Snapdragon novo | @jack deu tchau | emojis! 🙏
Início » NEWSLETTER » Snapdragon novo | @jack deu tchau | emojis! 🙏

Snapdragon novo | @jack deu tchau | emojis! 🙏

RESUMO

Edição enviada em 03 de dezembro de 2021 aos assinantes da INTERFACES NEWSLETTER. Assine e receba toda sexta de manhã.

Bom dia, tudo bem?

Com menos de 15 dias úteis no ano, o mundo da tecnologia desacelera. Mas sempre tem uns que querem pisar no acelerador na última hora, como é o caso da Qualcomm. Essa semana teve também a “aposentadoria” de @Jack no Twitter e tentamos, por questões de bem-estar psicológico, não falar da Meta. Isso pode ser uma meta para o mês, quem sabe (impossível porque a retrospectiva vem aí). Boa leitura e até semana que vem! Sigam indicando Interfaces para os amigos.

ELETRÔNICOS DE CONSUMO

A SEMANA DE PRINCESA DA QUALCOMM

A Qualcomm juntou jornalistas, analistas e influenciadores em um resort no Havaí essa semana para contar suas novidades.

A principal, para a gente, é a volta dos eventões presenciais e as viagens de imprensa, parabéns para a Qualcomm pela coragem de ser pioneira. CES tá aí na esquina, a variante Omicron também.

Falando sério, é o evento que todo mundo entra no avião sabendo o que vai ver: uma nova geração de chipsets Snapdragon (agora Snapdragon 8 gen 1) que vai mover os smartphones topo de linha em 2022, novos processadores para rodar Windows em plataforma ARM e uma e outra bobagem, como a história de que o potencial competidor/sucessor (não disseram qual) do Nintendo Switch vai ter um chip da marca e rodar Android.

Mas uma coisa, um detalhe, assim pequeno, chamou mais atenção dos nossos editores que tudo isso: o Snapdragon 8 Gen 1 pode ter uma opção – a ser escolhida pelo fabricante de hardware – que mantém uma câmera ligada o tempo todo.

Privacidade, segurança são só os primeiros questionamentos que vêm à cabeça. O evento é no Havaí, então tá tudo bem, para que questionar, né? Não dá tempo…

Pelo menos temos gente curiosa ainda que sabe fazer perguntas certas – como o Mobile Time questionando a escassez do mercado de chips. Segundo a Qualcomm, vai até 2023.

MEDIATEK CORRE ATRÁS

A MediaTek, de Taiwan, também fez um evento recente, com menos barulho. Mas segue na missão de pegar um pedaço do mercado de smartphones premium e melhorar o desempenho deles.

CHAMA O CADE

As coisas não vão muito bem na compra da ARM pela NVidia, com a FTC americana entrando na justiça para bloquear o negócio. Há quem diga que é um remake gringo daqueles processos em que o CADE tenta regular, mas o mercado atropela, há quem diga que o buraco é mais embaixo.

AINDA NO SILÍCIO

O outro grande evento da semana, o AWS Re:Invent (em Las Vegas, para poucos, e online para o resto do mundo) teve como grande novidade a chegada do processador Graviton3 – mais rápido, mais econômico, melhor para aprendizado de máquina e outras coisas AWS.

Adam Selipsky, novo CEO da AWS, e o Graviton3 (AWS/Divulgação)

RUMOR DA SEMANA

Um relógio do Google, o Pixel Watch.

MUITO INTERESSANTE

Ver os números da Counterpoint mais recentes sobre o mercado latino-americano de smartphones. Dá para ver claramente que a Xiaomi vai ocupar o lugar da LG, mas tem marcas (no plural) que fizeram barulho demais, mas não parece estar dando muito certo.

COBRA MORDE O RABO

A HMD Global completa cinco anos de vida com o fantasma da velha Nokia assombrando seu desempenho. Podia ter tanta coisa legal…

CLUBE DOS FEIOS

Um museu de telefones históricos. E muito feios. Sim, é real. Discordamos de toda e qualquer inserção da velha Nokia, falando nela. Os curadores não entendem de arte.

PASSOU BATIDO

Que a Multilaser comprou a ObaBox – aquela que vende smartphone para idoso na TV e não conta o preço.

CULTURA DIGITAL

SENTADO NO BUSÃO

O meme da semana – as duas pessoas sentadas em um ônibus – é baseado em uma imagem criada pelo brasileiro Genildo Ronchi.

SNAP-FOOD

O Snapchat criou um scan para identificar comida. Utilidade? Esperamos descobrir. Será que é para descobrir se o prato tem coentro?

LISTAS

Os emoji mais utilizados do ano seguem a tendência dos últimos anos – positividade e alegria. Ou, na prática, todo mundo usa emoji como um boomer.

BAIXA O CHROME NÃO, FILHO

Se a Microsoft pudesse, daria um tapão no olho de quem tenta baixar o Chrome usando o Edge. Vale lembrar que é a mesma empresa que permitia a tremida de tela no MSN. Mas como não pode agredir ninguém, tenta tapar os pop-ups do Google anunciando seu browser.

TCHAU, JACK

Jack Dorsey, fundador e CEO do Twitter, está deixando a empresa.

O CTO, Parag Agrawal, assume o comando e – como sempre – teve gente comemorando, lamentando, e teve quem se lembrou do nosso almoço com ele. Esperamos Parag para uma feijoada quando for seguro.

MARK, SÓ FALTA VOCÊ

Com Jack fora do Twitter, ele engrossa a lista de fundadores que deixam o comando de suas empresas. O que é bom para as corporações para o bolso dos ex-fundadores e seus investidores.

INCEPTION…

Hackear os sonhos, escolher seus pensamentos em seu subconsciente… ficção científica ou uma oportunidade perigosa de publicidade?

…E CONCEPTION

Se George Jetson nasceu dia 27 de agosto de 2022… ele deve ter sido feito por volta dessa semana.

ALTO DESEMPENHO

Cadeira gamer é coisa do passado, o negócio do futuro é a cadeira gamer da Lamborghini, de fibra de carbono e alcantara. Faltou um motor V12.

LEITURAS LONGAS


BIG TECH DE VERDADE

No WSJ (paywall), como gigantes como Amazon, Apple e Microsoft se tornaram líderes e passaram os ícones corporativos da geração anterior, como a GE. Ainda no tema, a Input questiona como a Amazon seria se pagasse direito aos trabalhadores dos armazéns.

FALANDO NELAS

O Núcleo traz a velha e boa discussão sobre Google e Facebook financiando jornalismo. Tem que financiar sim – e começar a ver que existe jornalismo independente fora das grandes empresas que sempre ganham as verbas nos “projetos”.

UMBRAL

Essa thread resumiu todas as polêmicas do dia do Twitter, para se ter uma noção do tempo gasto com besteira na rede. E rir bastante.

ELES VIVEM

Sim, os DVDs, e a Wired diz que ainda tem gente que compra.

HETEROTOP

A Exame conta o sucesso do copo Stanley, que mantém sua cerveja gelada por horas.

MORTE DIGITAL

Precisamos falar mais sobre a morte, sobre a burocracia que envolve a morte, sobre nos prepararmos para a morte e digitalmente isso também é necessário.

TECHBIZ

MUNDO DO DINHEIRO

O Pix fez aniversário de 1 ano e ganhou novos recursos – o Pix Saque e o Pix Troco. Em paralelo, o mundinho das criptomoedas avança com o Mercado Pago lançando investimento em cripto direto do app.

VAI STARTUPS!

Nosso ídolo-colega-amigo Gustavo Brigatto (lindo! lindo! lindo!) conseguiu um belo investimento para fazer crescer o Startups, seu empreendimento jornalístico que cobre… startups.

Ele fala em querer ser o Techchunch da América Latina, mas sabemos que o Techcrunch na verdade quer ser o Startups do resto do mundo. Gu, já ouviu falar de uma newsletter bacana chamada Interfaces?

IINTERFACES circula por e-mail toda sexta-feira de manhã 

Para assinar, clique aqui.