Galaxy Z Flip3, Z Fold3: dobráveis e à prova d’água
Samsung: lançamentos do 2o semestre de 2021
Início » SMARTPHONES » Galaxy Z Flip3, Z Fold3: dobráveis e à prova d’água

Galaxy Z Flip3, Z Fold3: dobráveis e à prova d’água

RESUMO

Samsung anuncia 2 smartphones dobráveis (Z Fold3 e Z Flip3) à prova d’água, 2 relógios (Watch4 e Watch4 Classic) e fones Galaxy Buds2.

Dobráveis 2021: resumo

  • Galaxy Z Flip3 e Z Fold3 são os novos smartphones dobráveis da Samsung, agora com proteção IPX8 contra água (sim, em um aparelho que dobra ao meio). A companhia anunciou os produtos hoje – junto com fones de ouvido sem fio e smartwatches – em um dos seus tradicionais eventos Unpacked, de novo no formato online.
  • O Unpacked de agosto costumava ser destinado à linha Galaxy Note: agora esse modelo por enquanto não existe na versão 2021, mas o Galaxy Z Fold3 tem compatibilidade com canetas S Pen para escrita na tela (são 2 modelos que serão vendidos como acessórios).
  • E para aproveitar o maior espaço útil de tela, a câmera frontal do Z Fold3 agora fica escondida embaixo do display – indicando um caminho futuro de smartphones sem notch/franja no topo.
  • Na parte técnica, os dois smartphones são muito parecidos: chipset Snapdragon 888 (nada de Exynos por aqui), 8GB de RAM/128 ou 256 GB de armazenamento no Z Flip3/12 GB de RAM/256/512 GB de armazenamento no Z Fold3. Os dois modelos têm conectividade 5G.
  • Ambos têm proteção em vidro Gorilla Glass Victus e são feitos com estrutura reforçada de alumínio – vale notar que a proteção IPX8 protege até 1 metro de profundidade, mas não contra detritos/sujeira (o demônio que aterrorizou o Fold original em 2019 com a película ruim).
  • O design dos dois modelos foi aprimorado e agora a Samsung acordou para o mundo dos acessórios, principalmente no Z Flip3 com diversas opções de capinhas protetoras. Vi os lançamentos em ambiente controlado (com teste na porta e pouca gente no local) e eles são uma boa atualização em comparação aos modelos anteriores. O Z Flip3 segue sendo meu tipo de dobrável favorito.
  • Vale notar que os dois smartphones virão apenas com cabo USB-C na caixa, sem carregador (seguindo o que a Apple fez no iPhone 12 e a própria Samsung no Galaxy S21) ou fones de ouvido.
  • Além dos dois smartphones, a Samsung também anunciou hoje os relógios espertos Galaxy Watch4/Watch 4 Classic (agora com sensor de bioimpedância, que é bem legal) e os fones Buds2.

Para assinar a newsletter INTERFACES clique aqui e receba o melhor da tecnologia por e-mail toda sexta-feira de manhã, com a nossa curadoria e análise.

Galaxy Z Flip3

Galaxy Z Flip3 em GIF (Samsung/Divulgação)
  • A primeira diferença do Galaxy Z Flip3 é a sua tela externa. Era de 1,1″ no modelo original, agora tem 1,9″ (Super AMOLED, 260×15), traz notificações e atua como guia de selfies com o aparelho fechado.
  • A tela interna segue com 6,7″ (FHD+ Dynamic AMOLED 2x), agora com taxa de atualização de 120Hz.
  • Peso: 183 gramas (igual ao original). Aberto tem 6,9 mm de espessura (7,2 mm no Z Flip), fechado vai de 17,1 a 15,9 mm (um pouquinho mais espesso que o Z Flip, que tinha 17,3 a 15,4 mm). O sensor de impressões digitais fica na lateral do aparelho.
  • A câmera principal é dupla, ambas com 12 megapixels de resolução: uma super grande angular (f/2.2) e uma grande angular (f/1.8) protegidas por Gorilla Glass. A frontal/interna tem 10 megapixels.
  • Eu particularmente prefiro o design do Z Flip3: é um smartphone “normal” que cabe melhor no bolso (apesar da espessura). As cores estão incríveis (creme, verde escuro e lavanda – todas brilhantes – e phantom black, que é fosco como na linha Galaxy S21 Ultra).
  • Bateria é de 3.300 mAH e roda Android 11. Especificações completas do Galaxy Z Flip3.

Galaxy Z Flip3: acessórios

  • As capinhas oficiais terão versões lisas, com anel ou uma espécie de fita para prender o dedo. O Z Flip3 tem um direcionamento para o mercado de moda/fashion/estilo, e as capinhas parecem encaixar direito nesse sentido, indo do sóbrio ao super chamativo laranja ou verde limão.

Galaxy Z Fold3

  • O Galaxy Z Fold3 segue a linha sóbria do Z Fold2 no design. As telas seguem do mesmo tamanho que o Z Fold2: uma tela externa grande (6,2″ FHD+ Dynamic AMOLED 2x, 2268 x 832) com taxa de atualização de 120Hz e interna de 7,6″ (QXGA+ Dynamic AMOLED 2x, 2208x 1768).
  • A primeira grande novidade é a câmera interna embaixo da tela. Desse modo, quando aberto, o Z Fold3 não tem interrupções (como o degrau na tela do Z Fold original pós-recall ou o buraco do Z Fold2). Quer dizer, mais ou menos: se a tela estiver escura, é quase imperceptível. Se estiver com um fundo branco, dá para perceber um quadriculado interferindo naquela região. De qualquer forma, parece que a câmera funciona bem, nos testes rápidos que fiz na prévia do produto.
  • A Samsung diz que aprimorou os recursos de produtividade, com melhorias na multitarefa/divisão de tela mais simples entre apps instalados (e vale para todos, não só para os da Samsung). E aqui o suporte para a caneta S Pen faz todo o sentido.
  • Serão duas S Pen vendidas como acessório: um modelo S Pen Fold Edition que funciona apenas com o Z Fold3 e outro S Pen Pro que traz um botão para alternar entre o Z Fold3 e outros dispositivos compatíveis (como tablets e notebooks da marca).
  • Câmera traseira tripla (12 megapixels em cada): ultra grande angular (f/2.2), grande angular principal (f/1.8) e um zoom óptico de 2x (f/2.4). A câmera frontal interna (a embaixo da tela) tem 4 megapixels e a frontal externa, 10 MP.
  • Cores: Phantom Black, Phantom Silver (que parece uma versão fosca do acabamento de CD do Galaxy Note 10) e Phantom Green. O Z Fold3 pesa 271 gramas, 11 gramas a menos que o Z Fold2.
  • Bateria tem capacidade de 4.400 mAH, roda Android 11. Especificações completas do Galaxy Z Fold3

O vinco continua lá

Tanto Galaxy Z Flip3 como Z Fold3 seguem com o vinco na tela aberta – algo quase impossível tecnologicamente falando de resolver no momento, já que é um vidro dobrável. Mas sigo com a opinião de que, após um tempo de uso, você se acostuma e ignora – como o notch ou o buraco da câmera frontal.

Vinco do Z Flip3 (Henrique Martin/Interfaces)
Vinco do Z Fold3 (Henrique Martin/Interfaces)

A dobradiça reforçada

Mas a estrutura dos dois dobráveis parece sólida e muito melhorada nessa versão. Feita em alumínio (chamado de Armor Aluminum pela Samsung), dá para ver na lateral dos aparelhos que a engenharia avançou bastante aqui – não parece mais ter espaço para entrar detrito na dobra nem dá para ver um pedaço da tela (como no Moto RAZR). E, claro, esse reforço é necessário para conseguir a certificação IPX8 – infelizmente, não tinha um tanque/torneira no local para testar a proteção 😉

Galaxy Z Fold3: acessórios

O Z Fold3 também terá uma linha de capas – com espaço ou não para a S Pen.

Galaxy Buds2

  • Os fones sem fio Galaxy Buds2 são a nova versão de dispositivos True Wireless da Samsung, também com cancelamento ativo de ruído (98%, segundo a Samsung) como os Buds Pro e promessa de duração de bateria de até 5h com cancelamento ativado ou 20h no estojo.
  • São fones para o dia a dia e, pela primeira vez, achei o design bem qualquer coisa em um fone da Samsung. Parecem, sei lá, azeitonas.
  • Fones vêm em grafite, branco, verde e lavanda, com o estojo em branco e interior colorido
Todas as cores do Galaxy Buds2: grafite, lavanda, oliva e branco. (Samsung/Divulgação)

Galaxy Watch4 / Watch4 Classic

  • Os dois modelos de smartwatch se diferenciam no design: o Galaxy Watch4 Classic segue com a coroa móvel dos modelos anteriores, o Watch4 não tem a coroa e traz uma borda sensível ao toque, como na linha Watch Active.
  • Além do novo sistema que integra Tizen+Wear OS (que mal tive tempo de mexer, confesso), a grande novidade aqui é a presença de um novo chip/sensor (Samsung Bioactive Sensor) que mede frequência cardíaca, faz eletrocardiograma e agora mede bioimpedância do corpo do dono. Na prática, mede quantidade de água, taxa de gordura, densidade óssea, entre outros (é algo que já vi na balança conectada da Huawei). Tem um recurso para medir roncos no monitoramento de sono também (!)
  • Diz a Samsung que o processador dos Watch novos têm processamento 20% mais veloz que os modelos anteriores e a bateria chega até 40h de uso (se for real, um bom ganho para a marca). Os modelos têm 16 GB internos de armazenamento.
  • O Galaxy Watch4 Classic virá em caixas de 42 e 46mm, nas cores preto e prata
  • O Galaxy Watch4 virá em caixas de 40 e 44mm, nas cores preto, prata, verde e rosa.

Sonho de consumo: Thom Browne Edition

  • Todo Unpacked a Samsung anuncia uma versão dos seus smartphones com acabamento em parceria com o estilista Thom Browne. Nunca foram lançados no Brasil, custam muito mais caro que a versão original e são estupidamente lindos.
[Samsung]

Para assinar a newsletter INTERFACES clique aqui e receba o melhor da tecnologia por e-mail toda sexta-feira de manhã, com a nossa curadoria e análise.

Escrito por
Henrique Martin
4 comentários