IFA 2010: Emtec M600, um pen drive de milho
Início » NOVOS PRODUTOS » Design » IFA 2010: Emtec M600, um pen drive de milho

IFA 2010: Emtec M600, um pen drive de milho

RESUMO

Pen drives (ou memory keys) não são lá fonte de inovação faz tempo, mas pelo menos o M600, da Emtec, tem algo de diferente. O dispositivo tem um encapsulamento feito em PLA (ácido poliláctico), material 100% biodegradável que substitui o plástico convencional e feito à base de milho.

IFA 2010: Pen drives (ou memory keys) não são lá fonte de inovação faz tempo, mas pelo menos o M600, da Emtec, tem algo de diferente. O dispositivo tem um encapsulamento feito em PLA (ácido poliláctico), material 100% biodegradável que substitui o plástico convencional e feito à base de milho.

Se o consumidor remover os componentes internos, a carcaça será consumida por microorganismos, sem deixar rastros poluentes em cerca de 108 dias, de acordo com a fabricante (contra 450 anos de um pedaço de plástico convencional).

O M600 vem em capacidades de 4, 8 e 16 GB, e sua embalagem é feita também em papel biodegradável. Sai por um preço médio de US$ 30 (8 GB) nos EUA.

Escrito por
Henrique Martin
8 comentários
  • Ótima iniciativa! Espero que as pessoas se lembrem de separar o conteúdo, na hora de mandar pra reciclagem!

  • Mas se a carcaça do pendrive é biodegradável, como se faz para mantê-la longe dos microrganismos decompositores durante o tempo de vida útil dele?

    • Pensei a mesma coisa…
      Já pensou, depois de algum tempo vc pega o pen drive da mochila e o corpo dela virou uma gosma??? hauhauhauha

  • @Livio Ribeiro: especulo que o processo de biodegradação ocorra soba algumas condições específicas de umidade, temperatura e luminosidade, como as encontradas em lixões (veja artigos indicados abaixo).

    @Zumo: Observo que a embalagem contém plástico transparente. A julgar pelo texto do artigo, este invólucro plástico também seria biodegradável?

    Existem outras variedades de plástico biodegradável, inclusive desenvolvidas por brasileiros:

    * (cana de) Açúcar;

    * Mandioca;

    * PET reciclado.

    Em tempo, há um estudo indicando que há limites quanto à "biodegrabilidade" de alguns tipos de plásticos vendidos como tais.

    • pelo que diz a Emtec, é tudo reciclável também na embalagem (E tks pela resposta eco-biodegradável!)

  • só acho que um pendrive deveria ser construido justamente pra durar tanto quanto o plástico puder. Afinal de contas ele pode ser usado por muitos e muitos anos ainda.

    Mas lembrei do documentário "Food Inc." quem assistiu sabe porque.