Nest Audio: Google Assistente, agora com som melhor
Início » CULTURA DIGITAL » Nest Audio: Google Assistente, agora com som melhor

Nest Audio: Google Assistente, agora com som melhor

RESUMO

O Nest Audio é o segundo alto-falante inteligente do Google a ser lançado no Brasil, com preço sugerido de R$ 849.

Nest Audio: o que importa

Google Nest Audio na cor Giz (Google/Divulgação)
  • Nest Audio: o Google anuncia hoje (6) a chegada do alto-falante conectado ao mercado brasileiro. É mais um produto da linha Nest com Google Assistente integrado. Seu preço sugerido é de R$ 849 e estará disponível para compra no varejo físico e online, apenas nas cores giz e carvão.
  • É o segundo produto da linha Nest à venda no país, depois do Nest Mini – lançado em novembro de 2019 por aqui – e da concorrente Amazon ter lançado quase toda coleção de alto-falantes da família Echo no país, como o Echo Show 10, Echo Studio, Echo/Echo Dot (4a geração).
  • Diz o Google que já tem uma “centena de dispositivos compatíveis com Google Assistente” no Brasil – entre elas Positivo, Multilaser, TCL, LG, iRobot e (descanse em paz) Sony (TVs, fones de ouvido, tomadas, lâmpadas e coisas conectadas em geral). Ah sim, e todo smartphone com Android também.
  • Na área de alto-falantes inteligentes, dá para contar nos dedos quem vende um produto assim por aqui: o próprio Google, a JBL e a Xiaomi.
OK Google. Hey Google. Só não me chame de Alexa. (Henrique Martin/Interfaces)
  • O Nest Audio foi anunciado em outubro nos EUA, junto ao smartphone Pixel 5 e um novo Chromecast (e o alto-falante passou pela certificação da Anatel na mesma época). Lá fora o Google oferece outras cores, como azul, coral e verde.
  • Diferente do Nest Mini, que pode ser pendurado na parede, o Audio está mais para o Amazon Echo – em tamanho, preço e qualidade de som.
  • O design “travesseiro” segue o padrão do Nest Mini, recoberto em tecido (diz o Google que 70% da estrutura do produto é feita de plástico reciclado). A parte superior do alto-falante é sensível ao toque, para controlar o volume e iniciar/pausar a reprodução de som, e na frente estão os LEDs indicadores de atividade.
  • O alto-falante vem com um botão na parte traseira que permite deixar os microfones desligados (são 3) para aumentar a privacidade e deixar o aparelho apenas como um dispositivo Bluetooth. Ao acionar a trava de microfone, os LEDs da frente ficam laranja, indicando os microfones desligados. A caixa do produto traz um folheto sobre privacidade também.
O botão de privacidade do Nest Audio (Henrique Martin/Interfaces)

Em uso

Instalar o Nest Audio é simples demais: só ligar na tomada (vem com uma fonte de 30W) e ter o app Google Home no smartphone (iOS ou Android) para adicionar aos seus dispositivos domésticos (lâmpadas Wi-Fi, Nest Mini, tomadas conectadas, TVs…).

A área superior é sensível ao toque para comandos básicos (Henrique Martin/Interfaces)

O app ajuda a configurar o Wi-Fi, vincula serviços de vídeo (Netflix e Disney+ apenas) e áudio (YouTube Music e Spotify apenas) para serem acionados por comando de voz – como já tinha um perfil cadastrado para minha voz, nem precisei fazer de novo – e, pronto, só dizer “OK Google” para pedir coisas para o Assistente (eu uso “Hey Google” porque acho mais divertido).

Pedi para conectar ao smartphone e o Galaxy S21 Ultra o encontrou rápido, para transmitir músicas via Bluetooth – vale notar que o alto-falante tem conectividade Wi-Fi b/g/n/ac e Bluetooth 5.0.

A qualidade do som é bem melhor que a do Nest Mini, com um mid-woofer de 75 mm e um tweeter de 19mm. O Google diz que o produto equilibra graves, médios e agudos “de modo que nada falte ou seja dominante” – eu achei o som bastante nítido e claro.

Apesar de não usar Spotify nem YouTube Music (o Nest Audio vem com 3 meses grátis de YouTube Premium para “assinantes selecionados”), é sempre bom lembrar que os Nest têm um Chromecast integrado: basta abrir seu app de música favorito (no meu caso, o Tidal) e fazer a transmissão para o alto-falante.

O Nest Audio permite ainda a troca de som entre ambientes, caso você tenha outro dispositivo conectado compatível em casa (não consegui testar isso ainda com o Mini e o Audio – mas parece ser o grande problema desse produto).

E é o velho e bom Google Assistente com todas suas funções já conhecidas – dar a previsão do tempo, responder coisas, abrir Netflix ou Spotify, controlar a casa inteligente, programar tarefas e organizar a agenda – em um novo formato.

Em comparação ao Nest Mini, o Audio me pareceu mais veloz para entender os pedidos/tarefas.

Em casa uso o Echo Studio como alto-falante conectado principal na sala de TV, e a Alexa “entende” (na medida do possível) uma linguagem mais natural e direta, sem precisar pausar – não é necessário dizer “Alexa” (espera a luz piscar) “acenda a luz”, dá para falar a sequência completa. Com o Nest Mini, a pausa é necessária, no Audio não – e isso é ótimo.

Eu compraria um?

Depende da sua estratégia existente de casa inteligente. Por conta da profissão, acabo usando Nest e Echo na mesma casa (e muitas vezes controlando as mesmas coisas como lâmpadas de plataformas diferentes). De qualquer forma, o Google, com um ritmo mais lento para lançar hardware próprio por aqui, parece um pouco atrasado na disputa pelo comando da casa inteligente no Brasil – a Amazon tomou essa dianteira faz um tempinho.

Se você já está acostumado com o Google Assistente no smartphone e procura um alto-falante esperto, o Nest Audio é uma ótima escolha – o aparelho se integra bem ao ambiente e a qualidade de som é boa. Se você já tem Amazon Echo e outros aparelhos compatíveis com Alexa, siga com os Echo – meio óbvio dizer isso, mas necessário.

Escrito por
Henrique Martin