Ideias da Nokia para 2009: celular sem carregador
Início » NOVOS PRODUTOS » Celulares » Ideias da Nokia para 2009: celular sem carregador

Ideias da Nokia para 2009: celular sem carregador

Olhando a lista que o pessoal do Nokia Conversations fez para os assuntos “quentes” de 2009, os primeiros dois itens eram mais que previsíveis (lançamento do N97 e chegada a demais mercados do 5800, ambos com tela sensível ao toque), mas o terceiro me surpreendeu: em nome de embalagens menores, que ocupam menos espaço, a Nokia pode vir a vender celulares sem o carregador de bateria.

A ideia (ah, a reforma ortográfica) não está errada não.

Parte do ponto de vista que a empresa é líder mundial em telefonia e que estamos num ponto hoje (salvo exceções, claro) em que muita gente só troca de celular – e por isso já tem o carregador. Eu mesmo tenho uns três carregadores distintos em casa (um fica no trabalho, por sinal), então não tem muita lógica comprar um celular novo com carregador novo, certo?

Claro que isso é só um conceito a ser explorado em 2009, e não necessariamente deve entrar em prática. Mas que é uma boa ideia é, com certeza.

Entre as outras “tendências” para o ano estão os demais serviços de internet da companhia (OVI, música, e-mail etc) e um “pensamento” um tanto curioso, que eu amplio para as demais fabricantes de celular: já atingimos o ponto em que existe um celular ideal? Eu acredito que estamos próximos disso, mas ainda não.

Nagano comenta: pode até parecer uma ideia (é assim que se escreve agora?) meio estranha, mas acho que faz muito sentido. Mas para isso bem que os fabricantes poderiam facilitar a vida da gente padronizando a voltagem de saída e o formato dos conectores de seus adaptadores de energia, permitindo assim que as pessoas possam usar o mesmo carregador que nem precisa ser do mesmo fabricante ou mesmo feito especificamente para celular. Até onde eu saiba, a Nokia é uma das empresas que fazem um celular novo que pode ser usado com um carregador antigo (com adaptador) e vice-versa. Outros fazem isso por tabela, permitindo que seus aparelhos sejam recarregados via porta USB o que por sinal, pode ser até uma ótima solução, diga-se de passagem.

Escrito por
Henrique Martin
15 comentários
  • No ano passado os principais fabricantes aprovaram a padronização dos conectores, o padrão escolhido foi o mini-USB.

  • Se a eliminação do carregador se refletir em diminuição do preço final do celular pro consumidor, tudo bem. No entanto, se for uma maneira das empresas simplesmente diminuirem os custos de produção e aumentarem seus lucros, farei questão do meu carregador novinho.

  • Parece uma ideia interessante a princípio. Mas deve sim ser diminuído o custo e ser adotado um padrão de entrada para os carregadores, uma vez que o carregador costuma durar mais que os celulares. Mas não seria nada inteligente se fosse produzido a mesma quantidade de carregadores que a quantidade de celulares, pois aí teríamos DUAS embalagens!!

  • é… é uma boa ideia, se abaixar o custo para o consumidor, muito melhor!
    agora praticamente todos os celulares vem com um cabo USB, sendo possivel recarregar o celular por ele… o que já é uma alternativa!

  • Tenho a impressão que é uma alternativa para manter o preço elevado dos aparelhos já que poucas novidades estarão à disposição neste ano.

  • Mas justamente a Nokia é a unica que nao permite carregar o celular pelo cabo USB. Ao contrario, com o cel ligado ao PC a bateria até gasta mais rápido.
    E como estamos no Brasil, duvido que a queda de uns 20 dolares no preço final do aparelho reflita aqui na hora de converter o preço ao real.

  • Eugenio, a questão não é o preço final por si só, mas o que O SEU mundo acumulo de lixo com o carregador novinho. E não entendo pq a Nokia está querendo dar uma de bozinha quando como já citado ela faz questão do celular não ser carregado na USB…

  • Yeah! Parece, mas nem tanto. Ah! Quem se importa com o tamanho das embalagens, realmente!?

    De todo jeito vamos ter que comprar um carregador porque quem pode garantir que a nokia e os outros fabricantes não vão mudar a “tomada” do mesmo. Daí você compra o celular… e ainda vai comprar o carregador em separado. Que nem deve custar isso tudo para o fabricante.

  • A ideia de vir sem carregador é muito boa. A embalagem do Nokia já pequena, agora vai ficar menor ainda. Como trabalho direto com computador, dispenso o carregador e recarrego o meu Motorola com o cabo usb. Acredito no potencial de convergência de utilizar as entradas usb como fontes de energia, além de troca de dados.

  • Não se vocês entenderam, mas a idéia é causar menos impacto ao ambiente. Exatamente por isso a diminuição do número de embalagens (e das suas dimensões) e cacarecos poluentes que podem tornar-se dispensáveis (como um carregador) é importante.

  • Sei lá. Quando vendo um celular velho para comprar um novo vendo completo e com o caregador.

  • BOA NOITE,ESTÃO VENDENDO UM CELULAR NOKIA E 71 COM TV CAMERA 8,0 MGPX,EU PROCUREI NA INTERNET E Ñ ENCONTREI ESSE MODELO,ESSE MODELO Ñ SERIA DO PARAGUAY? TIREM MINHA DUVIDA,POR FAVOR,OBRIGADO