Hands-on: roteador Edimax nLiteWireless 3G 6200n
Início » SMARTPHONES » 3G » Hands-on: roteador Edimax nLiteWireless 3G 6200n

Hands-on: roteador Edimax nLiteWireless 3G 6200n

Meu roteador wireless, um Belkin de coração, morreu de falência múltipla de componentes. Estava usando um Linksys (igualmente velho de guerra, com um bom coração batendo ali dentro) quando o Nagano me falou do Edimax nLiteWireless 3G 6200n, um roteador wireless N com 3G integrado que ele estava sem muito tempo para mexer. E não é que o bicho é bem interessante?

Como qualquer bom roteador wireless, o 6200n tem configurações via web (192.168.1.x) ou pelo PC (Windows apenas) via software. Tudo simples, básico e guiado pelo aplicativo. Mas tem um porém: para configurar o 3G, precisa usar o PC.

O interessante é que o software já tem configurações de operadoras de todo o mundo – basta selecionar o país e a operadora. Entretanto, a interface desse aplicativo de configuração é um tanto complicada (como, na imagem acima, não aparece o botão de “próximo”, que está ali, meio que invisível).

Caso seja necessário, dependendo da operadora, tem um campo ali para digitar o número PIN do SIM card (está naquele cartãozinho original da operadora, junto com os números PUK). O passo seguinte é configurar a rede sem fio (opções de SSID, senha etc).

A interface web é mais completa e fácil de usar, no meu ponto de vista. Tem configurações para vários tipos de rede:

O Edimax 6200n também funciona como um roteador comum – meio implícito isso – e conectei-o sem problemas à rede do Virtua. Ah, sim, criei um SSID bem infame:

O hardware do 6200n segue o padrão dos roteadores wireless domésticos: quatro portas Ethernet, uma WAN, entrada de energia, botão de reset, liga/desliga Wi-Fi e uma porta USB para o modem 3G:

Só tem um probleminha de engenharia aí. O conector USB é colado na entrada de energia – logo, um modem 3G mais gordinho não cabe ali (ou um ou outro, sem exceções):

Felizmente, a Edimax envia na caixa um extensor USB para conectar o modem 3G, assim como um cabo de rede.

No uso diário (e foi mais de um mês com roteador), me convenci que meu próximo roteador vai ser padrão N: mais rápido, mais estável e com cobertura maior (sim, a besta aqui esqueceu de salvar os números de velocidade, mas é notadamente diferente e mais rápido da conexão 802.11g do Linksys que uso agora).

Este lado da Zumo-caverna, em versão sobrado, deixa o roteador no andar de cima e usa (bastante) o notebook no térreo: sinal sempre cheio, mesmo em celulares/gadgets (notadamente o Motorola Dext, Milestone, LG GW620 e no iPod touch). Diferente dos roteadores 802.11g que já tive, o modelo da Edimax só precisou ser reiniciado quando o sinal da Net caía – e me impressionou o fato de ele nunca, nunca derrubar o Wi-Fi (caso do Linksys velhinho que está aqui de passagem e ignora solenemente a existência do iPod touch).

Sobre o 3G: a conexão 3G, ao menos em São Paulo, deve ser um backup, não a conexão principal. A existência do 3G no Edimax 6200n, ao meu ver, é um bom adicional aos recursos já existentes.

A crítica aqui, como sempre, é ao serviço prestado pelas operadoras (que, dependendo do lugar que você estiver, não conecta ou vai muito lento) – se sua área de uso com um roteador fixo é problemática, não dá para apostar com o 3G como fonte principal de acesso à web. Numa emergência, é ótimo saber que o recurso está lá – e ficar sempre de dedos cruzados para as Telefônicas, Nets e TVAs da vida não te tirarem do ar.

De qualquer modo, pelo preço sugerido de R$ 360 na Edimax, o valor do investimento compensa (vi uns roteadores 802.11n por aí entre 400 e 600 reais…). E tem o backup do 3G pra garantir.

Escrito por
Henrique Martin
34 comentários
    • Olá gente estou pensando em comprar um Edimax 6200n e tambem possuo um huawei 1756, alguem ja testou os dois?

      por favor me ajudem 😉

  • Henrique, eu tenho um Linksys que vivia dando problema de estabilidade (caia todas as conexões de 10 em 10 minutos e em casos críticos de 3 em 3). Depois que eu mudei o firmwrae e instalei o DD-WRT, passou a funcionar que uma beleza.

    Vou considerar os produdos da Edimax nas futuras aquisições

  • Muito bom. Pra um modem com 3G eu daria preferência a um modelo que tivesse entrada pro chip direto, em vez de ficar pendurando coisas no aparelho, extensores… só se compensar bastante o preço, tudo bem. Quem sabe o dia que existir uma cobertura 3G decente eu coloque um roteador desses no meu carro também. Daí dá pra ser feliz com banda larga móvel xD

  • Olá tudo bem? Te dar parabéns pelo blog é como chover no molhado :-), mas ai vai parabéns.
    Tenho uma dúvida em relação aos roteadores padrão n, que é a seguinte: é necessário usar equipamentos padrão n para que ou funciona com equipamentos no padrão g.
    Obrigado pela atenção

    Abraços

    • Valdir, Roteadores que seguem o padrão "N" também transmitem nos padrões "b" e "g", pra manter compatibilidade com aparelhoes de gerações anterioes. 😉

  • Achei!!!!! Enfim achei um aparelho com custo/beneficio (conforme tua avaliação) que vale mesmo a pena… achei ele a R$ 310 no Uol.TodaOferta, os outros de marcas "conhecidas" ou "mais famosas" ficam acima disso, as marcas "genéricas" (aka xing-ling) com valores inferiores, mas quem avalia? e quem avalia bem?… soh o preço mesmo ehehehehehe
    Muito obrigado pela matéria… como já disse antes para o Nagano, as melhores matérias são encontradas nas mais simples situações. Não precisa exagerar como testar máquinas caça-níqueis (brincadeira), mas tah valendo eheheheh
    Abraços a todos
    rog

  • So fiquei com uma duvida: ele faz a redundancia automatica entre a wan e o modem usb, quando a wan cai (comum na telefonica) ? di
    Realmente parece ser uma aparelho muito interessante.
    Quanto a reiniciar quando a net cai, isto eh comum: em diversos clientes o modem so reconhece o roteador ou pc depois de reiniciar-los.

    • entao, nao usei os dois simultaneamente – e acho que nem é essa a ideia do produto. o 3G é o backup mesmo

  • Henrique, já tentou algum roteador com antena mais forte?
    Na casa atual (sobrado compridão) uso um 3Com 11g com duas antenas e o sinal é ótimo até no quartinho dos fundos (o modem e roteador ficam na frente da casa, com o piso do andar e 3 paredes no caminho).
    Na casa da minha namorada instalei um TP-Link e o bichinho – além de pechincha – também funciona bem (a antena é bem mais potente que os modelos famosos).

    Se bem que eu quero mesmo é um Netgear 3700 (11n dual-band simultâneo, 2,4 e 5,0, com porta gigabit :p )

    • entao, estou com esse linksys emprestado do nagano. quero um N bacana, mas no Brasil os preços são proibitivos. já ouvi falar bem desse TP-Link (made in standcenter).

      • uso um TP-Link a dois anos ligado 24/7 com um link do Velox e nunca tive problemas, simples e fácil de configurar, para quem não exige muitas opções de configuração acho uma boa oferta.

  • eu tenho um dlink 524 que não passa por 2 paredes!!! =(

    Mesmo usando uma antena mais forte, de 16dBi

  • Alguêm pode ajudar. Instalei 1 Edmax lá em casa não pelo 3G mas pelo roteador de impressão Sem Fio. So que não consigo compartilhar impressora Multifuncional nem com reza brava. Parece que so funciona com impressoras sem scanner. Agradeço sugestões.

  • Comprei um modem vivo Huawei E1756 e um roteador Edimax E6200N. Por inexperiencia, não observei que são imcompatíveis. Existe alguma forma de resolver o problema?

    • Olá Edimar, vi aí q vc informou ter comprado o router 3G-6200n da Edimax e ter dito ainda não ter havido compatibilidade entre ele e o modem 3G HSPA (via USB) marca/modelo “Huawei E1756”. Eu quero saber: você de fato fez testes e tentou fazer funcionar os dois juntos na prática ou apenas está se baseando no que diz a Tabela de Compatibilidade da Edimax para este router 3G ??? E tal tabela depende do firmware que está carregado atualmente na memória interna ROM do seu 6200n !! A propósito, portanto, qual é a versão do firmware que vc está usando neste momento? Vc chegou a fazer atualização de firmware ?
      ESTOU TE PERGUNTANDO TAIS COISAS POR UM LADO PARA TE CONDUZIR CORRETAMENTE PARA O PONTO EXATO DA QUESTÃO QUE ENVOLVE ESSES DETALHES DE COMPATIBILIDADE ENTRE ROTEADORES 3G E MODEM’S 3G, MAS… POR OUTRO LADO, TE PERGUNTO ISTO TUDO PORQUE PEGUEI UM HUAWEI E1756 PRETO PELA VIVO (PARA TESTE POR ENQUANTO), MEU ROUTER 6200N CHEGARÁ EM BREVE E SÓ APÓS EU ESTAR COM OS DOIS AQUI NA MINHA FRENTE É QUE PODEREI FAZER OS MEUS TESTES TAMBÉM E VER A REAL SITUAÇÃO E, DAÍ, DEVOLVER O HUAWEI PARA A VIVO OU FICAR COM ELE, CASO DÊ CERTO A CONEXÃO COM O ROUTER, ENTENDEU?

      DIGA ENTÃO PRA MIM SUASS RESPOSTAS ÀS MINHAS PERGUNTAS PREZADO AMIGO !!
      NO SEU AGUARDO,
      MARCELO.

  • Olá Edimar, vi aí q vc informou ter comprado o router 3G-6200n da Edimax e ter dito ainda não ter havido compatibilidade entre ele e o modem 3G HSPA (via USB) marca/modelo "Huawei E1756". Eu quero saber: você de fato fez testes e tentou fazer funcionar os dois juntos na prática ou apenas está se baseando no que diz a Tabela de Compatibilidade da Edimax para este router 3G ??? E tal tabela depende do firmware que está carregado atualmente na memória interna ROM do seu 6200n !! A propósito, portanto, qual é a versão do firmware que vc está usando neste momento? Vc chegou a fazer atualização de firmware ?
    ESTOU TE PERGUNTANDO TAIS COISAS POR UM LADO PARA TE CONDUZIR CORRETAMENTE PARA O PONTO EXATO DA QUESTÃO QUE ENVOLVE ESSES DETALHES DE COMPATIBILIDADE ENTRE ROTEADORES 3G E MODEM'S 3G, MAS… POR OUTRO LADO, TE PERGUNTO ISTO TUDO PORQUE PEGUEI UM HUAWEI E1756 PRETO PELA VIVO (PARA TESTE POR ENQUANTO), MEU ROUTER 6200N CHEGARÁ EM BREVE E SÓ APÓS EU ESTAR COM OS DOIS AQUI NA MINHA FRENTE É QUE PODEREI FAZER OS MEUS TESTES TAMBÉM E VER A REAL SITUAÇÃO E, DAÍ, DEVOLVER O HUAWEI PARA A VIVO OU FICAR COM ELE, CASO DÊ CERTO A CONEXÃO COM O ROUTER, ENTENDEU?

    DIGA ENTÃO PRA MIM SUASS RESPOSTAS ÀS MINHAS PERGUNTAS PREZADO AMIGO !!
    NO SEU AGUARDO,
    MARCELO.

  • Olá, Edimar. Funcionou o modem Huawei e1756 no Edimax 6200n? Eu comprei este roteador e já possuia o modem. Gostaria de saber se funciona.
    Obrigado!
    Marcelo

  • Eu comprei o 6200n porem meu modem CLARO >> mf645 com tv digital não é compátivel liguei pera eles .e estou n o aguardo do novo firmaware.. fikem atentos galera!!

    t+!

    • Bom dia. Passo pelo mesmo problema, se encontrar uma solução agradeço um retorno.

  • Uso um edimax Ew-7209APG com uma porta lan para um ATA LINKYS PA2PT-NA e nesse ATA duas linhas voip. Agora tenho o Edimax 3g 6200n com um modem móvel que funciona bem com um cabo p o pc quando chego em casa e divido com um note sem fio. Não conseguí configurar o o Edimax 3g p usar com o ATA LINKSYS. Quando coloco o fio ATa na porta Lan do router a conexão trava. Quero ajuda p configurar. Será que somente eu é que uso esse sistema?

  • Tenho um modem 3g VIVO E1756 preto e comprei este sábado o 6200n, e tentei tanto com o firmware 2.08 quanto com o 2.12. Tenho também um Claro E156B e funciona perfeitamente. Quando conecto o modem da Vivo, o roteador para de responder pelo http://192.168.2.1, dá timeout para todas as páginas. Estou buscando alguma explicação mas ainda não encontrei nada. Se alguém descobrir, por favor compartilhe.

  • Ao Henrique, pelas fotos o modem que vc usa da Vivo é um huawei E156B, correto? Nesse caso funcionou sem problemas com o Edimax 6200?
    Ao Eduardo, que relatou usar um E156B, vc confirma que o mesmo funciona em conjunto com o Edimax 6200? Desde já agradeço a ambos.

    • oi luis, sim, funcionou direitinho (pelo que me lembro da coisa)

  • Só faltou fazer o teste de alcançe e estabilidade com ele, isso para mim é o que mais pega hoje em dia !!!!

  • Olá eu comprei o 3g-6200n e tenho o modem da vivo, tentei configurar o 6200n no PC mais não consigo, como eu faço para configurar ele? pois preciso para conectar no xbox live e tá dificil.