Review: fones sem fio Huawei FreeBuds 3i
Início » NOVOS PRODUTOS » Review: fones sem fio Huawei FreeBuds 3i

Review: fones sem fio Huawei FreeBuds 3i

RESUMO

FreeBuds 3i: fones sem fio da Huawei têm design curioso, mas boa qualidade de som e um cancelamento de ruído ótimo para ficar em casa.

Um tempo atrás a Huawei me mandou os FreeBuds 3, fones sem fio com Bluetooth e cancelamento de ruído, mas não eram fones para mim: com um design inspirado nos AirPods da Apple – sem borracha, com plástico direto no canal auditivo, não nos demos muito bem, já que o formato me incomoda.

Mas no final de 2020 veio um substituto: os FreeBuds 3i, com, err, formato mais ou menos inspirado nos AirPods Pro da Apple, usando pontas de silicone. Aí sim nos demos bem. O modelo segue com cancelamento de ruído ativo – que em fones pequenos ajuda mais a reduzir pequenos ruídos e melhorar a concentração dentro de casa durante o dia de trabalho.

O design dos FreeBuds 3i, apesar de ser uma mistura de projetos já conhecidos (e citados), é muito prático. Com as pontas de silicone, ele encaixa melhor no canal – e a haste exterior ajuda a manter no lugar, sem se mover sozinho.

Os FreeBuds 3i vêm em um estojo que serve para recarregar a bateria. A Huawei promete 3,5 horas de uso contínuo mais 14,5h no estojo, e na prática isso se confirma – mas pode variar se estiver com os fones em modo de cancelamento ligado, desligado ou com o modo ambiente ativado.

A Huawei me mandou uma unidade que já havia sido usada por outra pessoa, então cometi um pequeno engano no primeiro uso: desinfetei tudo com álcool isopropílico e instalei uma ponteira nova que tinha em casa: os fones funcionaram, mas esqueci durante um fim de semana fechado no case e os contatos do fone não encostaram nos da caixa, e a bateria foi drenada quando percebi alguns dias depois.

Mas depois achei uma ponteira compatível (é um formato um pouco achatado) e foi tudo bem. Na caixa do produto vêm outros formatos de ponta de silicone, caso seja necessário trocar.

A única coisa que me incomoda no design dos FreeBuds 3i é o acabamento em “black piano” (desenterrei essa lá de 2009) que deixa marcas de dedos em tudo. Mas é detalhe. O estojo usa um conector USB-C para recarga da bateria.

FreeBuds 3i: como é usar

Os Huawei FreeBuds 3i se conectam a smartphones (iOS/Android) por Bluetooth. A fabricante indica a instalação do app AI Life para melhor uso do dispositivo. O aplicativo é bem simples, ao instalar já mostrou atualização de software disponível para os fones. Ali também dá para configurar os atalhos de toque duplo e simples.

Ao colocar os FreeBuds 3i no ouvido, com um toque mais longo o cancelamento de ruído é ativado. Toque de novo e entra no modo ambiente, mais um os fones entram em modo “normal”. Sempre com um aviso sonoro (em inglês) do modo em uso – os fones da Sony fazem isso, e é bom para saber qual modo está usando.

O cancelamento ativo de ruído é bom. Não é do tipo que vai ocultar o som de um motor de avião, mas para usar em casa/escritório e esconder os ruídos em torno é bem decente. Não dá sensação de pressão no ouvido também. No teste do ventilador ligado no ambiente, o barulho das pás fica bem abafado. A Huawei cita uma redução de até 32 decibéis de sons externos. O cancelamento do Galaxy Buds Pro é um pouco melhor, mas não vou falar disso agora.

O modo Sensibilidade Ambiente – em que o fone usa os microfones para amplificar o som externo, para não perder atenção – é OK. Não gosto de nenhum modo ambiente até o momento, mas não fica um eco como nos Samsung Galaxy Buds+.

A qualidade do som: os Freebuds 3i têm um perfil sonoro mais básico. Reproduz médios e agudos muito bem, e não tem um grave forte pulsante (como em fones da Beats, por exemplo). A qualidade do som é boa, dependendo do gênero: os FreeBuds 3i parecem ter sido projetados para música pop contemporânea – coloque um The Weeknd para tocar e vai se divertir. Mas funciona bem com outros estilos.

Eu compraria um?

Sim. Os FreeBuds 3i têm boa qualidade de som e são bastante confortáveis no uso cotidiano. A bateria tem duração boa para uso cotidiano, faltam pequenos detalhes presentes em alguns concorrentes (como atalho para acessar assistentes digitais por som ou toque) e a detecção de uso (que para a música ao tirar um dos fones) funciona direitinho em outros Androids (o site da Huawei dá a entender que seria algo exclusivo para telefones com EMUI).

No geral são bons fones com um bom preço sugerido – R$ 899 no momento que escrevo este texto.

Onde encontrar: Amazon | Zoom Store

[Huawei]

Huawei FreeBuds 3i ao lado dos Galaxy Buds Pro

Para assinar a newsletter INTERFACES clique aqui e receba o melhor da tecnologia por e-mail toda sexta-feira de manhã, com a nossa curadoria e análise.

Escrito por
Henrique Martin
1 comentário