Hands-on: notebook Sony Vaio Z870
Início » NOVOS PRODUTOS » Design » Hands-on: notebook Sony Vaio Z870

Hands-on: notebook Sony Vaio Z870

RESUMO

A presença de um Sony Vaio neste Zumo é inédita, e quebramos o tabu com o modelo Z870, uma máquina high-end bastante interessante. Nagano-san, ocupado com uma tonelada de testes, pediu pra eu fazer um hands-on básico com esse portátil – e, confesso, perdi o preconceito com a marca, mais por falta de informação mesmo.

A presença de um Sony Vaio neste Zumo é inédita, e quebramos o tabu com o modelo Z870, uma máquina high-end bastante interessante. Nagano-san, ocupado com uma tonelada de testes, pediu pra eu fazer um hands-on básico com esse portátil – e, confesso, perdi o preconceito com a marca, mais por falta de informação mesmo.

Especificações técnicas oficiais:

  • Processador: Intel Core 2 Duo P8700 (2.53GHz) com chipset GM45 Express
  • Sistema operacional: Windows®7 Professional de 64 bits
  • Tela VAIO de 13,1 polegadas Real Widescreen (1600 x 900)
  • Memória: 4 GB DDR2 SDRAM, expansível até 8 GB
  • Disco rígido: 500 GB SATA
  • Unidade óptica: DVD±R
  • Câmera e microfone integrados
  • Conexão sem fio: Intel Wireless WiFi Link 5100; Bluetooth
  • Bateria: Até 7,5 horas com bateria padrão;
  • Dimensões (Altura x Largura x Profundidade): 2,9-3.4cm x 31,4cm x 21cm;
  • Peso: 1,5kg com bateria padrão. Chassi em fibra de carbono.

Abrindo a caixa:

Na caixa: fonte e cabo de força, pano para limpar a tela, manuais:

A caixa é bem organizada e fácil de remontar. Depois de anos pegando produtos asiáticos que são um verdadeiro quebra-cabeças, esse Vaio é bem básico:

Finalmente, o notebook:

Na sua parte traseira, o básico: bateria, um conector para dock, portinhola para acesso aos pentes de memória, licença do Windows 7 (64 bits!), selinhos da Anatel:

O compartimento de memória (o máximo que me arrisco a desmontar num notebook, ao contrário do Nagano) é fácil de abrir com uma chave Philips:

Como o Vaio Z870 já vem com 4 GB de RAM, nem precisa mexer muito, certo?

A bateria removível sai sem maiores problemas também, basta destravar e pressionar o botão para soltar.

A bateria em si:

No quesito “portas”, achei poucas as duas USB no notebook (uma de cada lado. Do lado esquerdo, Ethernet, slot ExpressCard, modem, USB, FireWire e entrada para microfone/saída para fones de ouvido. O conector da fonte fica na parte arredondada à esquerda da imagem:

Do outro lado, drive de CD, uma porta HDMI, outra USB, uma RGB e o botão de liga/desliga…

… que se acende quando o equipamento está em uso:

Na frente, as tão queridas luzes indicadoras de estado do HD e do carregador da bateria, além de leitor de cartões MemoryStick e SD e um switch para ativar e desativar a conexão Wi-Fi.

O teclado é do tipo “macbook-chiclete”, com bastante espaço entre as teclas. É bem confortável, mas uma vaia (sem trocadilhos) pras teclas “/” e “?” fora da posição normal (estão sob a tecla de função Q e W).

E já estava quase me esquecendo. A tomada da fonte é do novo padrão brasileiro tridente do capeta“:

Um dos recursos mais simples – e inteligentes – do Vaio Z870 é o botão que alterna entre desempenho e economia de bateria, localizado ao lado esquerdo do teclado:

Na prática, mudar de “stamina” (bateria) para “speed” (desempenho) modifica automaticamente alguns recursos do notebook – brilho da tela (até o papel de parede, se quiser), conexões sem fio etc. Nesse modo, sem uma medição oficial, consegui usar o bicho por 2,5 horas e estava com 55% de bateria restante. Mesmo com o Vaio ligado na tomada, para usar a saída de vídeo HDMI é preciso ativar o modo “speed” (e ver seus DivX favoritos em 720p – limitação da minha TV, não do notebook, que chega a 1080p).

Só pra dar uma ideia da resolução de tela (1600 x 900). Sobra espaço no Zumo:

A fama que sempre ouvi dos Vaio é que vinham cheio de crapware pré-instalado, mas não me pareceu o caso desse equipamento. Veio com o básico (Google Chrome como navegador padrão, Norton Internet Suite com licença de 30 dias, trial de Office), vários aplicativos Vaio bem interessantes (destaco os três das telas abaixo) e até Adobe Photoshop Elements/Premiere Elements – um excelente adicional em software, por sinal.

Vaio Media Plus: mesma interface do PlayStation e celulares Sony Ericsson pro media center da Sony.

Vaio Care: recuperação e resolução de problemas de sistema

E o Vaio Control Center, uma central de gerenciamento de sistema.

Finalmente, o Índice de Desempenho do Windows: 4,3, por conta do desempenho gráfico do notebook.

Compraria um desses? Sem dúvida, por conta do HDMI e dos aplicativos de media center do próprio Windows 7 (64 bits!). O design é bem agradável (e a máquina, leve!). Estou esperando o preço oficial da Sony, já que no Sony Style esse modelo específico não aparece (acredito que esperando um upgrade para processador Core i5/i7). Preço sugerido: R$ 7.999

Escrito por
Henrique Martin
20 comentários