Hands-on: HP 2133 mini-note PC
Início » CULTURA DIGITAL » Microsoft » Windows » Hands-on: HP 2133 mini-note PC

Hands-on: HP 2133 mini-note PC

HP 2133 mini-note PC

E eis que depois do Asus eeePC e do Positivo Mobo, chega a este Zumo o HP 2133 mini-note PC. Deixei de lado meu desktop e fiquei quase todo o final de semana com ele, e cheguei à conclusão de que o modelo da HP é completamente diferente da proposta da Asus e da Positivo.

O 2133 existe em vários sabores distintos. A configuração enviada para testes foi de um modelo com processador Via C-7M de 1,2 GHz, 894 MB 1 GB de RAM (896 para RAM e o resto compartilhado com vídeo), 160 GB de disco rígido com proteção HP 3D DriveGuard (que usa um acelerômetro para proteger o disco de quedas e movimentos bruscos) e, para minha surpresa, rodando Windows Vista Business Edition.

Completam o pacote duas portas USB, tela de 8,9″ com proteção contra impactos (tem uma espécie de plástico reforçado sobre ela), saída para monitor externo e resolução de 1280 x 768 (yay!), Wi-Fi (802.11b/g), porta Ethernet, slot ExpressCard, trava Kensington e leitor de cartões SD. A bateria, ao ser encaixada, levanta em poucos centímetros a parte de trás do portátil, permitindo uma maior circulação de ar no corpo de alumínio para resfriar o aparelho.

O teclado do 2133 tem 92% do tamanho de um teclado convencional de notebook (minha única reclamação é que a tecla / está um pouco escondida – com configuração em português, é preciso pressionar Fn + 0 para obter /, o que confunde um pouco na hora de digitar endereços no browser. Questão de prática apenas.

A diferença básica entre o eeePC, o Mobo e o 2133 é que o modelo da HP é um subnotebook completo e portátil, com recursos e configurações mais próximos de um ultraportátil do que um simples dispositivo de acesso à internet.

E, sim, roda Ubuntu. Mais fotos e informações depois do clique.

Para muita gente, o simples fato de unir os termos “Windows Vista” a “subnotebook” é uma heresia enorme. Apesar de indicar um pífio resultado no Índice de Experiência do Vista (1,7 de 5), o 2133 lida bem com o Vista. O tempo de boot é um pouco exagerado (entre 1,5 e 2 minutos), mas não vi nada demais no fato de rodar Vista (e provavelmente fazer um downgrade para o XP não seja o melhor dos mundos, visto a experiência não muito boa da HP com seus próprios drivers).

Digitar no teclado do 2133, como eu disse antes, não é muito diferente da experiência de um notebook. O trackpad tem os botões nas laterais, e isso precisa de treino (mas é rápido acostumar com os cliques no lado direito e esquerdo). O trackpad tem ainda uma área de scroll de tela, em seu canto direito.

Se o 2133 entra em modo de espera/hibernação, apenas mexer no teclado não o traz de volta. É preciso movimentar a chave de liga/desliga. Reproduzi vídeos em AVI/DivX sem problemas ou engasgos (após a instalação dos devidos codecs, claro). Consegui abrir cinco imagens simultâneas no Paint.NET, cada uma com mais de 2 MB de tamanho. O Windows não engasgou. A tela em 1260 x 768 parece pequena (e é), mas também é uma questão de se acostumar com a resolução.

Instalei o Ubuntu 8.04 via Wubi sem maiores problemas, mas não fiz uma avaliação extensa do Linux nesse portátil. A instalação foi razoavelmente rápida e o Ubuntu reconheceu drivers de rede, de som, vídeo e até Bluetooth, mas não deu sinal de vida para a rede sem fio. A Via, fabricante do chipset, fornece alguns drivers específicos para Ubuntu em seu site.

O Wubi instala o Ubuntu dentro do Vista, criando uma máquina dual-boot e com o Linux podendo ser removido sem maiores dificuldades. Apesar da falta de um drive de CD/DVD, o 2133 vem com uma partição de 9 GB para recuperação do sistema. Com o Vista, Ubuntu, alguns programas e a partição de recuperação, ainda fiquei com quase 90 GB de espaço em disco – tarefa hoje ainda impossível para seus concorrentes.

Pela ausência do drive de CD/DVD, não rodei nenhum teste mais conhecido de desempenho. E nem é essa a idéia para esse tipo de máquina. Fiquei quase três horas com o 2133 ligado apenas na bateria, wireless desligado e conectado à rede 3G da Tim a maior parte do tempo. Consegui editar fotos, escrever textos e acessar a web sem problemas. Ainda deu para ver um vídeo de 25 minutos em DivX. Ao final, a bateria ainda tinha 25% da carga. A fonte do notebook é igual à de um portátil convencional.

O que mais me chamou a atenção no 2133 – e no Mobo ou no eeePC – é o tamanho: 33 mm (na frente) x 255 mm x 165 mm. Mesmo com o “calombo” na bateria, ele cabe fácil em qualquer bolsa ou mochila. Fácil de esconder, leve para carregar (a HP diz que o peso é de 1,19 kg, mas deu a impressão de ser um pouco mais – não tenho uma balança oficial aqui). Hoje, se eu fosse escolher um desses portáteis baratos, ficaria em dúvida entre o HP 2133 e talvez o MSI Wind.

E, finalmente, creio que a HP deva trazer algumas boas notícias para o mercado brasileiro. O 2133 veio com o Vista em português e selo da Anatel de certificação wireless colado na sua parte de trás, além de guia rápido e informações de garantia também falando nossa língua.

Não tenho informações de preço ainda, mas assim que tiver atualizo este post. Especulação pura (tudo pode mudar): o 2133 na teoria está sendo vendido para empresas e na teoria deve ter em breve uma versão local disponível à venda. Por enquanto, só essa amostra para imprensa e blogs. Meu chute? vai custar em torno de R$ 1.500. Mas tudo pode (e deve) mudar.

Finalmente, as fotos:

HP 2133 aberto. Os alto-falantes ficam ao lado da tela.

o 2133 é pequeno mesmo

Detalhe do teclado com selinho do Vista

parte inferior do 2133. detalhe para o selo da Anatel à direita

detalhe da chave liga-desliga do 2133. ao lado, o indicador do disco rigido

uma das portas USB, ethernet, trava kensington

saida de Video e detalhe da ventilação

slot ExpressCard e, abaixo dele, o leitor SD

opções de boot após a instalação do Ubuntu

2133 aberto

Escrito por
Henrique Martin
25 comentários
  • Excelente review!

    Pra ficar perfeito, só falta a HP colocar um Atom ou o Nano, da própria Via, no 2133. E, claro, oferecer o XP como opção, porque o Vista em subnotebook, sei não…

    []’s!

  • Pra ficar perfeito só se vier com o Ubuntu Netbook Remix pré-instalado.

  • Rodrigo P. Ghedin:
    Pra ficar perfeito, só falta a HP colocar um Atom ou o Nano
    Lamarca:
    Pra ficar perfeito só se vier com o Ubuntu Netbook Remix pré-instalado.

    ai sim ia fica perfieto

  • Este realmente é um “mini/sub” notebook que eu compraria se mantivesse um preço (custo/benefício) aceitável para a minha necessidade.
    Hoje utilizo um notebook normal, e acredito que em comparação às necessidades que tenho hoje e o que o EeePC e o HP oferecem, com certeza escolheria o HP devido aos recursos de processamento, armazenamento e claro o teclado que tem de ser pelo menos “utilizável”, afinal ninguem quer carregar ou usar um teclado externo usando um equipamento deste tamanho não é mesmo 😀

    Apenas para comentar, o meu laptop também possui a “/” no Fn+0 e é questão de costume mesmo, depois que se acostuma nem se sente tanta diferença assim. Mas no começo atrapalha, com certeza!

  • Para quem quer comprar e ou ver de perto o Mini da HP, a Info Pride Store, no shopping Frei Caneca, tem a venda duas unidades. Sábado eu e o Mario Amaya, tivemos a oportunidade de conversar com proprietário da loja e pegar nas mãos o equipamento.

    O mini é fantástico, parece se tudo de bom.

    [ ]´s

    Edu

  • Oi, Henrique.

    Dá uma conferida na configuração. Acho que é o mesmo modelo que testei para a Folha, com 1 GB de RAM (o número quebrado provavelmente se deve à memória compartilhada para vídeo) e HD de 160 GB (a partição de recuperação ocupa pouco mais de 9 GB).

    Após o teste ter sido publicado, ainda o testei com o XP. Não enfrentei problemas com drivers, mas também não tive muito tempo de uso… Talvez eu escreva sobre isso no blog da Folha.

    Bom review!

    Abraços,

  • O processador é mixuruca. Se viesse com Atom ou Nano eu COM CERTEZA compraria. Mas com esse C7-M eu acho que não vou comprar não, já tive pesadelos com outro notebook com o mesmo processador, não quero passar por isso novamente.

  • R$1500? Duvido que seja tão barato… Esse aí nunca vai tirar o mercado do eee ou do Mobo. Tá mais é pra concorrente dos Vaios!

  • Preciso de ajuda. Comprei um hp 2133 e as teclas ctrl e fm do lado esquerdo do teclado não estão funcionando. Não estou conseguido habilitá-las. Poderia me dar alguma informação ou dizer quem federia me ajudar? Grato.

  • gostei do hp mini 2133 , como faço para acessar a tecla ? ,

    abrazos

  • Algo errado com meu HP 2133, quase 24 horas pra carregar a bateria, alguem saberia informar algo a respeito?

  • Olá Pessoal!

    Estou a pensar comprar este equipamento,

    No entanto tenho algumas dúvidas que por certo saberão esclarecer-me.

    1º. O sistema vem com Linux. Será possível alterar para W. Vista Home Basic? E como se fará tendo em conta que o PC não traz leitor de CD ou DVD?

    2º. O PC tem 512 de RAM, e extensível até 2GB, o que tenho de comprar e como posso instalar essa memória suplementar?

    Agradeço a quem possa dar-me umas orientações.

    Hugs

  • tenho um desses(notebook hp mini 2133) e o teclado esta completamente travado, do dia pra noite,literalmente. alguem pode ajudar? valeu, o meu e-mail eh este
    [email protected]

  • Instalei o win XP nele, e funcionou perfeitamente. Roda que é uma maravilha. Você precisa usar uma versão de Win XP para pen drive. Dá boot pelo pen drive é uma tarefa meio chatinha, mas funciona. Tenta procurar na net tutorial instalar win xp do pen Drive. Ele funfa. Ahh, detalhe, para os drives, tente achar uma versão CTO para instalar.

    Boa sorte.

  • Henrique, por favor,como faço para instalar o Ubuntu 8.04 no mnni-note HP C-7?

    Obrigado

  • Olá.. eu temho um problema no meu pc.
    Eu acostumei muito mal a bateria no meu pc eu nunca tirava quando ele já tava 100% carregado e agora quando eu tiro rapidim a bateria vai embora no máx 50 mins, sendo que o normal seria umas 3 hrs e pouco né.
    Como eu faco pra que ele volte ao normal?