser consertados (com facilidade) por até 10 anos.

EM EXTINÇÃO

Fazer overclocking no seu computador já não era algo muito popular, e agora a Intel resolveu encerrar seu projeto que garantia a troca de processador em caso de fritura por superaquecimento para entusiastas.

ACHADOS AMAZON DA SEMANA

CULTURA DIGITAL

O QUE DIABOS VEM A SER NFT?

NFT é a sigla do momento na internet por estar sendo usado em transações de arte digital. Na prática, é um jeito de colecionar coisas digitais únicas que são autenticadas usando blockchain (sim, o mesmo blockchain usado para registrar as transações de Bitcoin). 

É o jeito que inventaram para colecionadores – de arte, música, memorabilia histórica, cacarecos antigos –  também serem esnobes no mundo digital. Um NFT, em uma comparação simples, é como se você comprasse um arquivo MP3 direto do artista e o arquivo veio com uma assinatura digital única, e você pagou milhares (ou milhões) de dinheiros por isso. 

Artistas como Chris Santos (criador do Nyan Cat), Mike Shinoda (vocalista do Linkin Park), a cantora Grimes (e mãe de X Æ A-12), a banda Kings of Leon, vários DJs, a menina malvada Lindsay Lohan e o artista digital Beeple já usaram ou vão usar NFTs para vender itens únicos e ganhar dinheiro. Ainda não ouvimos falar de NFT sendo usado por artistas brasileiros. 

NFT significa “non-fungible token”, um símbolo não-fungível, em uma tradução bem livre. Não-fungível significa “não-consumível” em uma segunda camada de tradução do juridiquês para o português. Uma moeda como o dólar é fungível, já que pode ser trocada por outra com o mesmo valor.

Um arquivo digital em NFT é não-fungível, pois é único e não pode ser trocado por outro igual – mas pode ser vendido novamente, caso necessário. Está claro? (reclamações no nosso Twitter, aberto a discussões filosóficas que nem pensamos em entrar aqui).

Nyan Cat, do meme a uma venda de milhares de dólares (KnowYourMeme/Reprodução)

O PRINCÍPIO…

O Soundcloud vai começar a pagar músicos e artistas em um novo modo baseado nos hábitos de audição dos fãs – quanto mais ouvirem, mais dinheiro o artista recebe. É uma mudança radical ao que Spotify e outros streamings de música fazem – o modelo atual acaba privilegiando mais os artistas grandes do que os pequenos criadores independentes.

…O MEIO…

O Square, empresa de pagamentos de Jack Dorsey (o CEO do Twitter), comprou o Tidal, nosso streaming de música favorito. Agora podemos dizer que estamos a dois graus de separação de Jay-Z e Beyoncé (conhecemos @jack em 2019, quando Interfaces engatinhava). Dorsey promete “novas experiências musicais” para o Tidal (pode ter a ver com os NFTs já citados acima ou criptomoedas, uma paixão do cara e, bem, a Square lida com dinheiro, certo?).

…E O FIM (?)

O Clubhouse, queridinho da internet no mês passado, tem problemas de privacidade. Quem diria?

FUTURO/PRESENTE/PASSADO

  • Vídeos muito realistas de Tom Cruise tomaram conta do TikTok (e outras redes). Mas é tudo falso – e muito bem feito. 
  • Tem uns doidos também no TikTok querendo dizer que a neve que caiu no Texas é conspiração do governo (são só negacionistas mesmo).
  • MyHeritage, o Facebook da genealogia, lançou uma ferramenta de animação de fotos antigas usando inteligência artificial – fica no limite do legal e do esquisito.
https://www.youtube.com/watch?v=wq-kmFCrF5Q

AUSTERIDADE

O Google está repensando a vida e (diz que) vai deixar de veicular anúncios baseados no histórico individual das pessoas. Não que já não saibam tudo sobre todos – só muda a casca.

OFFLINE

Questões de negociação de catálogo fizeram músicas de diversas bandas de K-Pop sumirem do Spotify. O Spotify ainda não percebeu que mexeu com o fandom mais poderoso da rede nos últimos tempos. Boa sorte.

DE LÁ PARA CÁ

A Apple lançou uma ferramenta para migrar fotos do iCloud para o Google Photos.  Mas aguardamos mesmo a que faça o banco de dados do WhatsApp ir do iCloud para o Google Drive – melhor esperar sentado.

O QUE O FACEBOOK FEZ ERRADO ESTA SEMANA

COMO DIZER ADEUS AO ZAP

Só usar um robô automático de respostas. Mas quem consegue sair dessa praga?

Ainda no WhatsApp, o mensageiro avalia lançar o recurso de imagens autodestrutivas (que existem desde sempre no Telegram) e esta semana lançou ligações em vídeo pelo app de desktop (Windows e Mac).

LEITURAS LONGAS

DIDÁTICA

A One Zero conversou com uma “curadora de trending topics” do Twitter, que agora traz mais contexto a quem às vezes via termos ali e não entendia nada.

DISTOPIAS

  • Na Vice, como o metrô de São Paulo pode contratar sistemas de reconhecimento facial (e pouco se fala sobre isso por aqui).
  • Na Protocol, uma visão sobre a Bytedance e sua relação com censura. 
  • A The Startup traz uma visualização sobre assédio online (alerta de gatilhos). 

DUAS THREADS BOAS NO TWITTER

TECHBIZ

AMIGOS E RIVAIS

O Mercado Livre também vende produtos direto ao consumidor, e os vendedores estão reclamando que perdem negócios com isso – já que é uma disputa direta. O site diz que “entende não agir contra os próprios usuários”, os lojistas não saem porque não querem perder o canhão de tráfego que é o Mercado Livre.  Nada de novo aqui, já que a Amazon é acusada da mesma coisa nos Estados Unidos: coleta informações sensíveis dos vendedores e vende com marca própria.

1,1 BILHÃO DE REAIS

é o valor que a Loggi levantou com investidores para expandir a operação de entregas em todo Brasil.

1 MILHÃO DE BRASILEIROS

se cadastraram no PayPal em 2020. Efeito da pandemia, correto?

SURREALIDADE BRASILEIRA

O Serasa foi notificado pelo Procon por pedir a senha do banco dos clientes (???) em pesquisas online. Demitiram o assessor que avisa que vai dar problema, com certeza.

DUAS COISAS DE STARTUPS

IINTERFACES circula por e-mail toda sexta-feira de manhã 

Para assinar, clique aqui.

1 comentário