Guerra 5G | Google x justiça | Xbox Mil Treta
Início » NEWSLETTER » Guerra 5G | Google x justiça | Xbox Mil Treta

Guerra 5G | Google x justiça | Xbox Mil Treta

Newsletter

23 de outubro de 2020

Bom dia, Interfacers (acordamos Farialimers hoje com o sistema de envio da newsletter fora do ar atrasando nossa vida, argh!). Então vamos ser curtos aqui e rápidos na informação. Boa leitura! – Henrique e Samir
Eletrônicos de consumo
Lá fora…
A Huawei anunciou a linha Mate 40, terceira grande geração de produtos com Android e sem Google (começou com Mate 30 ano passado, depois P40, agora Mate 40). Câmeras incríveis, processador feito em casa (provavelmente um dos últimos), mais um sinal pela guerra do 5G
Huawei Mate 40: smartphone ou clone do iPod classic na traseira (Huawei/Divulgação)
…e aqui dentro
A mesma Huawei segue pivô da crise do 5G – na segunda o presidente da Huawei Brasil falou que o 5G brasileiro fica mais caro sem a empresa presente, e na sequência o governo americano prometeu crédito às operadoras para não comprar Huawei (esqueceram de combinar que grande parte da infraestrutura existente de 4G no Brasil hoje é da Huawei – ou vão pagar essa conta também?). 

Em notas paralelas, a Huawei tem uma unidade de energia solar em plena operação no país, que vai muito bem, obrigado.
A caminho do Brasil
Mais uma marca chinesa de smartphones dando as caras na América Latina e querendo ocupar o vácuo da Huawei: agora é a vez da Realme, que já começou a operar no Chile e tem várias vagas abertas no Brasil.
Muitos Gs
Motorola zerou a nomenclatura de gerações de Moto G agora para a tecnologia 5G, com o Moto G 5G Plus.

É um aparelho intermediário, exclusivo da operadora Claro (que coisa 2010 isso)  para levar a não-experiência do 5G gambiarra brasileiro com o preço mais baixo. Mas o aparelho é legal e faz jus ao nome Moto G: completo e com boa relação custo/benefício – só ignorar o 5G mesmo.
Moto G 5G Plus: especificações de smartphone mais caro, com preço de intermediário (Motorola/Divulgação)
Dr. Bactéria
A Acer anunciou uma linha nova de produtos – notebooks, Chromebooks, serviços para gamers. Mas o mais legal é que alguns modelos novos começam a ser vendidos com uma proteção antimicrobial integrada à superfície do notebook.

Nada como ver marcas finalmente mostrando produtos tecnológicos que ajudam a gente a ser mais limpinho em tempos de pandemia.
Fortinho
A Samsung lançou o smartphone Galaxy Xcover Pro  no Brasil. É um aparelho robusto e à prova d'água, de quedas e com bateria removível. Além do chão de fábrica, é indicado para esportistas radicais também – e por isso será vendido ao consumidor final.
limpando o estoque
A Xiaomi (e sua distribuidora local DL) vai tirar de linha 11 dos 23 smartphones vendidos por aqui e cita um "movimento natural do mercado" para a limpeza.

No exterior, a Xiaomi demonstrou uma tecnologia de recarga sem fio superpoderosa (e que perde bastante energia no processo).
agora multi-TV
Já a Multilaser, a Xiaomi brasileira com milhares de produtos, tem mais um nas lojas: uma TV 4K de 50 polegadas.
netinhos em hd
Os porta-retratos digitais voltaram à moda, mas agora são produtos que valem a pena serem comprados – e não aquelas telinhas toscas sem resolução de alguns anos atrás.
pedra fundamental
Lumio Teno não é sua caixa bluetooth convencional: é preciso quebrá-la (?) ao meio para demonstrar uma orbe iluminada. Ainda é projeto de financiamento coletivo, então não confiamos muito na existência disso no mundo real.
Teno: quebre a pedra, veja a luz, ouça o som. Faça um pão (Lumio/Divulgação)

achados amazon da semana
cultura digital
O que o Facebook fez errado esta semana
Investigação do Wall Street Journal mostrou que o Facebook manipulou para o algoritmo mostrar mais mídias de direita (como Ben Shapiro) do que veículos de esquerda (como o Mother Jones) nos últimos anos.

O povo da Mother Jones está desgraçado da cabeça com a notícia, que conseguiu confirmar com outras fontes. 
com supremo, com tudo
O conselho independente de sábios do Facebook finalmente começa a se reunir – e você internauta pode fazer sua reclamação contra a rede social e posts retirados do ar. 
vida adulta
É a síndrome dos 22 anos: ao atingir tal idade, grandes empresas de tecnologia tendem a ser processadas por práticas antitruste e monopolistas nos Estados Unidos. Aconteceu com a Microsoft em 1997, acontece em 2020 com o Google – que diz que o processo é cheio de falhas (como a Microsoft também dizia!).

Bônus para a sinergia Apple e Google (e Google e navegadores em geral), mas quem diz tudo é Kara Swisher, colunista do NYT e veterana do vale do silício: é muito pouco, tarde demais
volta ao mundo com o tiktok
IA para dancinhas
A Adobe apresentou protótipos de novas tecnologias no Adobe Max, incluindo edição de vídeos com inteligência artificial que ajudam pessoas a… dançar melhor e no ritmo certo. 
números enormes
Dados atualizados sobre uso de redes sociais, smartphones e outras coisas digitais, no Datareportal. 
Late que eu te escuto
Na internet ninguém sabe que você é um cachorro. A não ser, claro, que você finja ser um cachorro e ganhe muito dinheiro postando nas redes sociais. 
queimou o quibi
Quibi, a plataforma de vídeos curtos para celular cujo ápice foi a série da mulher com o braço de ouro, vai fechar as portas em 1 de dezembro. Deu tudo errado e o dinheiro foi para o ralo.

Pelo menos os fundadores têm a dignidade de admitir que fizeram coisas erradas e não vão botar a culpa só na pandemia de Covid-19.  
descansem em paz
Santinho virtual
Como candidatos a prefeito usam WhatsApp e TikTok
solte o verbo
Scriv é uma nova plataforma para escritores compartilharem histórias – e encontrar leitores. Projeto muito legal do @lnavatta, nosso amigo e webmaster.
olha o prazo
Até 30 de outubro o relatório Techtubers, produzido pela Interfaces e Novelo, está com preço promocional de lançamento e valor parcelado em até 4x.  

O estudo avalia a audiência de mais de 100 canais de tecnologia em português no YouTube e fornece uma análise de inteligência para marcas e agências entenderem quem são os principais criadores desse mercado.
games
zé tretinha
O diretor criativo de uma das empresas compradas pelo Google para botar o Stadia de pé resolveu meter o dedo na cara de streamers e exigir que eles paguem pelos jogos… (?)
gulliver
Sega Game Gear Micro: um console pequeno para mãos pequenas. Ou será um console grande… para formigas?
Microsoft Mil Grau
O que você faz quando uma apresentadora da sua empresa é ameaçada, assediada e ofendida o dia inteiro por macho incomodado na internet? Tenta blindar, proteger? Se posiciona contra os agressores e tenta melhorar o cenário do mercado de games? Ou demite a apresentadora e cria um crise de imagem internacional?

A divisão de XBox da Microsoft escolheu o caminho errado mais uma vez.
cá entre nós
Among Us foi evidenciado para muita gente quando Guilherme Boulos teve uma noite de streamer com o Normose (com muita audiência, mas ele já era um sucesso no Brasil).
lá entre eles
A deputada democrata Alexandra Ocasio Cortez, a AOC – não confundir com a marca – alguns dias depois do nosso candidato brasileiro, também foi cavar espaço jogando um Among Us com a galera.
Sucesso nacional
Rafael Lange, o Cellbit, lançou a campanha de crowdfunding para seu jogo Ordem Paranormal: Enigma do Medo e arrecadou R$ 2 milhões em 6 dias. A previsão de entrega do jogo é em junho de 2022.
gamecam
Lembraram que o GameBoy tinha uma câmera – que talvez possa ser utilizada como webcam.
uau
World of Warcraft agora está mais barato no Brasil. Nossos amigos que ainda são viciados agradecem (Sim, eles existem).
games medicinais
Conheça os jogos utilizados para tratamento de stress-pós-traumático de veteranos do Exército americano.
presença vip
Ozob, o personagem de Azaghal – do Jovem Nerd – nos programas de RPG do Nerdcast estará presente em Cyberpunk 2077, com direito a dublagem pelo próprio. A presença demonstra a tentativa de agradar o público nacional para além da boa tradução e localização do jogo.
leituras longas
reviews para ler com calma
Austin Mann, fotógrafo profissional, levou o iPhone 12 Pro para passear em um parque nacional nos EUA. Pense em um review só com imagens lindas. 

Joanna Stern, do Wall Street Journal, testou o 5G dos novos iPhones em um estádio – um dos poucos lugares com cobertura de 5G com ondas milimétricas.

E o Six Colors, especializado em Apple, testou (e gostou) do novo iPad Air. 
sol nascente
Só no Japão você pode trabalhar isolado (e em paz) em uma roda gigante.

Ou ir a um encontro amoroso com o Godzilla. 
não é fácil
Uma tentativa de fazer você tirar sua vida de dentro do Gmail, na Debugger
QWERTY
O Gizmodo americano diz que encontrou o teclado perfeito para computadores. 
indústria da moda 2.0
No Manual do Usuário, uma reportagem que questiona a relação entre marcas e jornalistas/influenciadores de tecnologia.

Nada de novo no front (insira sua editoria favorita: games, moda, beleza, viagem, carros e só muda o cenário), mas acreditamos que tem problema maior no mercado (loja ou banco comprando site, por exemplo). 
techbiz
desenvolvimento…
A Microsoft anunciou um plano (Mais Brasil) reunindo diversas iniciativas para promover o desenvolvimento do país – a principal foi lançar cursos de qualificação em parceria com o governo federal.
…e investimento
E temos um Marco Legal das Startups, onde o governo ajuda um monte de liberais que não querem ajuda do governo (ou fingem não querer) ou acham que imposto é roubo. 
nem chegou dezembro
E já temos números de uso de aplicativos: o iFood divulgou suas estatísticas pandêmicas, demonstrando que uma pessoa pediu comida 983 vezes em seis meses
não-burguer
Mais um hambúrguer de não-carne chega aos supermercados: agora é a vez do produto criado pela NotCo, responsável por não-leite, não-sorvete e não-maionese, todos baseados em plantas. 
madeira local
A MadeiraMadeira, startup de nome curioso e que vende coisas bacanas… feitas com madeira (e afins), vai abrir uma loja física em São Paulo.