IFA 2015: uma prévia em abril
Início » NOVOS PRODUTOS » Design » IFA 2015: uma prévia em abril

IFA 2015: uma prévia em abril

Não é uma tarefa das mais fáceis em tempos de crise reunir centenas de jornalistas e blogueiros de mais de 350 veículos de todo o mundo no minúsculo país de Malta, no Mediterrâneo, para falar sobre novidades do mercado e números de consumo.

Mas é isso que a organização da IFA faz ano após ano desde 2009: Leva centenas de pessoas para algum país para mostrar porque o evento que acontece em Berlin, e que é um bocado subestimado na minha opinião, é um gigante quando se fala em eletrônicos de consumo.

Ok, nessa crise atual, a reforma da casa ou renovação dos equipamentos domésticos é a segunda coisa com a qual os europeus pretendem gastar dinheiro em 2016, segundo o instituto de pesquisas GfK.

Eles também prometem comer mais fora de casa e não gastar um tostão a mais com roupas ou no supermercado. Vamos criar novas experiências para gravar na memória e deixar a casa tinindo de nova. Isso porque, diz o GfK, essa crise em particular é dos bancos. Então, a ordem geral na Europa é: vamos gastar! Quem não gostaria de estar vivendo uma crise assim?

O mercado de eletrônicos de consumo, impulsionado ainda pela inovação (telas maiores, telas melhores, som melhor, maior eficiência energética) deve crescer 1,5% este ano, segundo as projeções. O mercado de linha branca de pequeno porte vai crescer ainda mais: 3%.

Além dos números, não muito foi mostrado durante a IFA Global Press Conference. A Dyson, por exemplo, que revolucionou o mundo com um ventilador sem hélices, um aspirador capaz de sugar quase qualquer coisa do mundo e um secador de mãos a jato, não trouxe nada de novo para mostrar. Mas, como um dos grandes patrocinadores do evento, estava aqui. Não duvido que eles vão tirar algum coelho da cartola até setembro.

Algumas das tendências para a próxima edição apresentadas no último final de semana em Malta: Internet das Coisas; Carros Elétricos; muitos, muitos, muitos dispositivos para cuidar de problemas de saúde, como dor nas costas, depressão, diabetes etc.; impressoras 3D de todos os tamanhos e para os mais diversos fins e scanners tamanho gigante que prometem varrer um ser humano em segundos.

Mais que isso, só daqui alguns meses, mesmo. A IFA, como todo ano desde 1924, ocorre em Berlim, de 4 a 9 de setembro.

Disclaimer: ZTOP viajou a Malta a convite da organização da IFA. Fotos bacanas e opiniões são nossas (o remédio pra febre também).