Hands-on: Philips Airfryer
Início » NOVOS PRODUTOS » casa » Hands-on: Philips Airfryer

Hands-on: Philips Airfryer

RESUMO

IFA 2010: Dá pra fazer batata frita (quase) sem óleo. O conceito dessa nova “culinária” é proposto pela Airfryer, invenção que a Philips mostra em Berlim e que parece ser a salvação para pessoas com o mesmo fraco que eu por aquelas batatinhas douradinhas e crocantes. Uma fritadeira que frita sem óleo, dá para acreditar?

IFA 2010: Dá pra fazer batata frita (quase) sem óleo. O conceito dessa nova “culinária” é proposto pela Airfryer, invenção que a Philips mostra em Berlim e que parece ser a salvação para pessoas com o mesmo fraco que eu por aquelas batatinhas douradinhas e crocantes. Uma fritadeira que frita sem óleo, dá para acreditar?

Impossível? Mágico? Nem um, nem outro. A inteligência da Airfryer é cozinhar pelo sistema de convecção, ou seja, usando o ar quente em uma velocidade impressionante – neste caso específico, uma tecnologia patenteada pela Philips batizada de Rapid Air Technology.

As vantagens? Bem, antes de mais nada, você vai ter uma fritura mais sequinha. Claro que os salgadinhos pré-fritos em geral já vêm com a sua cota de óleo na massa, mas é necessário admitir que assim você vai consumir bem menos gordura. Mas existem outras coisas legais nisso, como evitar que sua casa fique fedendo óleo por todos os cantos, ou ter um tempo livre para ir preparando os demais pratos da refeição sem se preocupar em ter de olhar a todo momento ou ficar com medo de queimar.

O aparato é composto por uma caixa com uma gaveta (que vem com uma cestinha dentro, bem semelhante a uma fritadeira normal), um timer e algumas instruções de tempo de acordo com o alimento que se quer cozinhar na forma de desenhinhos. Em vez de manual, acompanha um livro de receitas. Tudo bem intuitivo. Só demoramos para entender que um deles significava “rolinhos primavera.”

Dá até para cozinhar duas coisas ao mesmo tempo – nuggets com fritas, alguém?? – com a ajuda de um separador de metal. Testamos com fritas congeladas. Foram 12 minutos e voilà, mais fácil impossível e as batatinhas ficaram bem gostosas, apesar de eu preferir as, digamos, mais caseiras. Neste caso de alimento in natura, explicou a Philips, é necessário adicionar uma colher de sopa de óleo ao preparo.

Sonho de consumo absoluto, certo? Ok, agora a má notícia: ainda não existem planos para a airfryer chegar ao Brasil. Ela sai na Europa agora em setembro, começando pela França (ah, vá, french fries?), e depois indo gradativamente para os mercados da Holanda, Inglaterra e Alemanha, por módicos 199 euros (cerca de 480 reais). Mas também, não faz mal. Afinal, eles não souberam dizer se a Airfryer é capaz de encarar um belo pastel de feira. Quem se habilita a levar uma para casa e fazer o teste?

Henrique comenta: a ideia é ótima (nem comi as batatas ainda), mas é o típico produto da Philips que, bem, vai ser vendido com exclusividade nos “1406” da vida por um preço mais que abusivo, né?

Nagano comenta: Só não entendi a parte da batatinha… você precisa comprar ela semi-pronta (como aquela batata Bint congelada) ou você pode usar batata em natura?

Ar quente? Nah — mais legal se ela usasse raios gama: imagina c0locar batatinha crua nela e ela sair de lá verde e saltitante gritando PUNY HUMAN! em alemão.

(Calma Renata, brincadeirinha…)

comenta: Em algumas preparações, batatas ao forno precisam ser passadas levemente no azeite. A mesma técnica funciona com Salamandras (um tipo de forno usado em cozinhas profissionais) e em cozimento por turbilionamento de ar, que é o que essa fritadeira apocalíptica usa. Quero ver essa gracinha funcionando, pois em teoria, o ar quente em movimento teria a mesma eficiência do óleo, cobrindo uma grande superfície do alimento e transferindo o calor em pouco tempo. Termodinâmica avançada aplicada à cozinha é o que há!

O resultado, ao menos com batatas fritas, está nas fotos abaixo.

21 comentários
  • Ar quente em alta velocidade?
    Quero!

    Aqueles fornos TurboChef são meu sonho de consumo, e eu nem sei cozinhar… Usam um princípio parecido.
    (é o que tem na maioria dos Spoletos, Subway e Starbucks)
    Melhor jeito de assar pão de queijo e lasanha que eu conheço.

    Ela demora pra esquentar? Ou é ligar na tomada e tá pronta pra usar?

    • Oi Rubens. Liga na tomada, acerta o timer e pronto. Mas seria interessante se pudéssemos ter testado com os tais alimentos in natura. A Philips garante que o pão de queijo fica ótimo. Ainda queria ver se encara um pastel bem recheado.

  • No momento vivo em Madrid, e por aqui já foi lançada a mais de 2 anos uma de identicas características da fábrica Tefal. E por curiosidade consultei o preço, também custa 199,00 euros, assim que a Philips Airfryer, não tem nada de inovador.
    PS Parece inclusive que a outa tem maior capacidade, pois diz que frita até 1 kg de batatas por vez….

    • e verdade eu tenho uma mas demora cerca de 30 minutos 1 kilo se for pre confeladas demota 12 a 15 minutos

  • O correto é cozinhar pelo sistema de convecção, e não que cocção!!! Abraço.

  • Não seria sistema de convecção?? Cocção é o cozimento normal dos alimentos.

    • é convecção sim. redatora já foi punida com 3 batatas para descasacar e fritar.

  • Com um adaptador para ligar nas tomadas dos carros dá para fazer um pit stop em qualquer lugar e comer batatinhas fritas no meio de uma viagem.

  • Pura ilusão, ainda falta muito para ser de fato a fritura a ar que queremos, a Philips que me desculpe.

  • Como moramos num pais de m. e das bananas, vai demorar uns 10 anos para chegar ao Brasil, a final somos sempre os ultimos a ter a alta tecnologia, quando ela chega aqui, já esta ultrapassada.

  • Boa tarde, tenho esta fritadeira e garanto que foi uma das melhor compras que realizei, já fritei batatas, pastel, frango, coxa de galinha, nuggets, carne de porco e bolinhos. É excelente! Alimentos congelados não precisam de óleo. Produtos in natura como batatas coloco meia colher de sopa de azeite. Pra que tem problema de colesterol é a solução pra comer fritura, meu cardiologista nem conhecia, vou retornar esta semana com ele e refazer exames de colesterol. Meu amigo irá importar 10 fritadeiras, quem tiver interesse entre em contato que posso repassar o pedido.

  • eu comprei adorei muito melhor que colocar a batata no forno amei so preciso de mais receita de bolo simples quem tiver me manda desde ja obrigado