Hands-on: Samsung Galaxy A8 (2018)
Início » SMARTPHONES » Hands-on: Samsung Galaxy A8 (2018)

Hands-on: Samsung Galaxy A8 (2018)

A Samsung atualiza hoje (6) sua linha de smartphones intermediários com os modelos Galaxy A8 e Galaxy A8+. E este ZTOP+Zumo conseguiu passar um tempinho antes com o A8.

Galaxy A8

Os novos modelos seguem a velha máxima da indústria da tecnologia: lance recursos incríveis nos seus aparelhos topo de linha, depois comece a trazê-los para os aparelhos de gama mais baixa.

O A8 agora segue a nomenclatura da família S (S8, Note 8) e vem com tela em proporção 18,5:9 com “borda infinita”, como no irmão maior Galaxy S8 (assim como a ausência de botão físico na parte frontal e o uso do “Always On Display” para mostrar informações e notificações quando a tela está desligada). E o design é muito parecido, com acabamento de vidro na frente e atrás e alumínio nas laterais – mas sem a tela curva nas bordas como o topo de linha.

A família A8 2018 vem com processador Exynos 7885 octa-core, 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno, expansível com microSD de até 400 GB. Uma boa notícia aqui é que o A8 é dual-SIM card com espaço para dois cartões (mesmo) e o microSD, sem precisar escolher entre o microSD e o SIM (como ocorre no S8).

A diferença entre os dois modelos fica no tamanho da tela (5,6″ para o A8 e 6″ para o A8+, ambas com resolução 1080 x 2220) e na capacidade da bateria (3.000 mAH no A8 e 3.500 mAH no A8+).

Aqui o A8 ao lado do A8+ visto de frente:

e por trás:

Além do preto, a família A8 virá nas cores dourado e azul ametista: 

Recebi uma amostra importada do A8 para este hands-on. O modelo será fabricado aqui no Brasil. Na parte superior do smartphone está a bandeja para o SIM card 2 e cartão micro SD…

Embaixo, o conector USB-C (compatível com carregamento rápido) e o plug do fone de ouvido:

Na lateral direita o botão de liga-desliga…E na lateral esquerda, o controle de volume e a bandeja do SIM card principal.

Na traseira, o sensor de impressões digitais abaixo da câmera (um avanço!), a câmera de 16 megapixels e o flash LED. Olha a tela “infinita” com botão virtual:No software, algo interessante: a assistente virtual Bixby (apesar da interface já em português, os comandos de voz ainda estão em inglês).Como no S8/Note 8, a câmera vem com o recurso Bixby Vision (confesso que nunca uso no S8+…) E suas resoluções máximas de câmera e gravação de vídeo. Note que dá para fotografar e filmar na proporção 18,5:9, preenchendo a tela toda.  Mas a câmera frontal dupla (!) é mais interessante no Galaxy A8. Ela já vem com recursos que só tinha visto no Galaxy Note 8 (por causa da câmera dupla traseira)…… como o foco dinâmico, que borra o fundo (como o modo Retrato do iPhone).
Ainda no software: o A8 brasileiro vem com o básico de apps da Samsung (navegador, loja de apps, apps brasileiros etc), do Google e da Microsoft. O Android adotado ainda é o 7.0 “Nougat”.

Destaque aqui pro uso de Samsung Pay já integrado ao A8/A8+, o rádio FM (faz tempo que não vejo isso) e a Pasta Segura, para proteger apps, arquivos e documentos de olhos curiosos (talvez meu recurso favorito nos smartphones Samsung ultimamente).

O Samsung Galaxy A8 começa a ser vendido hoje pelo preço sugerido de R$ 2.399 . O modelo A8+ sai pelo valor sugerido de R$ 2.699. Caro? Sem dúvida – mas conhecendo o histórico da Samsung, o preço costuma cair em poucos meses.

[Samsung]

Fotos aleatórias feitas com o Galaxy A8

Escrito por
Henrique Martin
3 comentários
  • Grata surpresa essa frontal dupla num aparelho sem ser topo de gama, mas pelo visto não tem desbloqueio por iris, certo? Poderia, no entanto, ter chegado mais cedo: será canibalizado pelo S8 com o surgimento do novo flagship. Até lá, é uma opção meio inviável, a não ser que surja em promoções por menos de 1900 reais (considerando que o S8 volta e meia tá 2300 à vista).

    PS: Só eu achei completamente desarmônico o sensor biométrico não acompanhar as cores da traseira do celular? Qualquer fabricante chinesa faz isso, independente do material utilizado nessa peça.

  • pq colocaram a câmera dupla na frente?!
    OMG, mais uma ode às selfies…
    E poderia ter colocado mais bateria.

    Mas o design é bonito, com essa tela 18:9.

    Uma dúvida: como resetar aparelho ou tirar print screen sem botão iniciar?

    • dá pra arrastar a palma da mão na tela ou combinar botão liga/desliga com volume pra baixo pra capturar tela. resetar deve ser algo parecido…