Hands-on: Nokia N9
Início » SMARTPHONES » 3G » Hands-on: Nokia N9

Hands-on: Nokia N9

RESUMO

Mexer no Nokia N9 – que vai sair no Brasil – gera sentimentos diversos – de “como demoraram tanto a fazer isso” a “como pode ser tão simples e funcional?” e “oh, empurre a tela”.

Depois de deixar o mercado brasileiro esperando meses pelo meu atual (e melhor de todos os tempos) despertador* N900, o novo Nokia N9 sai praticamente simultâneo com a Europa por aqui. Deve entrar em pré-venda em meados de agosto, para ser lançado oficialmente em setembro.  Só chega no “quarto trimestre”, corrigiu a Nokia nesta quarta-feira (27).

Nada de preço ainda (os colegas do Gizmodo chutam em torno de R$ 2.000, que é o preço mágico atual para um smartphone).

Três protótipos do smartphone com Meego circularam durante o Nokia Talk, evento da fabricante realizado hoje em São Paulo. Claro que aproveitei e botei minhas mãos sujas nos N9.

Mexer no N9 gera sentimentos diversos – de “como demoraram tanto a fazer isso” a “como pode ser tão simples e funcional?” e “oh, empurre a tela”. O “eu quero” que tive ao ver no anúncio do N9 ainda está em estado de suspensão.

(Na série “coincidências”, hoje também foi o dia que a Microsoft entregou o Windows Phone 7 “Mango” (que é fruta e é doce) para os fabricantes de aparelhos – logo mais devem surgir os primeiros smartphones com o OS.)

O design é o ponto mais polêmico: o corpo de policarbonato em peça quase única, sem parafusos, passa a impressão de um aparelho muito bem acabado… ou de um brinquedo de plástico (que se percebe mais no modelo vermelho/rosa que no preto). Como a própria Nokia gosta de dizer, o N9 é um aparelho disruptivo – e começa pelo design.

Note o pequeno ponto na parte inferior direita da tela: é a câmera frontal, posicionada em um local pouco comum.

A interface do Meego é bastante diferente do N900 e seu Maemo: saem os menus de apps com fundo translúcido (olá, Lion!), entra o clássico menu Nokia com as mesmas fontes e ícones do vindouro Symbian Anna.

Falando de interface, o N9 tem uma tela inicial (dois toques para “desbloquear”)…

São três telas principais, que se alternam ao puxar as bordas da tela – não existem botões físicos, certo? É o que a Nokia chamou de “swipe”.

A primeira tela principal é de aplicativos (e um viva para quem criou essa interface do Meego: nada de múltiplas telas iniciais, algo que o iOS resolveu com pastas de apps e que o Android ainda patina – quem precisa de 5 ou 7 telas iniciais?).

Uma tela “multitarefa” com os aplicativos abertos.

E os aplicativos continuam funcionando enquanto se arrasta uma tela, um belo detalhe – pode ser um vídeo rodando, um game, a câmera…

Finalmente, a terceira tela é a de notificações. Essa tela específica tem cara/cheiro de Windows Phone para mim.

Ao arrastar a base da tela para cima, surgem quatro botões de atalho (telefone/mensagens/câmera/navegador).

EÉ a solução encontrada para a ausência dos botões físicos na tela. Leva algum tempo para começar a entender como funciona.

Na parte traseira, a câmera de 8 megapixels com flash LED.

No topo do N9, duas portinholas e a entrada para fones de ouvido padrão 3,5mm.

Ao abrir uma delas, sai uma gavetinha para o microSIM card (o que deixa donos de iPhone 4 mais próximos do N9, por sinal)

E a outra portinhola é o slot microUSB para trocar dados com o computador e carregar a bateria. Os únicos botões físicos aparecem ali na lateral (volume/trava de aparelho).

Uma visão mais próxima da câmera.

E da sua tela de configurações. Será que finalmente se eu pedir pra deixar o flash desligado a câmera “aprende”?

E, mesmo com a câmera funcionando, olha a multitarefa aí de novo:

Depois de fotografar, dá para ver as fotos na galeria, amiga ao toque.

Entre os aplicativos, um atalho para o YouTube móvel

A versão especial com NFC de Angry Birds:

Pelo que entendi, o app Contas funciona como uma central de “social media” no N9. Acredito que é uma variante do modo online unificado (GTalk, Skype) do N900/Maemo. A conferir quando fizer o review do N9.

Finalmente, o navegador com este ZTOP aberto. Note que os banners em Flash não aparecem.

CComo já era comum no N900 com navegador completo, o browser do N9 abre sites completos, e não versões móveis.

O N9 oferece um monte de recursos adicionais, que serão cobertos em nosso review (assim que a Nokia Brasil mandar um pra gente, né?). Pela primeira impressão, é um aparelho promissor. Se a Nokia conseguir levar alguns desenvolvedores de aplicativos pra ele (algo que praticamente ficou no underground dos developers com o N900) e dar um ciclo de vida novo ao Meego, o N9 pode acertar no alvo – e é essa a tal disruptura que a Nokia fala tanto.

*meu N900, pela falta de apps novos e pelo meu cansaço de usar gambiarras para acessar meus serviços favoritos (BarrioSquare não é FourSquare, certo?), se transformou em media player (opa, 16 GB), câmera ocasional e melhor despertador de todos os tempos. Mesmo com os novos comandos por gestos nos novos Android, a capacidade de “soneca” do N900 (o velho e bom 5800 também tinha isso) ao virar o aparelho ainda é a melhor. E se estou com um Android, é susto todo dia na hora de acordar – quando o despertador funciona. 

Escrito por
Henrique Martin
38 comentários
  • Prezados Amigos do Ztop,

    Bem, o hands on apresenta um celular com um ótimo hardware. Contudo, o que levaria uma pessoa a adquirir um celular com software que será substituído pelo windons phone? A Nokia abordou tal questão nesta apresentação? A empresa acredita que o consumidor comum não liga para este "detalhe". Espero que o nokia n9 não seja um n97 ótimo hardware operado por um deficiente software. De qualquer forma, o blog mandou bem no relato do aparelho.

    • luís, obrigado pelo comentário. na minha opinião, chegamos chegando a um estado que os principais aplicativos – e-mail, redes sociais, mapas, games – estão disponíveis nas principais plataformas de smartphones (iOS, Android, Windows Phone) e, com o Meego, tudo indica que a coisa vai andar. Esqueça o Symbian aqui – sim, o Meego teoricamente está morto para a Nokia, mas vai que o bicho vende bem e tio Elop dá mais uma chance? De qualquer modo, uma das divisões da Nokia – além do Symbian para "o próximo bilhão de usuários" e do Windows Phone – é a dos "aparelhos disruptivos", ideias doidas que podem mudar o mundo – e o N9 faz parte desse grupo.

    • "A empresa acredita que o consumidor comum não liga para este "detalhe". "

      O Nokia N9 não é para o "consumidor comum". É para nichos bem específicos (quem quer algo 'exclusivo', o desenvolvedor Meego que não conseguiu seu N950 etc). O "consumidor comum" só deve prestar atenção no N9 porque, tenho certeza, tem muita coisa ali que vai aparecer nos Windows Phone da Nokia.

      • Pra mim tá bom…
        Esperando por ele… Pena o preço proibitivo….
        Ou pelo E7 que vai diminuir quando o N9 lançar…
        Ou até mesmo o N8 que já tá em promoção… 12% de desconto!!!!

  • Sobre o nokia N9, ele deveria ter sido lançado em 2009 (ao menos 2010) – que loucura é essa da Nokia de lançar um aparelho com um SO natimorto? já execrado pelo presidente-espião (da MS, é claro)?

    Maemo é [era?] Um ótimo sistema, com multitarefa real, bons aplicativos e comunidade de desenvolvedores ativa… mas a nokia conseguiu estragar tudo isso.

    E qdo tiver o review, poderiam testar o Opera, Firefox e Chrome?
    Será que deixarão instalar o debian via cartão?

    Falando de coincidencias, Menus com esquema semelhantes ao launcher do WebOs (Palm Pre), tambem disponivel no android (Wave Launcher)
    E os gestos tb permitiram a ausencia de botões no Palm Pre+, tudo baseado em gestures.
    Vcs tem que implorar à HP um Palm Pre Plus pra review, e ver como diversas caracteristicas do WebOs estão presentes em muitos smarts.

    • xii, pedir um Pre? senta lá, cláudia! 😛 (eles prometem "coisas WebOS" no Brasil só pra 2011)

  • É algo como casar com a Alison Brie sabendo que ela não vai aprender nada novo e vai morrer em breve.

    Tu vai aproveitar um tempo, claro. Mas depois tende a ficar monótono…

    Vou esperar as janelas da Finlândia.

  • Para mim, as maiores deficiências do N900 foram: falta de um bom modo de sincronismo (por exemplo, permitir o uso de várias agendas), aplicativo de mapas longe do nível do Ovi Maps do Symbian e a falta de aplicativos bons para usar serviços interessantes (Twitter, Foursquare, …). Boa parte destes e de outros problemas ocorreram, basicamente, pela falta de atenção da empresa com o aparelho.

    Se a Nokia conseguir resolver esses pontos e colocar no aparelho recursos interessantes que oferece em outros, como USB OTG e modo root (ou "developer mode" do N950), e tiver atualizações com correções e novos recursos, eu mesmo troco o Android por ele. Só a experiência de multitarefa de qualidade (contra a tosca do Android) já vale a pena…

    O problema é saber por quanto tempo será interessanter ter o aparelho, dada a falta de lançamentos futuros do MeeGo, por parte da Nokia, e o hardware que logo ficará obsoleto (apesar de os produtos da Nokia não exigirem tanto hardware, como mostram Maemo e Symbian).

  • Pensando no “amigo” iPhone, com os “jailbreaks da vida”, será que conseguiremos trocar o sistema operacional do N9 ???? Colocar o WP7? Ou mesmo o Symbian (Anna, ou mais velho)?? Será??????????

    • se for como o N900, Android é uma boa opção (na teoria, pq na prática é quase impossível de instalar)

      • Como o processador continua sendo o mesmo, mas com uma frequência maior, acho que o NITDroid poderá ser passado para o N9. Agora, com a tela capacitiva, processador e maior quantidade de RAM, a experiência deve melhorar bastante.

        O problema, realmente, é o processo ser "user friendly"…

  • Henrique,
    Até que é simples instalar o Android no N900, basta instalar um app instalador e mandar baixar o sistema. Até dá pra atualizar para o Android 2.3 simplesmente copiando e colando arquivos no cartão SD.
    É bem mais trabalhoso instalar o MeeGo, por exemplo.
    Instalar o Debian é bem fácil também.

  • Eu, particularmente, não entendi muito bem a maneira como a Nokia marketou o N9. É um filho único e fim de papo ou é alguma coisa como o Bada da Nokia? Na dúvida, acho que eu não compraria não.

  • Android tem a mesma listagem de aplicativos que o meego…
    uma tela com rolagem para vários…
    se vc se refere a DESKTOP, sim, vc pode ter varios… e isso nao implica os ATALHOS de aplicações diretamente nele… se quiser colocar mesmo assim, tbm pode criar uma 'pastinha'…

  • Atualmente uso o Motorola Milestone 2, porq era o único q eu podia resgatar a custo zero na Vivo. Mas eu amo mesmo é Nokia. Mas esse aí não quero não. Ele é lindo. Mas eu quero ele com Wondos Phone.

  • Soube, através de outro site, que o N9 chegará ao Brasil quase no fim do ano, pouco antes do lançamento dos primeiros smarts Nokia com WP7. Piada, né? Tem que ser muito otário, fanático pela Nokia ou cheio de dinheiro para levar um aparelho que é até bonitinho e bem construído, mas já nasce descontinuado e morto.

  • Show de review, eu brinquei com o N9 por uns 15 minutos durante a FISL, o pessoal da nokia estava lá.. o que mais me impressionou foi o multi-tarefa dele, simplesmente doido, com certeza melhor que o do Android, e, provavelmente melhor que o do iOS (nunca usei iOS), mas demora até pegar o jeito do swipe, na primeira vez você fica puxando as telas na lateral e não funciona, enfim tem que aprender o sistema por um tempinho, a usabilidade parece simples, mas bem diferente do normal; é um aparelho bem acabado, parece forte, o sistema é até legal mas não tem apps por enquanto, e eu acho que não vai deslanchar não… Instalar Android nele? até daria, mas precisaria de um botão pra função "voltar" não éh? bom o negócio deve ser complexo..

  • Off-topic mas não muito: a Nokia está desativando o OVI calendar, o serviço de sincronização do calendário do telefone Nokia com a web. Ao mesmo tempo, desabilitou a possibilidade de exportar o calendário do telefone para o Thunderbird no PC via OVI Suite. Com esse nível de (des)integração, não há boa vontade de usuário que resista. Por melhor que seja o N9, se a empresa caminha no sentido de dificultar minha vida em uma coisa tão prosaica quanto ter uma cópia da minha agenda na web, tchau Nokia, e descanse em paz, meu próximo smart deve ser um Android.

  • Esse celular tinha tudo para explodir em vendas se eles (como alguém já comentou acima) não oferecessem um OS natimorto.
    A Nokia sempre foi minha primeira opção, tive num total 10 aparelhos mas o symbian chegou a um ponto que me irritou tanto que não consegui mais utilizar – tive um N85 e um 5800 (morri de rir com a questão do alarme, também usei muito tempo só pra isso) mas desisti dos dois de tanto travarem e darem paus malucos. Hoje sou um feliz usuário de iPhone, mas ainda espero pelas novidades da Nokia que pra mim ganha de lavada de qualquer outra na qualidade de hardwares (vai deixar um Samsung cair no chão e rolar por ai como fiz com os meus Nokias pra vocês verem no que dá… rsrsrs).

  • Fiquei curioso para saber mais sobre o Meego… Quando vai sair o review completo?

    • xará, a Nokia não lançou o N9 oficialmente. Assim que liberarem os primeiros pra testes (=meados de outubro, imagino), vamos fazer o review, tá?

  • Cara eu venho lendo revistas on-line porém não tinha visto

    nada focado como esse site.

    Passa o Twitter dele ai.

    Suas matérias são muito bem desenvolvidas cara, parabéns!

    E agora eu vou comentar sobre o N9.

    Eu tenho acompanhado a disputa do mercado, e venho lhes dizer

    por meio desse comentário que o Meego é extremamente funcional,

    todos os aplicativos de rede social dão um banho em muitos outros

    que eu usei. A apple e o Android tem se destacada pela quantidade

    de applicativos que tem.

    Qual o viciado em Smartphones que nunca passou um jaibreaker num iPhone

    e passou a noite toda com o Installous viajando em tantos apps que

    perdeu literalmente à noite?

    Qual o viciado em Smartphones que nunca instalou os apps no android

    os que já vem completos de diversas maneiras?

    Bem esse N9 me chama a atenção não só pelo design e por sua qualidade de

    som que promete ser a melhor com seu gadget comprado à parte.

    Mas esse sistema estremamente leve e rápido me diz que muitos desenvolvedores,

    e principalmente quem não visa ganhar dinheiro com, pode partir pra esse

    sistema que não irá se arrepender.

    Um abraço à todos os Loucos por Smartphone de plantão.

    E assim que eu comprar o meu, irei comentar mais sobre ele.

  • um otimo aparelho mas vendo as foto na hora me lembrou muito os ipods antigos da apple.

  • KK' Gostaria de saber se vem com bateria , e onde encaixa-lá?
    E é quantos chips ?
    Esperando repostas !!