Insanidade í  Vista
Início » HARDWARE » Insanidade í  Vista

Insanidade í  Vista

É, até que não demorou muito para o Windows Vista começar a me atazanar a paciência.

Tenho uma máquina em testes no Lab, equipada com uma placa de ví­deo ATI Radeon X1300 com 256 MB de RAM. No Windows Experience Index, a nota da placa é 3,3. Durante os benchmarks, notei algo muito errado no Doom 3: luzes, canais alpha, partí­culas, bump maps, tudo estava faltando. O jogo tinha a cara de Quake 2. Suspeitando de algo errado no driver (datado de janeiro), corri pro site da AMD e baixei uma versão mais nova, de março.

Problema 1: O instalador diz que não pode instalar o driver. Sugere que eu substitua, manualmente, o driver ATI já instalado por um driver VGA antes de tentar novamente. Argh, essa coisa não deveria ser “mais fácil” de usar?

Tudo bem, lá vamos nós. Removo o software da ATI (usando o “desinstalador” no painel de controle), rebooto o micro, removo o driver, rebooto o micro… vamos tentar de novo.

Problema 2: O instalador diz que não pode instalar o driver. Sugere que eu substitua, manualmente, o driver ATI já instalado por um driver VGA antes de tentar novamente. Ei, mas espera aí­, eu estou usando um driver VGA! Saco!

OK, quando tudo mais falha… tente o modo de segurança. Rebooto a máquina, seguro F8 na inicialização, escolho modo de segurança… nossa, como o Vista é feio sem aquela roupinha colorida! Bom, deixa o visual pra lá, vamos tentar instalar o bendito driver:

Problema 3: Desta vez a mensagem mudou. O instalador reclama que não consegue achar o hardware necessário para usar o driver, ou seja… não encontrou a bendita placa de ví­deo.

Recapitulando: Não posso instalar o driver novo com o driver original da ATI rodando, não posso instalar sem o driver original rodando, não posso instalar em modo de segurança. E agora? Notei que o instalador descompacta os arquivos no HD antes de se recusar a prosseguir, vou tentar atualizar manualmente o driver e indicar a pasta com os arquivos do WDM pra ver se o Vista se acha. Opa, funcionou, mais um reboot (alguém está contando?) e o novo driver está rodando.

Vamos ao Doom 3: abro o programa, ajusto a configuração, rodo a demo… opa, agora sim se parece com Doom 3! 36 FPS em Medium Quality a 1024×768, na média pra uma placa dessas. Caso encerrado? Não!

Notei que o Windows desativou o Aero reverteu para o tema Vista Basic. E que o Aero não estava aparecendo na lista de temas disponí­veis no painel de controle. Sinal de que o Vista não sabe se a placa de ví­deo aguenta o Aero, e está rodando no modo “seguro morreu de velho”. OK, então vamos atualizar o Windows Experience Index. Nova nota da placa de ví­deo: 1!

Sim, UM ponto! Alguém pode me dizer qual é a lógica? Driver original, bugado: Aero rodando e nota 3,3. Driver novo, sem problemas: Aero desabilitado e nota 1. Mesma placa de ví­deo, mesmo sistema operacional, mesma máquina. Vá entender…

Será que é demais pedir um Windows que simplesmente funcione, pelo amor de Deus?

Escrito por
do blog
9 comentários
  • Sim, a culpa é do driver. Uma reinstalação do zero coloca de volta no lugar a versão bugada. E acabei de descobrir que se eu instalar a versão mais nova e mandar atualizar, o Vista “atualiza” com a versão mais antiga! Simplesmente não tem logica nenhuma.

  • O driver recente da ATI (7.3) está bastante bugado, mas existe um hotfix pra ele que aparentemente está rodando bem (tenho uma placa X700 AGP e está funcionando perfeitamente, com jogos rodando na boa)… Tente desinstalar totalmente o driver da ATI e baixe o driver ja com hotfix em:

    http://support.ati.com/ics/support/default.asp?deptID=894&task=knowledge&questionID=26900

    Espero que resolva o problema! Desta vez não culpe o Windows… 😉

    Abços,

    Andre

  • André,

    Muito obrigado pela dica, eu estava justamente no site da ATI tentando caçar algo parecido quando sua mensagem chegou. O hotfix não só resolveu o problema (agora a máquina tem Aero E Doom 3 roda direito) como aumentou o desempenho da placa (agora são 45 FPS a 1024×768 em Medium Quality e 29 FPS a 1280×1024).

    Não custava nada para a ATI colocar um discreto aviso (problemas com esse driver, clique aqui!) na página de download. Mas pra que facilitar? 🙂

  • E depois instalar coisa no Linux que é difícil…

    Rigues, uma sugestão: baixe o Driver Cleaner, ele desinstala *completamente* os drivers.

    (Não sei se vai funcionar com o Vista, mas não custa tentar)

  • Legal q resolveu, Rigues!
    Ah, concordo que os caras da ATI (AMD o q for.. rs) deveriam colocar esse driver num lugar melhor… não custava nada deixar na própria página dos drivers, mas enfim… Tb só achei essa solução num forum do site DriverHeaven.net, uma boa referencia pra essas coisas…

  • Rigues, isso aconteceu comigo no Windows XP.
    Deve ser algum problema no instalador do driver.
    O instalador deve ser meio burrinho e não sabe a diferença entre “VGA driver” e “controlador de vídeo VGA”. Deve ser isso, pq só tive problemas na atualização do driver usando o windows XP em português.

  • Oi Alexandre!

    Pois é, pode ser algo parecido, mas ainda assim não há desculpa para o instalador não achar a placa de vídeo no modo de segurança, ou para o driver capar recursos do SO quando atualizado, ou pior ainda, causar telas azuis no desligamento da máquina.

    A ATI anda fazendo um serviço muito porco com drivers ultimamente. Considerando que a versão final do sistema operacional já está nas ruas e máquinas de seus consumidores há quase quatro meses, eles já deviam ter se mexido há tempo!

    Isso sem mencionar o anúncio oficial de que os drivers para Linux não tem suporte a vários dos recursos (como Compiz, AIGLX, MythTV, TVTime), que são justamente os bons motivos para ter uma aceleradora 3D moderna num micro com Linux. Será que a ATI/AMD está querendo alienar os consumidores e deixar o mercado de hardware de vídeo?

  • Dancei. Vendí minha placa de video a preço modestissimo e até mudei
    para a nvidia por conta dessa bagaça do Catalyst 7.3.
    Fiquei um sábado inteiro por conta disso e não dei conta de resolver,
    agora descubro que era a ATI a grande culpada.
    Fs.D.P.