Huawei MediaPad X1: o tablet que encolheu e virou telefone
Início » SMARTPHONES » 4G » Huawei MediaPad X1: o tablet que encolheu e virou telefone

Huawei MediaPad X1: o tablet que encolheu e virou telefone

[MWC 2014] A Huawei deu um passo importante – e bastante ousado – no mercado de smartphones hoje em Barcelona. Anunciou cinco novos produtos – um hotspot Wi-Fi 4G, um smartphone intermediário 4G, um tablet 4G, um wearable Bluetooth e um tablet/foblet de 7″ que não parece ter tudo isso de tamanho, o MediaPad X1.

Lembro da primeira vez que vi uma apresentação da Huawei sobre smartphones. Foi no MWC de 2012, quando os primeiros aparelhos quad-core começaram a aparecer. De lá pra cá, muita coisa mudou. Hoje – diz o IDC – a Huawei é número 3 global em vendas de smartphones, e a apresentação da companhia chinesa deixou claro que os caras querem ser a próxima bola da vez nesse mundinho.

Primeiro motivo: a apresentação foi 75% ocidentalizada, com direito a vídeos apresentando uma historinha de amor conectado. A Huawei quer passar uma mensagem de liderança, e precisa ser em bom e alto som. Executivos europeus, sem sotaque e com inglês perfeito, falaram do mercado, do crescimento, da importância que a fabricante conseguiu no último ano. Apresentaram quase todos os produtos, e deixaram o MediaPad X1 e o TalkBand B1 (o treco de pulso) para Richard Yu, executivo-chefe da área de consumo da Huawei.

Mas se Yu poderia cair no clássico esquema “sou chinês, se virem com meu inglês ruim”, estão enganados. Nada de “prasma terebision” comum a fabricantes orientais mostrando seus produtos no ocidente. Yu até tem sotaque, mas sabe (e foi bem treinado para isso) que a Huawei está sob os holofotes e que precisa fazer o máximo de barulho. E passa bem a mensagem. Diz que os telefones estão crescendo (mensagem clara do que o Samsung Galaxy Note criou), e que os tablets estão encolhendo (Olá, Nexus 7).

huawei mediapad x1 - 01

E sua apresentação não tem papas na língua mesmo. Cita os concorrentes nominalmente ao comparar recursos, tamanhos, especificações: huawei mediapad x1 - 02 huawei mediapad x1 - 03

O mais divertido foi ver Yu colocar o MediaPad X1 no bolso do paletó, pedir ajuda para um executivo da empresa para lhe entregar um iPad mini e falar “olha, o iPad não cabe”. É uma estratégia de comunicação um tanto diferente e direta ao ponto.

Mas o que me fez gostar do MediaPad X1 foi o monte de explicações de como o aparelho, com uma tela de 7″, parece ser tão menor que um tablet de 7″. E falaram de estrutura, construção, capacidade.

huawei mediapad x1 - 04 huawei mediapad x1 - 05

Modos de acabamento…huawei mediapad x1 - 06 huawei mediapad x1 - 07

E, na prática, o MediaPad X1 é grande, mas não parece – e é um baita trunfo pra Huawei.

Segundo a fabricante, o MediaPad X1 começa a ser vendido em breve pelo valor sugerido de 399 euros (4G, 16 GB de armazenamento, 2 GB de RAM).

huawei mediapad x1 - 08 huawei mediapad x1 - 09 huawei mediapad x1 - 10 huawei mediapad x1 - 11

Fotos do aparelho na bagunça que ficou o local da coletiva da Huawei após terminar a apresentação:

huawei mediapad x1 - 12 huawei mediapad x1 - 13 huawei mediapad x1 - 14 huawei mediapad x1 - 16 huawei mediapad x1 - 18 huawei mediapad x1 - 19 huawei mediapad x1 - 21 huawei mediapad x1 - 22 huawei mediapad x1 - 23 huawei mediapad x1 - 24 huawei mediapad x1 - 25 huawei mediapad x1 - 26 huawei mediapad x1 - 27

ZTOP está a Barcelona a convite da Nokia e conectado com um SIM card da Vivo (E o 4G funciona!). Todas as opiniões são nossas, as fotos bacanas também.

Escrito por
Henrique Martin
5 comentários
  • Se eu já não tivesse o meu xperia z ultra pegaria um fácil. Será que chega aqui?

  • Este foi o primeiro tablete Android que me chamou a atenção. Estou a procura de um tablet e, até ontem, o único que tinha me agradado foi o iPad mini.
    Vamos ver se esta belezinha chega aqui e, se chegar, quanto vai custar.

  • uma pena que não compararam com o fonepad 7…mas isso posso pesquisar sozinho. resta saber quando e se será lançado no Brasil.
    apesar de ultimamente o Brasil está dentro do calendário de lançamentos. Resta saber se os foblets vão estar a venda através das operadoras. Creio que os dois Nokias de 6″ sim,mas fico e, duvida sobre huaweis e asus.