Pocket Review: Huawei Active Noise Cancelling Earphones 3
Início » REVIEWS » Pocket Review: Huawei Active Noise Cancelling Earphones 3

Pocket Review: Huawei Active Noise Cancelling Earphones 3

Os fones de ouvido Huawei Active Noise Cancelling Earphones 3 são o primeiro produto na linha de acessórios da marca a ser vendido no Brasil. São bons e o cancelamento de ruído também, mas têm um “problema de primeiro mundo” curioso – o conector USB-C.

Huawei Active Noise Cancelling Earphones 3

À primeira vista, o modelo da Huawei parece com qualquer outro fone de ouvido do tipo in-ear…

Mas ele tem uma diferença importante: seu conector é do tipo USB-C, pronto para usar em smartphones com esse conector (como o Huawei P30 Pro ou o Samsung Galaxy Note 10, que vêm sem entrada para fones de ouvido) ou aparelhos com conector 3,5 mm, porém com donos em busca de áudio digital nativo saindo pelos seus fones – testei no Galaxy Note 9 e funcionou sem problemas.

O produto tem ótimo acabamento, com o cabo principal emborrachado, um controle simples de usar, um microfone para ligações. Os fones têm borrachas em três tamanhos (pequeno, médio, grande) e eartips (o encaixe externo) em silicone, também em vários tamanhos. Acabei usando os eartips padrão e troquei a borracha pela menor, que deixam o uso bem confortável.

A qualidade do som é muito boa – gostei dos graves e da nitidez do som. Porém, o mais importante nesse fone é a tecnologia de cancelamento de ruído. O fone tem um microfone externo para captar o som externo…

… que, no controle, é processado e gera a onda de som reversa para cancelar o ruído. O recurso é ativado por um botão lateral (e acende um LED verde).

O controle tem ainda ajuste de volume, botão para reprodução/pausa/atender chamadas e, com as teclas combinadas de volume pressionadas ao mesmo tempo, ajusta o nível de cancelamento de ruído (desligado, modo de atenção – para ouvir conversas ao lado sem precisar tirar os fones – e cancelamento ligado).

No uso cotidiano, identifiquei duas coisas importantes:

  1. o cancelamento de ruído é poderoso o suficiente para isolar a maioria dos barulhos da rua (incluindo andar de metrô em São Paulo), o que pode ser perigoso por anular a percepção do ambiente – no dia-a-dia andando na rua, é melhor usar sem o cancelamento ativado, no metrô tudo bem.
  2. usei os fones da Huawei no avião indo para o lançamento do Galaxy Note 10 em Nova York. Isolam bem o ruído (não como o Sony WH-1000XM3, que tem outro formato-e-proposta), porém esbarrei num problema de 1o mundo de altíssimo nível que vem a ser:

Ou você ouve música ou carrega o telefone,
já que a porta USB-C está ocupada.

Nos smartphones sem o conector P2 para fones – como o P30 Pro e o Galaxy Note 10/10+, não existem muitas alternativas. Ou você usa um fone Bluetooth para deixar o USB-C livre para carregar a bateria – seja no avião ou no escritório durante o dia – ou ouve música com um fone USB-C (ou usa um fone convencional com adaptador, que reduz a qualidade do som), para de ouvir música e aí recarrega a bateria.

Ou usa um smartphone “velho” com porta P2 – caso do meu Galaxy Note 9. Vale lembrar que os fones da Huawei consomem bateria do smartphone para alimentar o cancelamento de ruído.

No voo da ida para Nova York, faltando 4 horas para o pouso – e eu ouvindo música desde a decolagem, cinco horas antes – a bateria do smartphone estava em quase 30%. Tive que voltar para meus fones padrão de viagem (um Sony in-ear com cancelamento de ruído que já saiu de linha e que usa pilhas que duram horas e horas e horas – umas quatro viagens de longa duração, pelo menos, e sempre tenho uma pilha extra em caso de emergência) e carregar o telefone, já que teria um dia corrido pela frente e ter 100% de carga era necessário.

Um outro problema de 1o. mundo ainda sem solução: fones USB-C não podem ser usados nos sistemas de entretenimento de bordo dos aviões (quase sempre com dois pinos) por inexistência de adaptadores compatíveis. E usar fone de cia. aérea não dá em 99% dos casos (a não ser que você esteja na executiva ou primeira classe da American Airlines com os fones da B&O).

De qualquer modo, o Huawei Active Noise Cancelling Earphones 3 é, por enquanto, a única opção de fone USB-C (que não seja importada da China) à venda no Brasil. E é um fone muito melhor que os fones USB-C que a Huawei fornece na caixa do P30 Pro (que são clones dos Earpods da Apple).

Resumo: Huawei Active Noise Cancelling Earphones 3

O que é isso? Fone de ouvido intra-auricular USB-C com cancelamento ativo de ruído.
O que é legal? Qualidade do som, cancelamento de ruído é muito bom para o tamanho do fone, cabo resistente.
O que é imoral? Se você quer ouvir música e carregar o telefone ao mesmo tempo, não é possível. Falta um estojo para transporte também.
O que mais? Os modos de som permitem alternar entre cancelamento total, modo de atenção (para ouvir conversas em torno sem tirar o fone) e desligado. Bons graves, som bastante nítido.
Avaliação: 7 (de 10). Entenda nosso novo sistema de avaliação
Preço sugerido pela fabricante: R$ 399.
Onde encontrar: Huawei

Escrito por
Henrique Martin
3 comentários