Hands-on Apple iOS 5: vida nova ao iPhone 3GS
Início » HARDWARE » APPLE » Hands-on Apple iOS 5: vida nova ao iPhone 3GS

Hands-on Apple iOS 5: vida nova ao iPhone 3GS

RESUMO

Consegui baixar uma versão prévia da final do sistema (“Gold Master”) e instalei em um iPhone 3GS, junto com a versão beta do iTunes 10.5b. Veja o que aconteceu.

A Apple lança amanhã (12) a versão 5 do sistema operacional iOS, usado no iPhone, iPod touch e iPad. Consegui baixar uma versão prévia da final do sistema (“Gold Master”) e instalei em um iPhone 3GS, junto com a versão beta do iTunes 10.5b. Com um upgrade de software, é um novo aparelho, em resumo.

Além do update do iOS 5, a Apple também vai liberar novas versões de software (como iTunes e atualização do Mac OS X Lion) para maior integração do novo serviço iCloud e outros recursos entre sistemas. A atualização gratuita para iOS 5 funciona em iPhone 4S, iPhone 4, iPhone 3GS, iPad 2, iPad e iPod touch (terceira e quarta gerações).

Após a instalação do sistema via iTunes 10, que formatou o iPhone, a configuração segue no próprio telefone: definindo padrões de localização e de rede sem fio (sim, minha rede se chama Zumbilândia). 

A conta (“ID”) integrada para acessar os serviços da Apple, como iCloud e App Store, entre outros.

A clássica tela de termos e condições, agora com diversas novas cláusulas separadas, incluindo iCloud, e a configuração propriamente dita do iCloud.

Fato é que, por ter uma conta norte-americana na Apple, já usava poucos recursos ainda em beta do serviço iCloud (detalhados neste post aqui). Agora, o cenário aumenta, sincronizando contatos, favoritos e fazendo backups do aparelho via Wi-Fi. É um modo inteligente de dizer “olha, sincronia automática”, como já acontece com os serviços Google nos Androids.

Para mim, uma novidade é o recurso Buscar iPhone, que até onde sei só existia para iPhone 4/iPad 2.

Poucos minutos depois, o iPhone está pronto para uso. Note o símbolo na imagem à direita na barra do topo: é a sincronização em ação, já baixando alguns aplicativos recentes.

As configurações do iCloud estão também nos ajustes do sistema. Ali você define o que quer sincronizar, incluindo o novo compartilhamento de fotos entre aparelhos (algo que não consegui testar ainda, por conta do iPad estar com o iOS 4). Nada de configurações de privacidade, como ocorre com o compartilhamento de fotos via Google+ nos Androids (oops!)

Mas o iCloud não é a única novidade. O Twitter está integrado por completo ao sistema operacional do telefone e você pode “tuitar” fotos, por exemplo, direto da galeria de imagens. Após enviar uma mensagem no Twitter, um som de passarinho toca automaticamente. Simpático, pelo menos.

Outra novidade muito bem-vinda é a sincronização de dados com o iTunes do computador pela rede Wi-Fi. Isso torna o cabo USB necessário apenas para carregar a bateria do smartphone/tablet.

Finalmente as notificações chegaram e foram aprimoradas para além do “balãozinho” que aparecia na tela de espera pré-iOS 5. Calendário, e-mail, previsão do tempo automática por localização (yay!) e com deslize automático para a direita e esquerda (caso tenha configurado outras cidades) e até mesmo novos apps baixados em outros aparelhos surgem nas notificações. Sim, o Android tem notificações melhores desde sempre, e finalmente a Apple acordou para essa realidade.

O que mais? O navegador Safari traz um novo modo de leitura com formatação automática (a imagem abaixo mostra uma notícia do Terra, por exemplo). Não funciona com todos as páginas ainda, mas é uma ótima alternativa aos sites com formatação para dispositivos móveis. Ao lado, a Banca (“Newsstand”), que promete ser uma central de jornais e revistas via App Store.

O aplicativo Mensagens agora tem função dupla: mandar mensagens de texto (SMS) e pelo serviço iMessage (a conferir quando mais gente tiver com o iOS 5 instalado e funcionando) – note a opção “Assunto” na linha acima do campo de mensagens (isso confunde um pouco na hora de mandar SMS, viva o copiar-e-colar).

A nova lista de tarefas (“Lembretes”) é uma… lista de tarefas (que faz bem mais sentido quando o iPhone 4S chegar com o Siri). E a câmera agora tem um botão disparador: o controle de volume na lateral do aparelho (algo também muito bem-vindo, já que fotografar com o dedo na tela não é nada prático – e ajuda ainda a tirar “autofotos” de maneira mais fácil).

Em poucos dias com o iOS 5 (instalei na última quarta-feira à noite), não tenho vontade de voltar para a versão anterior – principalmente pelas notificações e pelo botão da câmera.

A atualização para o iOS 5 é sólida e deu nova vida ao iPhone 3GS – um ótimo motivo para continuar a usar esse aparelho enquanto o 4S não chega. O iOS 5 vale também como uma ótima porta de entrada para novatos-poupadores no mundo Apple que pensam comprar um 3GS mais barato após o lançamento do iPhone 4S.

Escrito por
Henrique Martin
101 comentários
  • Engraçado que a Apple traduziu "Tweet" como "Tuitar", enquanto que na tradução oficial é "Tweetar".

    Se o iPhone 3GS cair para uns R$ 600, digo adeus ao Galaxy 5.

    []'s!

    • yap. rápido e direto ao ponto. como disse, é um telefone novo

      • Caramba Henrique. Então o 3GS vai ser o smart com custo/benefício matador!

    • Tanto no iPod touch de 3g como no 3gs estao maravilhosos, parece outro aparelho, realmente vida nova

  • Pois é… a apple sempre esteve na frente, mas vejo que pela primeira vez ela se rende a muitos recursos já existentes no android.

  • Ótimo post, Henrique!!!
    Mal posso esperar para cair de cabeça no IOS 5!

    Abs!

  • Só complementando, no iphone 4 o IOS 5 possibilita ativar o Facetime usando um Apple ID (email), pois antes a ativação só era possivel (no iphone) pelo numero e dependia do envio de um sms internacional, o que nem sempre funcionava. Eu mesmo nunca consegui ativar meu numero (Numero tim portado pra OI), agora com o IOS5 está tudo ok. Facetime ativo.

  • Eu tenho duas apple ID uma americana que eu uso os gift cards e uma brasileira que eu uso com meu cartao, será q isso não vai complicar o uso do iCloud.

    • putz, acho que vc vai ter que deixar a principal pro iCloud pra não confundir as coisas.

    • estou na mesma!!! se souberem o que é melhor, post here please!!

  • Na boa, perde de 10×0 para o Android… muita coisa tida como “novidade”, já existe a tempos no Android!

    • Cara, tenho um Android e não acho que o iOS perde de 10×0…
      Pessoal tem que parar de ser hater, se o iOS "copiou" algo do Android, isso é bom, pois significa uma melhoria no sistema que eles viram que dava certo e era bom na concorrente. Isso só melhora na hora da escolha, pois teremos cada vez menos coisas a considerar na compra de um aparelho – será que isso tem nesse SO, pois tem naquele outro ficará cada vez mais no passado.
      Uma das coisas que falta no Android é padronização, coisa que existe n iOS e terá no WP7. Dizem que o ICS tentará contornar isso, pois uma das coisas que me incomoda é nunca saber o que o botão voltar irá fazer nas aplicações e interface totalmente diferente em cada aplicação, o que só deixa o sistema com uma curva de aprendizado maior…
      Enfim, todos os sistema tem que olhar para os concorrente e "copiar" o que de melhor tem em cada um e ponto final.

      • Eu tenho um android 2.2 milestone e um Iphone 3gs, não tem compração, ios é muito melhor em tudo. Quem malha apple é que morre de vontade de ter um mas não dispõe de recursos financeiro para isso.

    • Concordo!
      O Androide já faz muitas destas "inovações" desde seus primordios.
      Mesmo celulares smart phones light, bem rudimentares, já realizavam video chamada, coisa que a apple demorou a lançar e quando lançou causou um alvoroço como se alguém tivesse inventado a roda no século 21.

      • Eu considero o Android beeeem melhor, principalmente com o lancamento do asus transformer infinity e do sistema ice cream. A maioria dos comparativos foi unânime, basta vocês lerem. Antes de sairem falando testem os 2 últimos lançamentos de ambos e tirem suas conclusões.

  • Olá! Muito bom o post!!! Eu que sou dono de um 3GS adorei!!!!
    Tenho só uma pergunta, agora com o iCloud, tem como eu criar um e-mail pra mim "…@me.com" ou "…@mac.com"???
    No aguardo e parabéns pelo artigo!!!!

  • Eu possuo um 4, e vc disse que formatou ao instalar, ou seja, eu perderei tudo que tenho na memória?

    • formatei pq. era versão para desenvolvedor. na final, disponível amanhã, o itunes faz backup automatico e restaura os dados

    • Não esqueça que o Android é uma cópia do iOS, e seria burrice da Google copiar os defeitos também.

  • Oi Henrique, excelente matéria!

    Estou curioso em 2 pontos: velocidade de processamento do iPhone 3GS; e duração da bateria.

    Você notou alguma diferença usando o iOS5? o celular fica mais lento? a bateria acaba mais rápido?

    • Cara estou usando a GM desde semana passada. Tenho um 3GS e posso dizer que o sistema está bastante responsivo e continua funcionando sem engasgos. Em relação à bateria aparentemente o consumo aumentou um pouquinho. Mas meu aparelho não é mais parametro pois já tem 2 anos de uso. Continua durando 2 dias em média com uso moderado.

      • amigo voce é um vencedor em fazer a bateria de um 3Gs durar 2 dias…

  • MEU CARO henriquem, O MEU TA NA VERSÃO 4,1, POSSO FAZER A ATUALIZAÇÃO SEM PROBLEMAS? NÃO VAI TRAVAR, SE EU FIZER A ATUALIZAÇÃO PARA O iOS 5 , MEU IPHONE VAI CONTINUAR FUNCIONANDO NA BOA??O MEU É 3GS

    • eu tenho um 3gs, e fiz a atualização ontem:
      eu não fiz backup e perdi tosdos os apps instalados mas ja estou instalando novamente
      observei que não trava e o desempenho melhorou muito
      o meu iphone é de 16G , depois da atualização fiquei com 13G
      tenho algumas duvidas como por exemplo sincronizar com a tv sem fio mas vou descobrinde devaga
      vlw

  • Ouvi dizer que com o novo sitema não seria mais necessário usar o iTunes para colocar fotos e músicas no aparelho. É verdade?

  • Otimo post._Só uma duvida, no sistema parece estar integrado o "Siri", nossa mais nova "secretaria"…_este recurso nao é do iOS é do iPhone 4S?_se é ele está na versão final? pq nao foi comentado neste forum !!!

  • Vale a penas pegar um 3gs e atualizar para o IOS5 ou partir para um Milestone 2?

    • 3gs + ios5 ou milestone 2 com android 2.2/2.3. vai do teu bolso

      • Henrique… peguei o milestone por $700 e o 3gs por $800 tenho 10 dias para decidir e recusar 1 quando o submarino entregar.

        • No Android vc ão joga Street fighter4 Volt nem KOF, nem atualiza… alguem quer comprar o meu galalxy S? Quero um 4S

  • uau, qualquer post vindo do pomar é um record de comentarios?

    farei o upgrade no iphone da esposa amanha, no feriado…
    mas, sync via wifi existia desde o palm Tx em 2005.

  • já são 10 hs de quarta (12), ainda não saiu a atualização para o iOS 5 , alguém saberia dizer que horas está programado? vlw!

  • Se eu tiver arquivos de mp3 em um computador sem iTunes e quiser jogar no celular, eu consigo?

    • Ja saiu …. primeiro tem que atualizar o Itunes para o 10.5 e espera o aparelho sincronizar tudo, depois clica em buscar atualizacao e ele vai atualizar ….

      No meu precisei clicar 3 vezes antes de ele me mostrar a atualizacao disponivel

  • Eu acho um desperdicio comprar o 3GS agora, pq logo logo,

    exemplo: iOS 5.3, irão excluir o 3GS, e vs vai ver q o iOS 5.3 vale a pena, e fica triste.

    compre o 4S q está chegando.

  • O que mais sinto falta no meu iphone já existe nos mais simplórios aparelhos do universo.
    Aviso de recebimento de msg.
    Será que supriram essa falha?

  • ou melhor, aviso de entrega de msg ao ser aberta pelo destinatario.

  • Fiz o upgrade tudo normal só que agora diz que não tem nenhum SIM instalado, já testei em outro celular e está td ok com o SIM, meu iphone é um 3GS desbloqueado… 🙁

  • O meu iPod touch 4G, achei que ele ficou um pouco lento e ele não consegue determinar minha localização, tanto no mapas quanto no tempo do Yahoo.. E o horário ele não localizou Manaus-am. Porque será que isso esta acontecendo?!

  • Fiz o upgrade para o IOS 5, porém não consigo fazer a ativação dele. qual pode ser a solução?

  • Henrique, tenho um 3GS com ativado com jailbrake, com a versão 4.3.2. e com chip da Claro. Se baixar o IOS 5, tenho que fazer jailbrake de novo para ativá-lo e vou ter que reinstalar todos os aplicativos e dados (agenda, calendário, etc) ?

    Obrigado

    • provavelmente sim. nunca usei jailbreak, entao acredito que sim, baixa, formata e faz o jailbreak de novo

      • Eu tenho um iPhone 4 que tinha jailbrake. Eu não formatei e a Apple fez o backup de tudo que tinha no meu aparelho e colocou tudo de volta depois da instalação do iOS 5. O único porém é que os aplicativos que você baixou usando o cydia oe afins não vão abir.

  • gostaria de saber se, de fato, o novo iOS 5 deixa mais lento o iPhone 3GS..alguém pode dizer isso?
    em relação ao desempenho da bateria? alguma mudança?

  • Eu atualizei o meu iPhone 4 e a opção de acesso pessoal para compartilhar a conexão não esta Maia disponível , aconteceu isso com mais alguém ?

  • E quem tem iphone 4? Como ficou a velocidade com o ios 5 comparada a ultima atualização o ios 4?

    • Tenho um iPhone 4 e não notei se o aparleho ficou mais lento. Para falar a verdade parece q ele ficou mais rápido.

  • pergunta pertinente: seu 3gs é desbloqueado, pois li q pessoas com 3gs desbloqueados o sistema nao está reconhecendo o SIM..

    • sim, é desbloqueado, mas o update foi feito com a versão gold master, não a final oferecida pela apple

  • Boa noite Henrique,
    Tenho um 3GS comprado no exterior, fui atualizar com o IOS 5 e o itunes mostra uma mensagem dizendo que a versão 4.2.1 é a versão atual.
    Por que não consigo instalar o IOS 5?
    Gostaria de uma ajuda

  • O meu iPhone 4 não consegue localizar a casa nas tarefas, mas localiza o endereço atual… O que deve ser? Não achei onde configura.

  • Meu iphone é um 3gs americano, será que se eu atualizar ele irá travar? Vou ter que esperar o Jailbreak?

  • Fiz a atualização do meu Ipad para o Ios5, mas deixou o meu tablet muito lento! Acho que a atualização não foi destinada para o ipad1. Alguém está passado por este mesmo problema?

  • Gostaria de saber se a versao 3g sem ser 3gs tambem pode ser instalado?

  • meu Iphone 4 e Americano e eu Atualizei pra Versao 5.0 e agora nao consigo desbloquear com o chipe Gevei oque devo fazer galeraaa?

    • Não existe desbloqueio ainda, não podia ter atualizado,iphone importado atualizado vira um ipod ou nem isso… mas isso estava bem avisado pela internet

  • Atualizei meu 3GS ja faz 3 dias e gostei mto do iOS 5, tanto Safari qto qualquer app que usa internet esta mais rapido , bateria continua tendo o mesmo tempo de duração e o desempenho esta melhor.
    Recomendo a instalação.

  • O meu iPhone ficou mais lento a abrir aplicações e as musicas por vezes tem quebras enfim mas o novo sw é brutal espero que seja resolvido em breve estas quebras que o meu telefone esta a ter

  • Eu tenho um iphone 4 versão 4.3.5 AMERICANO posso fazer a atualização para o iOS5 ou sera que ele vai virar ipod ?
    Eu uso um chip Gevei pra desbloqueio de operadoras….

  • Instalei o IOS 5 no meu 3GS e agora nao consigo mais mandar e nem receber mensagens? Sempre que clico em enviar ele cai na hora para a tela inicial e a mensagem some. Alguem sabe como resolver esse problema?

  • Instalei o iOS 5 no meu 3GS. Fiz todas as atualizações…
    O que está acontecendo é que as musicas não tocam mais, elas aparecem no iPhone, mas não tocam.. quando vou para o iTunes e faço a sincronização, ele carrega todas as musicas de novo..
    alguma dica????

  • eu tenho uma ID brasileira mas gostaria de ter uma ID americana pois na loja do brasil os aplicativos não são tão bons quanto no estados unidos?

  • Olá, alguém pode me salvar ? tenho um iphone 4 de fora, AT&T que funcionava perfeitamente na versão 4.3.5, fiz a atualizaçao via Itunes e o aparelho nao reconhece o chip da Claro, coloquei o chip em outro aparelho e está normal o que faço ? preciso do aparelho para trabalhar HELP !!!!!!!!

  • Bom dia, tenho um iPhone 3GS e atualizei para o iOS 5 assim que saiu.. mas desde então estou muito descontente com o desempenho dele.. ele está muito mais lento doq era ants.. tem vezes que eu clico em algum botão e ele demora mais de 4 segundos para responder. Só o meu ficou assim?

  • Luiz, tenho um ipod e estou enfrentando o mesmo problema… ficou super lento, ele trava muito e cada vez que dou um comando demora para responder.

  • tenho um 3gs importado sera que posso atualizar sem problemas e mais tem jailbreak pra ele pois tenhos mais de 1000 aplicativos liberados pra uso so com jailbreak ?

  • Depois desse review, adeus meu Galaxy Ace…e olá iPhone 3GS com IOS 5, cancei de Android, já tive outro (motorola spice), e vejo que ja passou da hora de melhor de vida! hahahahaha