Google Play Música chega ao Brasil (mas não para todos)
Início » SMARTPHONES » 3G » Google Play Música chega ao Brasil (mas não para todos)

Google Play Música chega ao Brasil (mas não para todos)

Depois do Rdio, Deezer Spotify (entre outros), mais um serviço de streaming ilimitado de músicas começa a funcionar hoje no Brasil: o Google Play Música. Baita vantagem pra grande maioria que usa Android, certo?

Só que, numa primeira fase, será exclusivo e gratuito por um determinado período para donos de novos aparelhos Samsung.

Pra quem não conhece, o Google Play Música funciona do mesmo modo que os concorrentes, com assinatura mensal e opção de ouvir offline, com alguns adicionais: possibilidade de upload de músicas que você já tenha no computador (vindas de, err, CDs ripados ou compras numa iTunes Store da vida ou vindos de fonte duvidosa) e uma loja de álbuns/músicas, caso você goste mesmo daquilo e queira ter em formato digital pro resto da vida.

A oferta da Samsung, na primeira fase, é restrita a novos donos de: Samsung Galaxy S5 (incluindo S5 Mini e S5 Duos), Galaxy S4 e tablets Galaxy Tab S, assim como o vindouro (em outubro) Galaxy Note 4, a partir de hoje (22) e até 31 de janeiro de 2015. Quem tem esses aparelhos (ou fizer o registro até 31/1) terá acesso a seis meses de Google Play Music de graça.

Na segunda fase, donos de qualquer smartphone Samsung, tablets Samsung e acessórios da nova linha Samsung Level (fones de ouvido e caixas de som Bluetooth) terão três meses de Google Play Música de graça, com a oferta valendo apenas a partir de 1 de novembro.

Segundo o Google, o Brasil (que já tem lojas Google Play Livros, Filmes e Apps) é o 45°. país a receber a loja de músicas. Mas e quem não tem smartphone/tablet Samsung, como faz? “Até o final do ano vamos abrir pro resto do mercado”, afirmou Ady Hardy, diretor de parcerias do Google Play para América Latina, em apresentação do produto na sede da Samsung, na semana passada.

Fabio Croitor, diretor do Media Solution Center da Samsung, comentou que a companhia coreana fechou uma parceria com o Google para lançar o Play Música em toda a América Latina – e por isso não vai lançar seu serviço próprio de streaming Milk Music na região. “Estamos com o Google agora”, disse. É mais uma aposta da Samsung em tentar diferenciar seus smartphones e tablets usando ofertas adicionais de serviços de terceiros – como revistas, Dropbox, Evernote Premium, entre outros – num mundo Android cada vez mais igual (e com especificações de hardware também muito parecidas).

Em tempo: a partir da autenticação em um aparelho Samsung, a conta do Google Play Música, ligada ao seu Gmail, pode ser usada em até 10 dispositivos Android (e na Web), mesmo que eles não sejam da marca.

Abaixo, uma galeria de telas do Play Música em português.

Em resumo, é o mesmo esquema dos demais concorrentes: playlists, sugestões de músicas/listas/artistas, zilhões de músicas (+de 25 milhões, na verdade), incluindo arquivo de gravadoras nacionais independentes. Gosto da ideia de poder ouvir offline (já que nem sempre, graças às redes 3G/4G, temos conexão) e, pra quem não é tradicionalista, o botão Explorar pode ser uma boa ideia para descobrir música nova.

Ainda acho que o sistema de curadoria do Spotify para listas é um pouco mais apurado, mas preciso usar mais o Google Play Música para me certificar.

Em tempo 2: Este post foi atualizado (17h30) com a informação de que o serviço é limitado a quem comprar novos Samsung. Atuais donos de S4, S5 ou Tab S só terão Google Play Música a partir de 1 de novembro. Pedimos desculpas pelo inconveniente.

[Google Play]

Screenshot_2014-09-19-15-30-21 Screenshot_2014-09-19-15-30-29 Screenshot_2014-09-19-15-30-40 Screenshot_2014-09-19-15-31-03 Screenshot_2014-09-19-15-31-29 Screenshot_2014-09-19-15-31-44 Screenshot_2014-09-19-15-31-53 Screenshot_2014-09-19-15-31-59 Screenshot_2014-09-19-15-32-09

Escrito por
Henrique Martin
8 comentários
  • Já usei muito o google music full access, é muito bom, mas prefiro o Spotify, só que, se o google music chegar no Brasil e o Spotify não der suporte ao chromecast até lá, acho que vou voltar para o Google. Deezer e rdio não curto. O primeiro indica música muito ruins, o segundo além de indicar música ruim é lento.

  • Salve Henrique. Instalei aqui em um S4, mas não tive mto sucesso. A minha interface não tem as opções ‘rádio’ e ‘explorar’. Enfim, está como se fosse um player local =S. Vou esperar pra ver se muda alguma coisa nessa semana. =S

    • melhor esperar mesmo. deve ter dado algum problema 🙁

    • pelo app Play Música. Na teoria, ele deve reconhecer o aparelho

  • Acessei o google play musica no Chrome e agora esta funcionando também no Celular. Tem que entrar com google com o seu perfil.

  • Tenho um LG e já está funcionando para compra de músicas.