Hands-on: Sony NSZ-GS7 Internet Player com Google TV
Início » NOVOS PRODUTOS » casa » Hands-on: Sony NSZ-GS7 Internet Player com Google TV

Hands-on: Sony NSZ-GS7 Internet Player com Google TV

O set-top box Sony NSZ-GS7 Internet Player é o primeiro (e por enquanto único) dispositivo com acesso oficial ao serviço Google TV à venda no Brasil. O produto foi anunciado hoje pela Sony e pelo Google em São Paulo e chega às lojas no mês que vem, com pré-vendas a partir da próxima semana.

O set-top box não difere de nenhum outro: a Sony diz que o design todo em preto serve para qualquer sala de estar (e combina com qualquer televisor, afinal). O aparelho mede 204 x 35 x 130 mm e é um pouco maior que uma velha fita VHS.

As conexões ficam todas na parte traseira: duas HDMI – uma de entrada (para a caixa da TV a cabo) e uma de saída (para o televisor), saída de áudio óptico, Ethernet, duas USB e o conector de energia. Esse IR Blaster no meio serve para deixar o Google TV dentro de um armário ou gabinete e receber os comandos do controle remoto, de acordo com a Sony. A caixa tem 8 GB de armazenamento interno.

O modelo tem ainda conexão Bluetooth para compartilhamento de arquivos e Wi-Fi (b/g/n) integrado. O NSZ-GS7 será importado pela Sony.

O controle remoto é a peça principal do aparelho. Se na Apple TV o controle é minimalista, aqui é um modelo completo com touchpad e teclado. Já que a ideia é navegar pela web (tem Chrome) e aplicativos, nada mais apropriado.

O touchpad fica no meio do controle, fácil de manipular. Esse controle tem um acelerômetro também para uso em games (não testamos com Angry Birds…)

Do outro lado do controle, um teclado QWERTY completo.

E na lateral, atalhos para volume, mudo e troca de canais.

Na TV, o Sony NSZ-GS7 Internet Player tem uma interface central…

… com os ícones dos aplicativos e serviços na base. Nada difícil ou complicado de usar: basta navegar usando o touchpad.

O primeiro ícone dá acesso a todos os aplicativos. Lembre  que roda Android ali, e existem apps feitos só para rodar na TV.

O Google Play dá acesso a esses aplicativos. É igualzinho ao dos tablets e smartphones.

Os parceiros de conteúdo da Sony estão sob o ícone Sony Entertainment Network. Como não existe conteúdo do Google Play para filmes, músicas e livros ainda no Brasil, a Sony diz que esse é um esforço para deixar o aparelho vendido no país mais atraente para o consumidor.

YouTube é uma das coisas mais legais (e volto a repetir: quem nunca juntou os amigos em torno do notebook em uma festa/reunião de família pra ver vídeos online?)

E ao acessar um vídeo, você já pode compartilhar informações no Twitter e Facebook. O NSZ-GS7 roda vídeos de diversos formatos (incluindo MKV) em 1080p (lista de formatos aqui) – e o YouTube não é diferente (só depende, claro, da sua conexão).

Lembra do HDMI-in atrás do aparelho? É para comandar sua TV a cabo pelo Google TV.

Outro app bacana é o SocialLife, da própria Sony, que serve para cadastrar diversos perfis de redes sociais (Twitter, Facebook) no televisor de acordo com os telespectadores da casa, sem precisar confundir ou fazer login de novo – cada um tem sua senha e compartilha o que quer na hora de ver TV.

O Sony NSZ-GS7 Internet Player chega às lojas em novembro pelo preço sugerido de R$ 899 (pré-venda a partir da semana que vem no site da Sony) e me parece um bom complemento para quem não tem TV conectada e quer mais opções para reproduzir arquivos na tela grande e compartilhar coisas do smartphone ou tablet (Android ou iOS). Vale lembrar que a Apple TV sai pelo valor sugerido de R$ 399 no Brasil.

 

Escrito por
Henrique Martin