Hands-on: Facebook Camera para iOS
Início » HARDWARE » APPLE » Hands-on: Facebook Camera para iOS

Hands-on: Facebook Camera para iOS

RESUMO

O Facebook lançou hoje um novo aplicativo, chamado Facebook Camera – só para iOS. Lembrou do Instagram? Então, é quase a mesma coisa.

O Facebook lançou hoje um novo aplicativo – chamado Facebook Camera – exclusivo para iOS. Lembrou do Instagram, comprado pelo Facebook pouco tempo atrás por US$ 1 bilhão? Então, é quase a mesma coisa – quase.

Instalei o Facebook Camera  no meu velho e bom iPhone 3GS com iOS 5. O aplicativo pede acesso à sua conta cadastrada no aplicativo do Facebook no iPhone (ótimo, já que não precisa entrar com login e senha de novo) e centraliza todas as fotos – suas e dos seus amigos (como já comentaram, nada de páginas ainda – e ainda bem!)- na tela inicial.

Ao abrir, o Facebook Camera mostra as minhas fotos mais recentes:

E a dos meus amigos na rede – note que o “Like” é bem posicionado no pé da foto.

O mais importante, porém, é que o Facebook Camera carrega todas as imagens que estão no meu aparelho automaticamente. Para fazer upload de uma ou várias em lote, basta selecionar o marcador no canto superior direito de cada uma. Upload em lote é uma boa para esvaziar o telefone de vez em quando.

Dá também para tirar fotos novas com a câmera, ou editar as já existentes. O aplicativo traz corte de imagem (crop), algo que não existe no formato fixo do Instagram para iOS:

E um monte de efeitos visuais-estilo-Instagram (15 filtros), só que com outros nomes (como “Cool”, “Emerald” e “Cream”, por exemplo):

Na hora do upload, basta clicar no marcador superior direito. Ali você pode marcar quem está junto na foto, definir privacidade e marcar a localização. E pronto, a foto vai direto para sua linha do tempo no Facebook.

Honestamente, o Facebook Camera me parece só um experimento inicial do que o Facebook pode fazer com o Instagram no futuro. É rápido e direto ao ponto e mostra uma boa intenção de melhorar os apps móveis da rede. Pelo menos é gratuito também – mas está com toda a interface em inglês apenas por enquanto, e só na App Store dos Estados Unidos. Segundo o Facebook Brasil, a versão para a App Store local deve sair em breve. 

Mais informações em Facebook Camera.

 

 

 

 

Escrito por
Henrique Martin
7 comentários