Gadget do dia: Samsung Galaxy S4
Início » NÚMEROS ENORMES » Gadget do dia: Samsung Galaxy S4

Gadget do dia: Samsung Galaxy S4

O Samsung Galaxy S4 (com numerais, não mais algarismos romanos) é o novo superfone vindo da Coreia. O aparelho, com previsão de lançamento em 155 países/327 operadoras no final de abril, é uma evolução do S III, de 2012, com melhoria no hardware e um grande salto em serviços e aplicativos exclusivos.

O smartphone tem, como previsto, especificações técnicas bastante avançadas: tela de 5 polegadas Full HD Super Amoled (441 pontos por polegada) protegida por Gorilla Glass 3, 2 GB de RAM, 16/32/64 GB de armazenamento interno, compatibilidade com 6 distintos padrões LTE/4G mundiais, câmera de 13 megapixels traseira e 2 megapixels frontal, bateria de 2.600 mAH e acesso a redes Wi-Fi padrões a/b/g/n/ac.

>>>Primeiras impressões do Samsung Galaxy S4

A Samsung adotou dois processadores para o S4, que serão usados de acordo com o mercado que o smartphone será vendido: um de 1,9 GHz quad-core e um de 1,6 GHz octa-core (sim, oito núcleos). Seu design lembra muito a geração anterior (S III), com cantos arredondados em uma estrutura fina (7,9 mm) e leve (130 gramas). Será vendido nas cores “Black Mist” e “White Frost”.

[um longo vídeo oficial:] [youtube=”https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=2LHv1FPd1Ec”]

A Samsung incorporou inúmeras tecnologias no aparelho, que roda Android 4.2.2 “Jelly Bean”. A fabricante fala que o S4 é um “companheiro para uma vida completa mais simples e rica”. Pelo que o S4 promete, é mais que um assistente pessoal, graças ao uso de diversos sensores e um pacote muito inteligente de software e serviços.

As novidades incluem tradutor de nove idiomas (incluindo inglês e português), chamado S Translator; compartilhamento de arquivos em grupos locais (Group Play e Share Music); controle da tela com o olhar (Smart Pause para vídeos, quando você afasta os olhos da tela; Smart Scroll, que roda a tela sem precisar tocá-la) e quase sem toque na tela (basta passar o dedo sobre para pré-visualizar e-mails e agenda, com o Air View) e uso de gestos (Air Gesture) para trocar de músicas ou até mesmo aceitar uma chamada.

Além disso, controle remoto, mapas com direcões e uso de acessórios para monitorar desempenho em esportes também fazem do pacote de apps específicos da Samsung para o S4.

O aparelho não teve o preço divulgado ainda.

Sobre o mercado brasileiro, vale a constatação de que o S4 não tem, à primeira vista, grandes concorrentes em aparelhos topo de linha com Android: a HTC não existe mais aqui (o One é um grande concorrente do S4), a Sony não vai trazer o Xperia Z, mas somente o ZQ, com configuração mais baixa; sobra apenas o LG Optimus G, que começa a ser vendido agora no país (e a Motorola não tem um aparelho topo de linha ainda… esperemos o “X Phone”?). Nos concorrentes com outros OSs, tem o iPhone 5 (que não fala o 4G brasileiro), o Nokia Lumia 920 e… só.

Com uma força de vendas e de marketing gigante (155 países, mais de 300 operadoras), não precisa esperar muito para o comunicado oficial de milhões de unidades vendidas.

O Jô está agora (espero) com as mãos no S4 lá no Radio City Music Hall e voltamos logo mais com primeiras impressões.

Galeria de fotos:

Especificações completas:

Rede
2.5G (GSM/ GPRS/ EDGE): 850 / 900 / 1800 / 1900 MHz
3G (HSPA+ 42Mbps): 850 / 900 / 1900 / 2100 MHz
4G (LTE Cat 3 100/50Mbps): até 6 bandas distintas (depende do mercado)

Tela
5″ Full HD Super AMOLED (1920 x 1080, 441 ppi)

Processador
1.9 GHz Quad-Core / 1.6 GHz Octa-Core. Sua seleção depende dos mercados.

Sistema operacional
Android 4.2.2 (Jelly Bean)

Câmera
Principal (traseira): 13 Mega pixel Auto Focus com Flash & Zero Shutter Lag, BIS
Secundária (frontal): 2 Mega pixel, Full HD recording @30fps with Zero Shutter Lag, BIS

Vídeo

Codec: MPEG4, H.264, H.263, DivX, DivX3.11, VC-1, VP8, WMV7/8, Sorenson Spark, HEVC

Gravação e reprodução: Full HD (1080p)

Áudio
Codec: MP3, AMR-NB/WB, AAC/AAC+/eAAC+, WMA, OGG, FLAC, AC-3, apt-X

Recursos da câmera
Dual Camera: Dual Shot / Dual Recording/ Dual Video Call,
Drama Shot, Sound & Shot, 360 Photo, Cinema Photo, Eraser, Night, Best Photo, Best Face
Beauty Face, HDR (High Dynamic Range), Panorama, Sports

Recursos adicionais
Group Play: Share Music, Share Picture, Share Document, Play Games, Story Album, S Translator, Optical Reader, Samsung Smart Scroll, Samsung Smart Pause, Air Gesture, Air View, Samsung Hub, ChatON (voz e vídeo-chamadas, compartilhamento de telas, chamadas a 3), Samsung WatchON, S Travel (Trip Advisor), S Voice™ Drive, S Health, Samsung Adapt Display, Samsung Adapt Sound, ajuste automático de toque (com uso de luvas),
Safety Assistance, Samsung Link, Screen Mirroring, Samsung KNOX (B2B only)

Serviços do Google
Google Search, Google Maps, Gmail, Google Latitude, Google Play Store, Google Plus, YouTube, Google Talk, Google Places, Google Navigation, Google Downloads, Voice Search

Conectividade
WiFi 802.11 a/b/g/n/ac (HT80)
GPS / GLONASS
NFC,  Bluetooth® 4.0 (LE)
IR LED (Remote Control), MHL 2.0

Sensores

Acelerômetro, RGB, Geomagnético, proximidade, giroscópio, barômetro, temperatura e umidade, gestos

Armazenamento
16/ 32/ 64 GB internos + microSD slot (até 64GB)
2GB RAM

Dimensões
136.6 x 69.8 x 7.9 mm, 130g

Bateria
2,600 mAh

 

Escrito por
Henrique Martin