Xiaomi dobrável | Celu-LOL | Lil Nas X
Início » NEWSLETTER » Xiaomi dobrável | Celu-LOL | Lil Nas X

Xiaomi dobrável | Celu-LOL | Lil Nas X

RESUMO

Edição enviada em 02 de abril de 2021 aos assinantes da INTERFACES NEWSLETTER.

Oi, bom dia! Sempre falamos que escrever a Interfaces é divertido, e hoje não é diferente. Fato é que, apesar de toda nuvem cinzenta sobre nossas cabeças, o mundo da tecnologia não para – e semana que vem tem mais (Samsung lançando A52/A72 no Brasil, Realme anunciando aparelho com 5G).

Então, o negócio é relaxar e seguir se divertindo – como vocês fazem ao ler. Não se esqueçam de indicar Interfaces (e o relatório Techtubers) para os amigos, seguir a gente no Twitter e ter uma boa Páscoa! – Henrique e Samir.

ELETRÔNICOS DE CONSUMO

TEMPESTADE PERFEITA

A Xiaomi se prepara para sair do modo “produto bom e barato”: o caro e premium vem aí. A marca realizou um evento de dois dias (!) na China esta semana para mostrar o smartphone Mi 11 (e suas variantes com configurações distintas). Destaque para o Mi 11 Ultra, com uma tela traseira para tirar selfies com a câmera principal. Arrojado.

Tem ainda um novo logotipo, quase igual ao anterior, mas redesenhado para trazer uma modernidade e sofisticação à marca – já dá para brincar de topo de linha faz um tempo, agora é para entrar de vez nesse mercado.

Mas, no dia seguinte, anunciou seu primeiro smartphone dobrável, o Mi Mix Fold – que lembra muito o Samsung Galaxy Z Fold2. É mais uma marca a entrar no clube dos smartphones dobráveis – depois da Samsung, Huawei, Motorola e as eternas promessas da TCL. E tem um preço estimado em US$ 1.500 – a mesma faixa dos concorrentes.

A Xiaomi acaba se encaixando em um momento interessante no cenário global de smartphones: Huawei segue fora por razões óbvias, Honor ainda não tem força suficiente em muitos mercados, Oppo/Vivo e submarcas seguem lentas em crescer fora da Ásia e, bem, tudo indica que a LG vai jogar a toalha mesmo. A marca tem bastante espaço ainda para ocupar, afinal. Imaginamos aqui quando assumiriam uma expansão mais forte com subsidiária brasileira, sem contar com ajuda de terceiros. Mas foi só um exercício de imaginação mesmo.  

Cada vez mais dobráveis… logo mais eles começarão a ter um preço menos salgado. Ou não (Xiaomi/Divulgação)

5G, MAS ONDE?

A Motorola retornou ao caminho da lucratividade e fala em liderar a migração para a internet 5G. No Brasil, ótimo, porém falta combinar com as operadoras (e o leilão das frequências).

ENQUANTO ISSO NO MUNDO APPLE

A empresa comemorou seu 45º aniversário, com pequenas novidades aqui e ali: 

VAZAGALAXY

Os fones Galaxy Buds Pro da Samsung mal chegaram às lojas, mas já tem rumor de um Galaxy Buds 2 aparecendo.

PULSO

A Apple ainda não lançou um smartwatch à prova de quase tudo, mas a Casio sim: o G-Shock GSW-H1000 tem uma tela colorida e usa o Wear OS, do Google. Mas por US$ 700, é bom ser duro na queda mesmo.

TCHAU COMPUTEX

A Computex 2021 iria ocorrer presencialmente em Taipei, mas a organização (seguindo o bom senso da ilha em conter a pandemia) decidiu cancelar e manter apenas online.

Já o Google é mais um nome a pular fora do MWC, aumentando as apostas por mais um cancelamento do evento de telecom. 

DESIGN

Alguém por favor compra para nós, amantes da fotografia, essa câmera Leica desenhada por Jony Ive e Marc Newson? Está em conta no leilão – as ofertas começam em 100 mil euros e, bem, é para caridade. O endereço mandamos por DM, ok? Obrigado!

VOAR VOAR SUBIR SUBIR

Brincadeiras divertidas com drone, a pipa de rico: a Samsung começou a entregar produtos pelo céu em uma cidadezinha da Irlanda – compre online e receba em “até 3 minutos”. E um doido voou um drone sobre um vulcão ativo na Islândia.

PERSONAL JESUS

Muito tempo atrás falamos aqui na Interfaces sobre um rosário digital da Acer. E não é que ele está à venda no Brasil?

E-terço só não serve desconectado, rezando para a conexão voltar (Acer/Divulgação)

CHOQUE

Primeiro de abril não tem mais graça porque estamos em um mundo com pandemia, mas a Volkswagen resolveu bancar a piada antes da hora e dizer para todo mundo antes de 1º de abril, e sustentar após perguntas da imprensa, que sua subsidiária americana trocaria o nome para Voltswagen – dedicada a veículos elétricos (teve até conta verificada no Twitter).

Não teve graça e, bem, essas piadinhas podem sumir de vez mesmo.

OK GOOGLE LIGUE O CARRO

Ainda no mundo automotivo, a Fiat lançou nos EUA uma edição especial do 500 chamada… 500 Hey Google. Claro que tem o Assistente integrado e permite checar o status do carro em outros dispositivos só usando a voz.

Nos seguramos para não fazer alguma piada com o crossover entre Fiat e Samsung com um Tipo + Note 7 (Google/Divulgação)

ACHADOS AMAZON DA SEMANA

CULTURA DIGITAL

MONTERO E O NIKE INFERNAL

Lil Nas X lançou o clipe de MONTERO (Call Me By Your Name), onde faz uma visitinha ao capeta com direito a dancinha no colo de Satã. Como excelente entendedor da cultura online contemporânea, Lil Nas X anunciou outras coisas junto para aumentar o hype – como incentivarrepostar interações do hit no TikTok na sua conta e lançar um par de tênis (Satan Shoes) feito em parceria com o coletivo MSCHF.

Os 666 pares de tênis Nike com “sangue humano” (temos nossas dúvidas) e a extravagância do clipe fizeram os conservadores e religiosos morderem a isca, aumentar o debate (e a audiência do vídeo) e deixar os fãs empolgados. Nada que Madonna, Lady Gaga ou os Rolling Stones já não tenham feito no passado – agora com o componente online.

Ah sim, a Nike não tem nada a ver com a história e está processando o MSCHF – que já despachou 665 pares de tênis, mas não vai mandar o último para o comprador por conta do processo.

https://www.youtube.com/watch?v=6swmTBVI83k&feature=youtu.be

FALANDO EM ARTE

Marina Abramovic vai te encarar quando usar o WeTransfer. Brincadeira: o serviço de transferência de arquivos contratou a artista como curadora – e várias obras de arte selecionadas aparecem enquanto você espera o download.

“Olhe nos meus olhos, foque, sinta a arte, e espere enquanto o arquivo é enviado” (WeTransfer/Divulgação)

SUPERLISTAS

O Spotify lançou os Mixes, um novo tipo de playlist baseado em coisas que você gosta de ouvir (artistas, gêneros e décadas), com mais atualizações nas listas.

E o Deezer lançou um plano familiar para músicas com alta qualidade de áudio.

ENQUANTO ISSO NAS REDES SOCIAIS

O YouTube começou a testar esconder o número de dislikes nos vídeos dos criadores. É uma métrica polêmica, correto?

E o Facebook mudou o algoritmo para organizar a página inicial em ordem cronológica – é uma tentativa de negar que o algoritmo causa problemas ao organizar a linha do tempo sozinho.

TRÊS COISAS DE NFT

FILME CABEÇA

Já perceberam que, se achamos a concorrência acirrada entre os streamings grandes (Disney+, Netflix, Prime Video, Paramount e a lista segue), também existe uma bolha nos streamings independentes do cinema de arte? (Mubi, Belas Artes e outros)

SEM FILTRO

Vale registrar o comportamento pouco usual da conta americana da Amazon no Twitter sobre a qualidade de vida dos trabalhadores dos depósitos da varejista online. Tem uma estratégia por trás dessa agressividade no discurso (e para manter os trabalhadores em condições precárias também).

RAPIDINHO

Enquanto isso, no Brasil, a Amazon começou a realizar entregas no mesmo dia em São Paulo. Efeito Mercado Livre?

IA THE WORLD

O sistema GPT-3, para geração de textos usando inteligência artificial, já consegue criar 4,5 bilhões de palavras por dia. Mas tem outros sistemas de IA sendo usados para combater o câncer. E você sabe diferenciar artista do algoritmo?

ABRIRAM O CANAL

O navio cargueiro Ever Given finalmente navegou de novo no Canal de Suez, encerrando uma diversão obsessiva temporária das redes sociais. O dono do site que citamos semana passada (IsTheShipStillStruck.com) conta como foi criar um viral de vida curta e grande audiência.

Um mod para Flight Simulator (claro) colocou o navio no jogo, e encontramos uma lembrança interessante: a última grande interrupção do canal durou oito anos e gerou uma micronação… comunista.

ALÔ, É DO CLUBHOUSE?

Os criadores do Clubhouse falaram (com ajuda de um ótimo tradutor) com usuários brasileiros da plataforma na quarta-feira (31). Nada de novo, promessas de Android (prioridade) e uma versão em português ainda este ano, além de um monte de influenciadores da plataforma (de outras plataformas, mas que usam o Clubhouse) lambendo os gringos.

Só que agora o Spotify também olha para esse mundo, o Slack vai integrar salas de áudio na plataforma (o anúncio foi feito dentro do Clubhouse, para ficar mais indiscreto) e fica a grande pergunta: e se salas de áudio são um recurso, mas não a finalidade?

LEI E ORDEM

Parler, a rede social de livre expressão, forneceu dados dos seus usuários ao FBI – e alertou os policiais mais de 50 vezes antes da invasão do Capitólio em janeiro. Os usuários não gostaram muito, mas a lei é a lei.

GAMES

TENTATIVAS

Mais de 500 correções fazem parte do patch de Cyberpunk 2077. A crise já passou, o hype virou drama, mas ainda segue a necessidade de se discutir como os estúdios, produtoras e grandes conglomerados tratam o desenvolvimento de jogos, com uma pressão desumana e prazos sempre curtos demais (e uma expectativa sempre crescente dos departamentos de marketing, comercial e do público).

CELU-LOL

Wild Rift, a versão mobile de League of Legends chegou ao Brasil, ampliando as possibilidades de lucro da Riot com o universo de LOL a níveis inimagináveis, dado o volume e a lucratividade do mercado de jogos para celular.

STONKS

O símbolo da genialidade nos investimentos agora está presente em Fortnite, como uma skin.

ALÉM DE ASSASSIN’S CREED

A Ubiosft comemorou 35 anos e o pessoal do The Enemy listou os jogos subestimados da empresa.

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: LIVRE

O YouTube tem muitos problemas, um dos maiores é a exibição de conteúdo impróprio para menores de idade, e a Wired descobriu uma mina de vídeos com escatologia e conteúdo sexualizado ligado às tags de Minecraft na plataforma e, portanto, chegando a crianças.

O MUNDO TÁ ESTRANHO

E acreditamos que este jogo/simulador ajuda a tornar ainda mais bizarro.

LEITURAS LONGAS

LIZTOMANIA

No mundo das “carretas furacão” do interior de São Paulo, só pode existir um Fofão.

TAMBÉM TEMOS ESSA DÚVIDA

No The Hack, um pensamento interessante: seria o supervazamento de dados brasileiro uma… fraude?

NATH FINANCES

Na Americas Quarterly, um perfil da Nath Finanças, que não quer que você compre coisas sem pensar no bolso antes.

ESTUDO DE CASO

Você já fez terapia com um bot? O povo do Núcleo conta como é. (Nunca mais reclamaremos das nossas terapeutas ficando caladas durante toda a sessão)

FUTURO DA COMIDA

Na Salon, o fenômeno atual entre blogs de gastronomia: Cascatelli, o novo formato para macarrão inventado por um chef.

OFFLINE

Na One Zero, a tarefa difícil de manter um bebê sem presença na internet – quase impossível, na verdade.

E NA VICE

TECHBIZ

DESEMBOLOU

O Banco Central liberou, após mais de ano de uma novela burocrática interna, as transferências bancárias por WhatsApp. Entre os parceiros, Visa e Mastercard, além de outras instituições. Agora falta a liberação para que o ZipZop seja um meio de pagamento completo, uma carteira digital.

PERGUNTAR NÃO OFENDE

Mas o recurso novo do PicPay (orgulho capixaba) para “empréstimo entre amigos” não pode ser visto (pelo público, principalmente) como agiotagem? Diz o serviço que tem proteção contra fraudes mas, sei lá, soa suspeito.

A MICOSE É GRÁTIS

Que tal alugar a piscina do seu vizinho ou de um estranho, pagando por hora? Então…

PORTUNHOL

O Banco Inter abriu escritório em Miami e prepara expansão internacional.

IINTERFACES circula por e-mail toda sexta-feira de manhã 

Para assinar, clique aqui.