Dossiê Huawei na China – onde nascem os smartphones

Dossiê Huawei na China – onde nascem os smartphones

2) Linha de Produtos

Em outra apresentação, Clement Wong, Diretor de Marketing de Produto, deu um resumo da linha atual de smartphones da Huawei hoje.

Como não temos nada ainda de forma oficial no Brasil – e nem acredito que essa linha inteira venha para cá, vale um resumo básico:

Topo de Linha/Super Premium: série Mate 10 (com lentes Leica na câmera)
Super premium/fashion/fotografia: série P, com o Huawei P20 e P20 Pro (também com lentes Leica na câmera).
Intermediário/selfie: série Nova.
Entrada: série Y

Um dos destaques dos modelos da Huawei é o uso do processador Kirin 970, desenvolvido pela própria Huawei (com a marca HiSilicon).

Wong diz que “O Kirin 970 é o primeiro chipset desenvolvido para tarefas de Inteligência artificial. Integra uma NPU (unidade de processamento de redes neurais), que permite adotar tecnologias como Master AI para fotografia e otimizar o uso de bateria nessa categoria de produto. O Master AI permite a todos fotografar como um profissional graças às melhorias de IA.”

P20

Vale lembrar que, nas séries Mate e P, a Huawei fez uma parceria com a Leica para tornar a câmera ainda melhor.

huawei p20 proAlgo muito interessante – até curioso – para dizer a verdade, foi o fato de a Huawei usar o Kirin 970 no Nova 3, produto que só foi anunciado até o momento no Ocidente(mas já está à venda na China) e que me deu a impressão de ser voltado para o público jovem (tem câmera frontal de 24 megapixels), com uma das versões com o mesmo acabamento furtacor do P20.

huawei nova 3 - foto divulgação

É o famoso caso de “criamos desejo com o P20, vamos vender mesmo o Nova 3 que é muito parecido e mais barato”.

A Huawei usa a interface EMUI em cima do Android, sempre com aquele mesmo discurso de todos de “permitir integração completa entre o software e o hardware no nível do chipset”. Segundo Ryan Liu, especialista em engenharia de software (e um dos desenvolvedores da EMUI, quatro recursos principais se destacam na interface: Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina, melhor alocação de recursos e a GPU Turbo (para otimizar os gráficos em jogos).

A EMUI 9 – ou pelo menos seus primeiros detalhes – devem ser revelados na IFA 2018, nos próximos dias em Berlim.

Próximo item: Linha de produção e a Europa da Huawei

1 2 3 4 5
Escrito por
Henrique Martin
11 comentários