Hands-on: Opera Mini para iPhone/iPod touch
Início » SMARTPHONES » 3G » Hands-on: Opera Mini para iPhone/iPod touch

Hands-on: Opera Mini para iPhone/iPod touch

RESUMO

E saiu a versão oficial do Opera Mini para iPhone. O navegador norueguês, no desktop, nunca me atraiu muito, mas instalei uma versão no meu iBook G4 velho de guerra e mudei de opinião. Então, por que não instalar o Opera Mini no iPod touch pra ver como funciona?

E saiu a versão oficial do Opera Mini para iPhone. O navegador norueguês, no desktop, nunca me atraiu muito, mas instalei uma versão no meu iBook G4 velho de guerra e mudei de opinião. Então, por que não instalar o Opera Mini no iPod touch pra ver como funciona?

Na instalação, o yadayada de sempre do Opera, com resumo dos recursos (e, uia, já está em português!)

Depois, a tela inicial de navegação com os atalhos – destaque pros links diretos pro Terra, Orkut e Globo.com:

Os recursos do Opera Mini: marcadores, histórico, atalho pra página inicial, salvar páginas (!), configurações e outros…

Zumo em sua interface móvel: ficou com um scroll estranho na lateral (isso não ocorre no Safari).

As configurações propriamente ditas:

O lance de salvar páginas (vale mais para posts e artigos de jornais, na verdade, pra leitura offline):

O histórico:

O modo de alternar janelas é bem inteligente – e permite criar novas com facilidade:

E alguns sites carregados no Opera Mini, aleatoriamente:

Diz a Opera Software que o Mini usa as tecnologias de compressão de página pra deixar a navegação mais rápida. No meu caso, não tenho como ver isso já que estou sempre no Wi-Fi com iPod touch (e o bicho serve mais como media player do que para navegar na web, no fim das contas). Se alguma alma caridosa usar o Mini via EDGE num iPhone de primeira geração, por favor, compartilhe as impressões com a gente. E, como todo mundo já sabe, downloads direto na App Store – e é gratuito.

Escrito por
Henrique Martin
14 comentários
  • Eu fiz um teste, em "3g" aqui do centro de curitiba, abrindo o site do uol no formato web.Com o opera ele abriu em 26s. Ja com o safari demorou 1m04s. Mas a grande diferenca foi no abrir e fechar o app. No opera o site estava salvo, ja o safari teve que carregar ele de novo.

  • Baixei ele pro meu Ipod Touch 3Gen um dia depois de ser aprovado e não gostei da forma como ele da zoom com a pinça, você não parece ter muito controle, achei estranho. De fato me parece mais rápido e mais robusto, mais creio que deve vir algumas melhorias nas próximas versões.

    P.s = O que vocês tem contra o Ipad? nenhuma menção no site desde o lançamento…Kinda weird….

    • sobre o ipad, nada contra, nada a favor… é que somos meio anti-hype de alguns produtos, esperamos pra ver de perto. eu acredito que é um baita media player conectado… e só. como um bom produto apple, na segunda geração eu penso em comprar um

      • e podemos ter outras noticias interessantes – diferente de toda a internet.

        muito obrigado.

  • uso o opera mini/mobile desde o tempo do Palm Tx. É a melhor plataforma móvel para navegação.

    A maior diferença é pré-renderizar as páginas e mandar apenas o essencial ao navegador, diminuindo o consunmo de banda.

    E eu reclamei dessa rolagem lateral qdo acessava o Zumo no Symbian s60 (Innov8)

  • A emoção com esse novo browser acaba na página inicial com os atalhos, ao utilizar voltei a 2008 quando tinha meu N95 da Nokia, decepção TOTAL, nem parece um app do iPhone! DERROTA!

  • Já uso o Opera há muito tempo, ele é o browser mais rápido que existe sem sombra de dúvida, porém ainda peca em limitações de leitura do HTML assim como o Safari, Chrome e Firefox aparecem os sites mais completos quanto a Opera alguns sites não abrem. Em sua versão mobile é bem mais rápido que o Safari, porém a desvantagem que não abre alguns sites e efeitos de Javascript.

  • Eu testei, e não gostei. Pra quem está acostumado com o Safari, e utiliza mais WiFi, então não tem porque trocá-lo pelo Opera. Em diversos sites encontrei esse mesmo erro que você viu acontecer no Zomo-mobile.

    Mas uma opção a mais é sempre bem-vinda 😉

  • estou a quase 1 mes com o opera, e n consigo fazer downloads algum.o aparelho e 1 N97mini generico munido com UCWEB e o opera.fora isso o opera e show.GAMELEIRA/PE