Hands-on: Sony NEX-5 (e NEX-3)
Início » NOVOS PRODUTOS » TV » 3D » Hands-on: Sony NEX-5 (e NEX-3)

Hands-on: Sony NEX-5 (e NEX-3)

RESUMO

Eis a Sony NEX-5, que faz sua estreia no mercado brasileiro em outubro. Ela chega às lojas com sua irmã mais “simples” e igualmente simpática, a NEX-3, ambas capazes de trocar lentes num corpo bastante compacto.

Eis a Sony NEX-5, que faz sua estreia no mercado brasileiro em outubro. Sim, a Sony tinha uma escondida no seu estande na PhotoImage 2010, e ela chega às lojas com sua irmã mais “simples” e igualmente simpática, a NEX-3, ambas capazes de trocar lentes num corpo bastante compacto, pra deixar qualquer câmera Micro Four-Thirds morrendo de inveja (e mandar as D-SLR pro spa).

Os dois modelos contam com um sensor de 14,2 megapixels e fazem vídeos em alta definição (720p na NEX-3 e 1080i na NEX-5). O design muda também: a NEX-3 é construída em um corpo de policarbonato nas cores prata, preto e vermelho, e a NEX-5 é feita em liga de magnésio nas cores prata e preto.

Começamos pela NEX-5: a câmera é muito leve. E, como bem notou o Nagano, a baioneta da lente é praticamente da altura chega a ser mais larga que o próprio corpo da câmera. Quase não há botões na frente ou topo: a maioria dos controles é feita por um dial na parte traseira da NEX-5. A tela LCD de 2,95″ é móvel, por sinal.

Vista por cima, com a tela fora de lugar: apenas o disparador, botão on/off e reproduzir imagens em cima. A lente nessa câmera era uma 18-55 mm.

Vista por baixo: entrada para bateria/cartão de memória, encaixe do tripé:

Detalhe pra bateria: slot aceita cartão SD/SDHC (yay!)

Sem a lente: sensor padrão APS. A Sony promete um adaptador para usar as lentes das câmeras D-SLR Alpha:

Os controles de imagem e configurações são feitos por um dial na parte traseira da câmera, com informações direto na tela. Um modo simples e rápido de cortar espaço e simplificar ainda mais a câmera.

E tem um modo Panorama, que faz até fotos em 3D (a serem vistas em TVs compatíveis). Só dar o primeiro clique e arrastar para gerar o panorama.

Finalmente, uma NEX-5 desmontada dentro da vitrine:

Agora a NEX-3: o corpo é praticamente o mesmo, só muda o material usado em sua fabricação.

A tela basculante – aqui dá pra ver melhor:

O flash vem como acessório na caixa e se prende, pelo que entendi, a uma porta nessa tampa superior perto da lente. Não sei ainda qual qualidade final de imagem dessas câmeras, mas me parece um produto pra quem quer tirar fotos com melhor qualidade e controle que uma compacta simples e não quer carregar uma D-SLR, maior e mais pesada.

Ver uma NEX de perto dá a impressão que a Sony pegou uma compacta e colocou uma lente ali. Câmeras Micro Four-Thirds são favoritas deste Zumo faz algum tempo

Segundo a Sony Brasil, as câmeras NEX-3 e NEX5 serão lançadas em outubro em um kit com lente de 16 mm pelos preços sugeridos de R$ 1.999 e R$ 2.499, respectivamente. Especificações completas no site da Sony Europa. Lembramos que esse valor pode mudar, claro, até outubro. (Tks William!)

Escrito por
Henrique Martin
17 comentários