Gadgets do dia: Nokia XpressMusic 5310 e 5610
Início » SMARTPHONES » 3G » Gadgets do dia: Nokia XpressMusic 5310 e 5610

Gadgets do dia: Nokia XpressMusic 5310 e 5610

Nokia XpressMusic 5310 e 5610

Recebi hoje a visita rápida de dois novos celulares da Nokia, o 5310 e o 5610, ambos da famí­lia XpressMusic. Não são modelos básicos, mas também não dá pra falar que são equivalentes a um NSeries, mas se encaixam bem para um público focado em música e que não quer um telefone muito simples e não quer gastar demais com um N81, por exemplo. O legal é que os dois rodam sistema operacional Symbian, o que abre um mundo de possibilidades em novo software a ser instalado. Update/correção: os dois rodam S40 third edition (5310 e 5610), o sistema operacional mais ‘básico’ da Nokia – com cara de S60 (obrigado aos comentaristas que me alertaram para o erro.)

Mais fotos e informações depois do clique.

Nokia 5310 XpressMusic

Nokia 5310 XpressMusic

Nokia 5310 XpressMusic

O 5310 é um dos modelos mais finos que a Nokia já produziu. Tem 9,9 mm de espessura e 71 gramas de peso. Tem uma câmera de 2 megapixels, rádio FM com RDS (aparentemente, o RDS não deu certo nos carros e migrou para os celulares) e vem com cartão microSD de 2 GB, além de contar com teclas dedicadas para música e saí­da 3,5mm para fones de ouvido. No lado telefone, é um aparelho GSM/EDGE tri-band. O preço sugerido dele é R$ 749.

Nokia 5610 XpressMusic

Nokia 5610 XpressMusic

Nokia 5610 XpressMusic

Nokia 5610 XpressMusic

O 5610 é um aparelho slider mais interessante: é um GSM quad-band pronto para redes 3G , tem uma câmera melhor (3,2 megapixels com flash) e um botão na frente que alterna entre o rádio FM e o MP3 player. Vem com menos memória (1 GB, expansí­vel a 4 GB em cartões microSD). Tem saí­da para fones 3,5 mm também. Seu preço sugerido é de R$ 899.

Escrito por
Henrique Martin
42 comentários
  • Só uma correção, o 5310 não roda symbian, e acredito que o 5610 também não.

    Mas mesmo assim são ótimos aparelhos. O 5310 é realmente muito fino. Para quem não quer um smartphone está entre os melhores do mercado.

  • Henrique,
    Eu já estou usando o 5610 XpressMusic que adquiri na Claro aqui em Porto Alegre a mais de uma semana. Minhas impressões: No geral é um telefone muito bom, substituiu meu celular anterior (um Sony Ericsson w580i com folga). Eu recebi um kit com um par de fones Bluetooth estéreo da Nokia modelo BH-501. Durante este tempo de uso pude observar algumas falhas na transmissão de músicas via bluetooth quando coloco o aparelho no bolso. A câmera dele é excelente, com ótima resolução e flash que atende bem as necessidades. No geral é um aparelho muito bom pelo preço.

  • Henrique, até me espantei agora!

    Completando a informação. Os dois, tanto o 5310 quanto o 5610, são S40. E não é uma versão modificada.

    São aparelhos que vem com a ultima versão, a “S40 5th Ed.”. Provavelmente essa versão tem influência significativa do Symbian, mas continua sendo S40.

    Eu não vou te dizer pra ignorar o que a Nokia diz porque eles são a “mâe” do brinquedo, e não sou eu que vou dizer que eles estão errados, mas acredito fortemente que minha informação está correta.

    É por essas que estou providenciando um portal mobile para o brasil.

    🙂

  • Engraçado, tenho um nokia 5610 e me disseram que ele tem como ver televisão, então deixo uma pergunta: onde está o menu para isso! Minha operadora é da TIM.

    Grato,

    Angelo

  • eu tenho o 5310, é um ótimo aparelho, não sem porque não colocaram flash nele. Pra ver tv tanto em um como no outro é necessário um link que é acessado via wap. A vivo antes disponibilizava acesso a tv band pelo vivo play. Agora não tem mais. Irei encontrar um link pra tv depois posto aki.

  • No site da TIM onde fala sobre 3G na parte de TV não consta o aparelho 5610. Me venderam como se funcionasse. e Tentando entrar no link que a TIM envia via SMS, diz que o aparelho não é compatível.

    Alguém sabe se é isso mesmo?

  • Henrique…

    Olha só o vendedor me enganou então…

    Ontem eu consegui captar a rede 3G (fica ao lado das barrinhas de rede) mas não consegui realizar chamadas com vídeo. Sabe pq?

  • Livie
    O Nokia 5610 não possui TIM TV (serviço de vídeo streaming que foi anunciado no lançamento de 3G, com 11 canais já operando). Os aparelhos da linha que possuem acesso ao serviço são: 6120; 6267; W910; K850; N81; N95.

  • Livie
    Deve funcionar normal a chamada de vídeo, o problema é achar alguém que tenha um celular 3G e esteja em uma área coberta pelo sinal (eu tenho, mas não funciona no meu bairro, então… só quando vou pra algum outro lugar)

  • Puxa… fico pensando se valeu a pena ter comprado esse aparelho….
    Mas de qqr forma obrigada!

  • gostaria de saber como manipular o menu e os temas do 5610, conheço um pouco de programação e acho que vcs podem me ajudar….
    agradeço a atenção..
    se puderem me respondam no email…
    [email protected]

  • Gostaria de saber se no 6310 dá para instalar SKYPE?

    Alguem pode me ajudar com isso?

    Felipe

  • E ai pessoal, alguém sabe como ativar a camera da frente do Nokia 5610??? Não tenho essa função ativada no menu do aparelho.
    Agradeço desde já.
    Podem mandar respostas no email: [email protected]

  • Gostaria de saber se alguem consegui instalar o gmail….instalei e ele não abre

  • o meu 5310 nao tem sinal da operadora tim o que eu faço levei na autorizada e eles nao resolveram meu problema. nao to podendo usar o aparelho help!

  • Quero tirar uma duvida, alguem sabe se da pra alterar o q fica escrito na tela do celular???

    Acho q é Banner o nome, o meu ta escrito VIVO + eu quero tirar……

    Alguem sabe se tem como azer isso?????

  • nao consigo ver tv no meu nokia 5610, eu conecto mais nao aparece nenhum canal disponivel, alguem sabe o que é isso?

  • será que vai demora muito para essa tecnologia 3G chegar a todo o Brasil, pq aqui na minha cidade ela nao pega ainda, eu tenho que me deslocar a uma cidade mais perto daqui para poder acessar

  • Oi pessoal, peguei um 5310 da Vivo há uns dias atrás e estou meio decepcionado. Primeiro foi importar meus V-card(.vcf) e não era possível, tive de perder um tempão para sincronizar pelo outlook express. Comprei o modelo para escutar músicas e minhas aulas de inglês/espanhol, pois com até 4GB seria uma beleza, mas hoje quase discuti com o atendente da Nokia, pois o Player não busca pastas no SD, tenho de ficar criando listas de reprodução para cada aula de inglês, e só pelo celular pois não dá pelo PC Suite. Meu Mp3 chingling de 1GB e dois anos de uso faz isto facilmente. Procurei outro player na internet para Symbian e tem um site bem detalhado em inglês que confirma que é Symbian v9.2 s60 release 3.1, e aqui diz que não é, será que posso tentar instalar um player para s40 ou s60 que reconhecer pastas no cartão SD, alguém pode me ajudar. Um abraço a todos.

  • Caio
    o 5310 é série 40, software para S60 não vai funcionar. nos nokia costuma funcionar pedir para atualizar a biblioteca assim que copiar novas músicas, assim ele reconhece os arquivos novos e vc pode ouvir numa boa.

  • Grato. Falei de novo com a Nokia e realmente o sistema operacional é Nokia s40, que só vai rodar progrmas em algumas versões de Java. Baixei o Kd Player que funciona com algumas restrições do s40. Ele busca a pasta, toca música, mas não exibe a relação de música, já desinstalei. To usando o método burro, busco a pasta que quero no SD e abro a primeira música, daí pra frente escuto do jeito que quero. Espero que a bronca na Nokia ajude a surtir algum efeito, como um player mais completo, já que não é um aparelho tão pé de chinelo assim. At.

  • gostaria de saber se alguem pode me mandar algumas dicas do Nokia 5610:Ex;;nivel de bateria se é possivel visualizar,pois qualquer celular MEIA BOCA tem essa função,impossivel esse NOKIA não ter.ok..obrigado…e tambem algumas funções que não mostar no manual.

  • Nao consigo ter acesso a rede 3D no estado em que moro, pela claro…
    O vendedor me disse q tem como eu pegar rede de TV digital, mas eu nao consigo ter acesso ao mesmo.
    Alguem me ensina por favor, o mo delo do meu celular é o nokia 5610
    Me ajudem por fevor!!!???

  • wesley, o 5610 não tem sintonizador de TV digital. tem um serviço específico da claro que tem canais de TV, mas isso é via rede de dados.

  • o meu 5610 Xpress Music, já deu pau, com menos de 3 dias de uso, quanto tento reproduzir meus videos ele dá uma tela branca e volta ao normal, mas ninguwm merece issom, ate aquando me ligam ele da paulera e aparece aquela maldita tela branca o que será isooo alguem pode me ajudar!!!, um cel desse preço dando problema desde já, eu deveria ter ficado com meu K550i da sony ericsson,rsrsrssrsr
    me ajude?/

  • ha algum programa para meter o som maix alto 5310 xpress music???

  • não consigo parear meu 5610 xpress music com o HP pocket pc (tipo palm) . Sempre consta na telinha do cel que não aceita paeamento por motivo de segurança. Existe alguma senha para parear os aparelhos ? Quero utilizar o celular como modem para acessar internet via bluetooth. Com outros aparelhos 3 G Claro (Sony, Samsung, etc… não tem problema e funciona perfeitamente) .

  • Não consigo parear meu fone BH501 com aparelho Nokia 5610. liguei pra nokia e falaram que este fone não é compativel! Mas tem que haver alguma maneira!
    Me ajudem

  • porque meu celular5610,vive atualisando a biblioteca.quando ouço música,ele para para atualisar,irrita.

  • esse celular e otimo tem tudo para uma pessoa sofisticada vc presira conferir muiiiiito bom

  • gostaria de saber como ativar a camera da frente ja tentei de todo jeito mais nao consigo des-de ja agradeço